Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Programação Cultural - Biblioteca Mário de Andrade - Outubro/2015

Programação completa da Biblioteca Mário de Andrade para o mês de novembro de 2015.

 

Imagens do Brasil Profundo

Em 2014, a Biblioteca Mario de Andrade iniciou, sob a curadoria do prof. Jair Marcatti, o projeto Imagens do Brasil Profundo com o objetivo de trazer à tona um país mais interior. Nessa primeira fase, foram convidados grandes violeiros para falar sobre as ligações de sua música com a cultura caipira. Em 2015, o programa se ampliou, abrangendo agora outros aspectos das diversas culturas regionais do Brasil, que serão desvendados em diferentes formatos: shows, bate-papos musicais, debates e palestras.

Dia: 4 de novembro, quarta-feira, às 20h – Bate-papo com Sidnei de Oliveira
Local: Auditório
Músico, compositor e instrumentista, natural de São Francisco de Paula – RS, Sidnei de Oliveira já dividiu o palco com nomes como Pereira da Viola, Paulo Freire, Ivan Vilela, Levi Ramiro, Antonio Moreira, Bilora, Vitor Batista, Cláudio Lacerda, Ária Trio, Valdir Verona e Henry Burnett, entre outros.

Dia: 18 de novembro, quarta-feira, às 20h – Show Trio José
Local: Auditório
No concerto de lançamento de seu primeiro disco, Puisia, o Trio José apresenta as canções compostas a partir dos versos do poeta Juca da Angélica. Paulo Nunes, também poeta, participa do concerto lendo poemas deste grande autor da tradição oral mineira. Além disso, será exibido o documentário “Meu canto é saudade: a poesia de Juca da Angélica”, dirigido por Diógenes Miranda. Com Victor Mendes (viola e voz), Danilo Moura (violão e voz), e Paulo Nunes (leitura/recitação).

Dia: 2 de dezembro, quarta-feira, às 20h – Bate-papo com Chico Lobo
Local: Auditório
Natural de São João Del Rei, Chico Lobo é violeiro, compositor e cantador. O músico integra desde o início o projeto itinerante “Causos e Violas das Gerais” do SESC MG e, durante dez anos foi integrante do Grupo Aruanda com o qual mergulhou na cultura de Minas Gerais e do Brasil.

Dia: 9 de dezembro, quarta-feira, às 20h – Show com Trio
Conversa Ribeiro
Local: Auditório
Juntando o canto de Andrea dos Guimarães, a viola caipira e o canto de João Paulo Amaral e o piano e o acordeom de Daniel Muller, o trio Conversa Ribeiro foi formado em 2002 e, desde lá, vem colecionando apresentações bem-sucedidas tanto no Brasil quanto no exterior. O grupo já dividiu o palco com nomes como Guinga, Mônica Salmaso e Paulo Freire.

9x Mário
exposição e narração de histórias
Dia: 5 de novembro, quinta-feira, às 19h30
Local: Saguão

Em comemoração aos 90 anos da BMA e 70 anos da morte de Mário de Andrade, faremos ao longo do ano uma série de pequenos encontros comemorativos. Dentro dessa programação está o 9x Mário, um encontro entre nove ilustradores e nove contadores de histórias que trabalharão em duplas em torno de contos do autor, explorando as possibilidades da literatura por meio das relações entre desenho e oralidade.
Para o mês de novembro, o artista convidado Oga Mendonça fará uma ilustração inspirada no conto Túmulo, túmulo, túmulo. No dia 5, será apresentado o trabalho final do artista em conjunto com a narração feita por Camila Oliveira.

Feira Miolo(s)
feira literária

Miolo(s) é um encontro anual na BMA que busca estimular a produção de editores e artistas contemporâneos. Também é um momento em que a principal biblioteca pública de São Paulo abre suas prateleiras para livros independentes, democratizando o acesso a publicações fora do circuito comercial tradicional e dando diversidade ao acervo. Em 2015, além da feira de publicações, haverá um prêmio e uma programação paralela, que inclui palestras, oficinas e uma mostra.

Dia: 6 de novembro, sexta-feira, às 19h – Entrega do Prêmio Miolo(s)
Local: Auditório

Dia: 7 de novembro, sábado, a partir das 11h – Feira Miolo(s)
Local: Vários Locais

Chorando as Pitangas – Chorinho no Terraço
show
Dia: 7 de novembro, sábado, 15h30
Local: Terraço

Com um repertório sofisticado e variado executado com precisão e delicadeza, o Chorando as Pitangas traz um sopro de novidade ao universo da música instrumental brasileira. Seu segundo CD, Um Passeio na Benedito Calixto teve como inspiração a mais charmosa feira de antiguidades e artesanato de São Paulo. Com improvisos inspirados, passagens virtuosísticas, muito balanço e o timbre inconfundível da harmônica de boca – a simpática gaitinha –, o disco é uma surpresa a cada faixa. Misturando os ruídos da própria praça ao som das músicas gravadas em estúdio, o ouvinte tem a sensação de estar realmente caminhando pela praça.

Cárcere
teatro
Dia: 9 de novembro, segunda-feira, às 20h
Local: Auditório

A peça apresenta uma semana na vida de um pianista que, estando no cárcere e, portanto, privado de seu piano, acaba se vendo refém de uma iminente rebelião. Em ritmo de contagem regressiva, ele registra expectativas, impressões, lembranças, reflexões e sensações num diário, enquanto espera pelo inevitável.

Ficha Técnica:
Direção e atuação: Vinícius Piedade
Texto: Saulo Ribeiro e Vinícius Piedade

Música + Vídeo – NuSom
show
Dia: 10 de novembro, terça-feira, às 20h
Local: Auditório

Criado em 2012, o NuSom (Núcleo de Pesquisas em Sonologia – USP) é o resultado de sucessivos projetos de investigação nos campos da música, acústica e computação musical realizados na Universidade de São Paulo desde 2002. A meta principal do grupo é viabilizar a convergência entre a pesquisa acadêmica e a criação artística já que a conexão entre esses campos, especialmente no âmbito acadêmico, ainda apresenta desafios a serem vencidos. O Núcleo desenvolve projetos de pesquisa acadêmica e artística a partir de processos de reflexão crítica e de uma postura experimental frente as questões trabalhadas na pesquisa e na criação artística. De natureza interdisciplinar, o NuSom envolve cerca de 30 membros entre estudantes, pesquisadores e professores, de áreas diversas como a música, a computação, a engenharia e arquitetura.

O Caixeiro da Taverna
teatro
Dias: 11 e 25 de novembro, quarta-feira, às 19h30
Local: Auditório

O Coletivo Lotus e Pobre Soberba Cia. apresentam O Caixeiro da Taverna, de Martins Pena. A peça narra as situações hilariantes nas quais se mete o ambicioso, rabugento e trapaceiro Manoel Pacheco para realizar seu maior sonho – tornar-se sócio de sua ama Angélica Pereira, dona da taverna, que morre de amores por ele –, enquanto planeja secretamente casar-se com outra mulher. A apresentação faz parte da comemoração dos duzentos anos de nascimento desse importante dramaturgo brasileiro.

Ficha Técnica:
Direção: Alejandra Saiz Sampaio
Supervisão Cênica: Ângela Fernandes
Elenco: Fabio D’arrochella, Marcelo Diaz, Tatiana De Marca, Vicky Justiniano, Willians Mezzacapa, Rafael Limongelli (piano), Fernanda Menezes (canto)
Assistente de direção: Bárbara Santos
Cenário e figurino: Márcia Nemer Jentzsch
Criação de luz: Adriana Dham
Trilha sonora: Raul Teixeira
Preparação vocal e musical: Naira Marcatto
Produção administrativa: Lydia Arruda
Produção executiva: Vicky Justiniano e Patrícia Gordo
Assistente de Produção: Roberta Macedo

Colóquio Viva Mário!
ciclo de palestras
Dias: 12, 13 e 14 de novembro
Local: Auditório

O colóquio Viva Mário!, memória, debate e atualidade, será realizado na BMA nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2015. O evento lembra os 70 anos da morte de Mário de Andrade, os 80 anos da criação do Departamento de Cultura de São Paulo e os 90 anos da Biblioteca que leva seu nome. O evento tem curadoria do filósofo Eduardo Jardim.

Dia: 12, quinta-feira

14h – Abertura com Nabil Bonduki (Secretário municipal de Cultura de São Paulo),Luiz Armando Bagolin (diretor da BMA) e Eduardo Jardim.

15h – Mesa 1: Perfil do intelectual, poeta e ficcionista
Jurema Machado (IPHAN-Brasília), Telê Ancona Lopez (USP) e Eneida Maria de Souza (UFMG)

17h – Mesa 2: Música, doce música
José Miguel Wisnik (USP), Marcos Lacerda (Funarte-Rio) e Roniere Menezes (Belo Horizonte)

20h – Lançamento da nova edição de O turista aprendiz, de Mário de Andrade (Ed. do IPHAN)

Dia: 13, sexta-feira

15h – Mesa 3: Artes visuais e cinema
Annateresa Fabris (USP), Mayra Laudanna (USP) e Paulo Antonio Paranaguá (Paris)

17h30 – Mesa 4: Mário de Andrade: retrato-do-Brasil
Pedro Meira (Princeton), Pedro Duarte (PUC-Rio) e André Botelho (UFRJ)

Dia: 14, sábado

15h – Mesa 5: Cultura popular, folclore, Mário e Borges
Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti (UFRJ), Robinson “Binho” Padial (São Paulo) e Florencia Garamuño (Udesa-Buenos Aires)

17h30 – Mesa 6: O Departamento e, ainda, literatura
Silvana Rubino (Unicamp), Nádia Somekh (Prefeitura de São Paulo) e Ivan Marques (USP)

21h – Show com a banda Aláfia

22h30 – Sarau do Binho: especial Mário de Andrade

Esopo em dó maior
Composto por Anselmo Mancini (piano e vocal), Rafal Amaral (guitarra elétrica, cavaco e vocal) e Markito Alonso (narração e ruídos), o projeto Esopo em dó maior foi criado em 2014 com a proposta de oferecer uma nova forma de criação artística infantil e infantojuvenil por meio da união das artes de compor e escrever. Nas apresentações, as crianças receberão giz de cera e papel com desenhos elaborados pelo grupo para que elas mesmas possam colorir e desenhar suas interpretações da composição apresentada.

Dia: 14 de novembro, sábado, às 11h – A Missão
Local: Deck
Neste oitavo encontro aqui na BMA, o grupo apresentará A Missão, inspirado nos textos e cantos da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade.

Dia: 12 de dezembro, sábado, às 11h – Onírico Pincel
Local: Deck
No último encontro de 2015, o grupo apresentará Onírico Pincel, de Markito Alonso. O texto conta a história do jovem Valente, que vive com seu pai em alto-mar, isolado do mundo.

Quase uma adaptação
teatro
Dia: 16 de novembro, segunda-feira, às 20h
Local: Auditório

Dois irmãos têm sua rotina subitamente mudada quando a casa onde vivem é assaltada por fenômenos inusitados e desprovidos de razão. Aterrorizados, ambos não enxergam outra saída a não ser abandonar o casarão. Baseada no conto A Casa Tomada, de Julio Cortázar, nesta adaptação criada por Lucas Lassen, com direção de Tatiana Bueno, o realismo fantástico do texto original se funde com a realidade quase fantástica de tão absurda dos dias de hoje.

Quarteto Glazunov
show
Dia: 17 de novembro, terça-feira, às 19h30
Local: Auditório

O quarteto de cordas Glazunov tem história peculiar. Fundado no México em 1991 por músicos russos, o grupo é especializado na interpretação de compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos e Alberto Nepomuceno. Yuriy Rakevich, Inna Melster, Kirill Bogatyrev e Svetlana Bogatyreva, integrantes atuais do quarteto, são também todos músicos da OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Vozes Dissonantes
teatro
Dia: 23 de novembro, segunda-feira, às 20h
Local: Auditório

No ano em que comemora 45 anos de carreira, Denise Stoklos fecha a programação de 2015 do Teatro na Mário com a peça Vozes Dissonantes. Através do pensamento de filósofos, estetas, políticos, poetas e figuras famosas de nossa história, como Padre Vieira, José Bonifácio e Milton Santos, o espetáculo propõe uma reflexão sobre os rumos possíveis da nossa sociedade.

Entrega do I Prêmio Àsé Ìsèse
palestra
Dia: 24 de novembro, terça-feira, às 19h
Local: Auditório

Com o objetivo de valorizar o trabalho de divulgação das religiões de matriz africana no Brasil feito por babalorixás de todo o país, o Centro Cultural Africano realiza aqui na BMA a entrega do I Prêmio Àsé Ìsèse. Realizada no Mês da Consciência Negra, a cerimônia colocará em evidência o esforço de manutenção da herança africana e resistência à intolerância religiosa realizado todos os dias por babalorixás brasileiros em suas comunidades. O evento comemora também a Década Internacional dos Afrodescendentes – ONU.

Revista BMA 70
lançamento
Dia: 26 de novembro, quinta-feira, às 19h30

Lançamento da versão eletrônica da tradicional revista da Biblioteca Mário de Andrade. O número 70 trará textos sobre o período da ditadura militar no Brasil, além de um dossiê sobre o escritor argentino Julio Cortázar.

Arismar e Thiago do Espírito Santo
show
Dia: 27 de novembro, sexta-feira, às 20h
Local: Auditório

Nome consagrado no meio musical brasileiro, Arismar do Espírito Santo é um músico completo, cuja maneira de tocar e compor, com harmonias e improvisos inusitados, é sua marca registrada. Neste show, parte do projeto BMA Instrumental, o músico se junta a sei filho, Thiago, contrabaixista dono de uma carreira já de vinte anos repleta de trabalhos no Brasil e no exterior.

Cesar Roversi – Chorinho no Terraço
show
Dia: 28 de novembro, sábado, 15h30
Local: Auditório

Bacharel em saxofone pela faculdade Mozarteum de São Paulo, Cesar Roversi estudou nos cursos de música popular e saxofone erudito pelo Conservatório de Tatuí. Integrante da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, ele já se apresentou ao lado de nomes importantes da MPB como Leny Andrade, Leila Pinheiro, Danilo Caymmi, Vânia Abreu, Zezé Mota, Mônica Salmaso e Toninho Horta, entre outros. Com a Osesp, Roversi gravou um CD com composições de Heitor Villa-Lobos.

Torres García – El niño aprende jugando
exposição
Novembro/Dezembro
Local: Sala Oval

Inspirado tanto pela experiência com seus filhos pequenos quanto pela atividade docente na escola progressista Mont D’Or – onde ministrou aulas de desenho – o artista uruguaio Joaquín Torres García produziu entre 1915 e 1916 uma série de brinquedos de madeira que, anos mais tarde, durante a sua estadia nos EUA, ele registraria com a marca “Aladdin Toys”. Compostos por peças intercambiáveis que davam à criança a possibilidade de desmontá-los e voltar a montá-los livremente, os brinquedos permitiam uma interação diferente na qual a forma poderia ser fragmentada, usufruída e reconstruída, conferindo um dinamismo à sua concepção.

Simetria e Permanência – A arte na fotografia de Alfredo Ferreira Lage
exposição
Novembro/Dezembro
Local: 3º andar

A mostra “Simetria e Permanência” traz um conjunto de imagens criadas pelo colecionador Alfredo Ferreira Lage, fundador do Museu Mariano Procópio de Juiz de Fora, Minas Gerais. As fotos revelam sua relação com essa arte, especialmente no registro das paisagens e das personagens que a inspiraram, composições bucólicas, vistas rurais e aspectos da fauna e flora mineira. A imagem alegórica “Nouvelles de l’absent”, mostrando uma jovem de costas lendo uma carta, segundo o gosto romântico da época, é um dos seus trabalhos mais famosos. A exposição fica em cartaz até dia 15 de dezembro.

Ermelindo Nardin – Da figuração à gestualidade
exposição
Novembro/Dezembro
Local: Hemeroteca

A mostra “Da Figuração à Gestualidade” reúne pela primeira vez calcogravuras e litografias criadas por Ermelindo Nardin, exibindo um panorama consistente da produção gráfica desse reconhecido artista e professor do Departamento de Artes Plásticas da Unicamp. Além das calcografias – nas quais o artista demonstra sua preocupação com o uso das cores –, e das litografias – abstratas e monocromáticas, nas quais pode-se identificar sua busca pela luz –, será exibido também o álbum LUMEN, publicado em 2011, no qual o artista faz litografias a partir de placas de alumínio.

 

Imagens do Brasil Profundo

Em 2014, a Biblioteca Mario de Andrade iniciou, sob a curadoria do prof. Jair Marcatti, o projeto Imagens do Brasil Profundo com o objetivo de trazer à tona um país mais interior. Nessa primeira fase, foram convidados grandes violeiros para falar sobre as ligações de sua música com a cultura caipira. Em 2015, o programa se ampliou, abrangendo agora outros aspectos das diversas culturas regionais do Brasil, que serão desvendados em diferentes formatos: shows, bate-papos musicais, debates e palestras.

Dia: 4 de novembro, quarta-feira, às 20h – Bate-papo com Sidnei de Oliveira
Local: Auditório
Músico, compositor e instrumentista, natural de São Francisco de Paula – RS, Sidnei de Oliveira já dividiu o palco com nomes como Pereira da Viola, Paulo Freire, Ivan Vilela, Levi Ramiro, Antonio Moreira, Bilora, Vitor Batista, Cláudio Lacerda, Ária Trio, Valdir Verona e Henry Burnett, entre outros.

Dia: 18 de novembro, quarta-feira, às 20h – Show Trio José
Local: Auditório
No concerto de lançamento de seu primeiro disco, Puisia, o Trio José apresenta as canções compostas a partir dos versos do poeta Juca da Angélica. Paulo Nunes, também poeta, participa do concerto lendo poemas deste grande autor da tradição oral mineira. Além disso, será exibido o documentário “Meu canto é saudade: a poesia de Juca da Angélica”, dirigido por Diógenes Miranda. Com Victor Mendes (viola e voz), Danilo Moura (violão e voz), e Paulo Nunes (leitura/recitação).

Dia: 2 de dezembro, quarta-feira, às 20h – Bate-papo com Chico Lobo
Local: Auditório
Natural de São João Del Rei, Chico Lobo é violeiro, compositor e cantador. O músico integra desde o início o projeto itinerante “Causos e Violas das Gerais” do SESC MG e, durante dez anos foi integrante do Grupo Aruanda com o qual mergulhou na cultura de Minas Gerais e do Brasil.

Dia: 9 de dezembro, quarta-feira, às 20h – Show com Trio
Conversa Ribeiro
Local: Auditório
Juntando o canto de Andrea dos Guimarães, a viola caipira e o canto de João Paulo Amaral e o piano e o acordeom de Daniel Muller, o trio Conversa Ribeiro foi formado em 2002 e, desde lá, vem colecionando apresentações bem-sucedidas tanto no Brasil quanto no exterior. O grupo já dividiu o palco com nomes como Guinga, Mônica Salmaso e Paulo Freire.

9x Mário
exposição e narração de histórias
Dia: 5 de novembro, quinta-feira, às 19h30
Local: Saguão

Em comemoração aos 90 anos da BMA e 70 anos da morte de Mário de Andrade, faremos ao longo do ano uma série de pequenos encontros comemorativos. Dentro dessa programação está o 9x Mário, um encontro entre nove ilustradores e nove contadores de histórias que trabalharão em duplas em torno de contos do autor, explorando as possibilidades da literatura por meio das relações entre desenho e oralidade.
Para o mês de novembro, o artista convidado Oga Mendonça fará uma ilustração inspirada no conto Túmulo, túmulo, túmulo. No dia 5, será apresentado o trabalho final do artista em conjunto com a narração feita por Camila Oliveira.

Feira Miolo(s)
feira literária

Miolo(s) é um encontro anual na BMA que busca estimular a produção de editores e artistas contemporâneos. Também é um momento em que a principal biblioteca pública de São Paulo abre suas prateleiras para livros independentes, democratizando o acesso a publicações fora do circuito comercial tradicional e dando diversidade ao acervo. Em 2015, além da feira de publicações, haverá um prêmio e uma programação paralela, que inclui palestras, oficinas e uma mostra.

Dia: 6 de novembro, sexta-feira, às 19h – Entrega do Prêmio Miolo(s)
Local: Auditório

Dia: 7 de novembro, sábado, a partir das 11h – Feira Miolo(s)
Local: Vários Locais

Chorando as Pitangas – Chorinho no Terraço
show
Dia: 7 de novembro, sábado, 15h30
Local: Terraço

Com um repertório sofisticado e variado executado com precisão e delicadeza, o Chorando as Pitangas traz um sopro de novidade ao universo da música instrumental brasileira. Seu segundo CD, Um Passeio na Benedito Calixto teve como inspiração a mais charmosa feira de antiguidades e artesanato de São Paulo. Com improvisos inspirados, passagens virtuosísticas, muito balanço e o timbre inconfundível da harmônica de boca – a simpática gaitinha –, o disco é uma surpresa a cada faixa. Misturando os ruídos da própria praça ao som das músicas gravadas em estúdio, o ouvinte tem a sensação de estar realmente caminhando pela praça.

Cárcere
teatro
Dia: 9 de novembro, segunda-feira, às 20h
Local: Auditório

A peça apresenta uma semana na vida de um pianista que, estando no cárcere e, portanto, privado de seu piano, acaba se vendo refém de uma iminente rebelião. Em ritmo de contagem regressiva, ele registra expectativas, impressões, lembranças, reflexões e sensações num diário, enquanto espera pelo inevitável.

Ficha Técnica:
Direção e atuação: Vinícius Piedade
Texto: Saulo Ribeiro e Vinícius Piedade

Música + Vídeo – NuSom
show
Dia: 10 de novembro, terça-feira, às 20h
Local: Auditório

Criado em 2012, o NuSom (Núcleo de Pesquisas em Sonologia – USP) é o resultado de sucessivos projetos de investigação nos campos da música, acústica e computação musical realizados na Universidade de São Paulo desde 2002. A meta principal do grupo é viabilizar a convergência entre a pesquisa acadêmica e a criação artística já que a conexão entre esses campos, especialmente no âmbito acadêmico, ainda apresenta desafios a serem vencidos. O Núcleo desenvolve projetos de pesquisa acadêmica e artística a partir de processos de reflexão crítica e de uma postura experimental frente as questões trabalhadas na pesquisa e na criação artística. De natureza interdisciplinar, o NuSom envolve cerca de 30 membros entre estudantes, pesquisadores e professores, de áreas diversas como a música, a computação, a engenharia e arquitetura.

O Caixeiro da Taverna
teatro
Dias: 11 e 25 de novembro, quarta-feira, às 19h30
Local: Auditório

O Coletivo Lotus e Pobre Soberba Cia. apresentam O Caixeiro da Taverna, de Martins Pena. A peça narra as situações hilariantes nas quais se mete o ambicioso, rabugento e trapaceiro Manoel Pacheco para realizar seu maior sonho – tornar-se sócio de sua ama Angélica Pereira, dona da taverna, que morre de amores por ele –, enquanto planeja secretamente casar-se com outra mulher. A apresentação faz parte da comemoração dos duzentos anos de nascimento desse importante dramaturgo brasileiro.

Ficha Técnica:
Direção: Alejandra Saiz Sampaio
Supervisão Cênica: Ângela Fernandes
Elenco: Fabio D’arrochella, Marcelo Diaz, Tatiana De Marca, Vicky Justiniano, Willians Mezzacapa, Rafael Limongelli (piano), Fernanda Menezes (canto)
Assistente de direção: Bárbara Santos
Cenário e figurino: Márcia Nemer Jentzsch
Criação de luz: Adriana Dham
Trilha sonora: Raul Teixeira
Preparação vocal e musical: Naira Marcatto
Produção administrativa: Lydia Arruda
Produção executiva: Vicky Justiniano e Patrícia Gordo
Assistente de Produção: Roberta Macedo

Colóquio Viva Mário!
ciclo de palestras
Dias: 12, 13 e 14 de novembro
Local: Auditório

O colóquio Viva Mário!, memória, debate e atualidade, será realizado na BMA nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2015. O evento lembra os 70 anos da morte de Mário de Andrade, os 80 anos da criação do Departamento de Cultura de São Paulo e os 90 anos da Biblioteca que leva seu nome. O evento tem curadoria do filósofo Eduardo Jardim.

Dia: 12, quinta-feira

14h – Abertura com Nabil Bonduki (Secretário municipal de Cultura de São Paulo),Luiz Armando Bagolin (diretor da BMA) e Eduardo Jardim.

15h – Mesa 1: Perfil do intelectual, poeta e ficcionista
Jurema Machado (IPHAN-Brasília), Telê Ancona Lopez (USP) e Eneida Maria de Souza (UFMG)

17h – Mesa 2: Música, doce música
José Miguel Wisnik (USP), Marcos Lacerda (Funarte-Rio) e Roniere Menezes (Belo Horizonte)

20h – Lançamento da nova edição de O turista aprendiz, de Mário de Andrade (Ed. do IPHAN)

Dia: 13, sexta-feira

15h – Mesa 3: Artes visuais e cinema
Annateresa Fabris (USP), Mayra Laudanna (USP) e Paulo Antonio Paranaguá (Paris)

17h30 – Mesa 4: Mário de Andrade: retrato-do-Brasil
Pedro Meira (Princeton), Pedro Duarte (PUC-Rio) e André Botelho (UFRJ)

Dia: 14, sábado

15h – Mesa 5: Cultura popular, folclore, Mário e Borges
Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti (UFRJ), Robinson “Binho” Padial (São Paulo) e Florencia Garamuño (Udesa-Buenos Aires)

17h30 – Mesa 6: O Departamento e, ainda, literatura
Silvana Rubino (Unicamp), Nádia Somekh (Prefeitura de São Paulo) e Ivan Marques (USP)

21h – Show com a banda Aláfia

22h30 – Sarau do Binho: especial Mário de Andrade

Esopo em dó maior
Composto por Anselmo Mancini (piano e vocal), Rafal Amaral (guitarra elétrica, cavaco e vocal) e Markito Alonso (narração e ruídos), o projeto Esopo em dó maior foi criado em 2014 com a proposta de oferecer uma nova forma de criação artística infantil e infantojuvenil por meio da união das artes de compor e escrever. Nas apresentações, as crianças receberão giz de cera e papel com desenhos elaborados pelo grupo para que elas mesmas possam colorir e desenhar suas interpretações da composição apresentada.

Dia: 14 de novembro, sábado, às 11h – A Missão
Local: Deck
Neste oitavo encontro aqui na BMA, o grupo apresentará A Missão, inspirado nos textos e cantos da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade.

Dia: 12 de dezembro, sábado, às 11h – Onírico Pincel
Local: Deck
No último encontro de 2015, o grupo apresentará Onírico Pincel, de Markito Alonso. O texto conta a história do jovem Valente, que vive com seu pai em alto-mar, isolado do mundo.

Quase uma adaptação
teatro
Dia: 16 de novembro, segunda-feira, às 20h
Local: Auditório

Dois irmãos têm sua rotina subitamente mudada quando a casa onde vivem é assaltada por fenômenos inusitados e desprovidos de razão. Aterrorizados, ambos não enxergam outra saída a não ser abandonar o casarão. Baseada no conto A Casa Tomada, de Julio Cortázar, nesta adaptação criada por Lucas Lassen, com direção de Tatiana Bueno, o realismo fantástico do texto original se funde com a realidade quase fantástica de tão absurda dos dias de hoje.

Quarteto Glazunov
show
Dia: 17 de novembro, terça-feira, às 19h30
Local: Auditório

O quarteto de cordas Glazunov tem história peculiar. Fundado no México em 1991 por músicos russos, o grupo é especializado na interpretação de compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos e Alberto Nepomuceno. Yuriy Rakevich, Inna Melster, Kirill Bogatyrev e Svetlana Bogatyreva, integrantes atuais do quarteto, são também todos músicos da OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Vozes Dissonantes
teatro
Dia: 23 de novembro, segunda-feira, às 20h
Local: Auditório

No ano em que comemora 45 anos de carreira, Denise Stoklos fecha a programação de 2015 do Teatro na Mário com a peça Vozes Dissonantes. Através do pensamento de filósofos, estetas, políticos, poetas e figuras famosas de nossa história, como Padre Vieira, José Bonifácio e Milton Santos, o espetáculo propõe uma reflexão sobre os rumos possíveis da nossa sociedade.

Entrega do I Prêmio Àsé Ìsèse
palestra
Dia: 24 de novembro, terça-feira, às 19h
Local: Auditório

Com o objetivo de valorizar o trabalho de divulgação das religiões de matriz africana no Brasil feito por babalorixás de todo o país, o Centro Cultural Africano realiza aqui na BMA a entrega do I Prêmio Àsé Ìsèse. Realizada no Mês da Consciência Negra, a cerimônia colocará em evidência o esforço de manutenção da herança africana e resistência à intolerância religiosa realizado todos os dias por babalorixás brasileiros em suas comunidades. O evento comemora também a Década Internacional dos Afrodescendentes – ONU.

Revista BMA 70
lançamento
Dia: 26 de novembro, quinta-feira, às 19h30

Lançamento da versão eletrônica da tradicional revista da Biblioteca Mário de Andrade. O número 70 trará textos sobre o período da ditadura militar no Brasil, além de um dossiê sobre o escritor argentino Julio Cortázar.

Arismar e Thiago do Espírito Santo
show
Dia: 27 de novembro, sexta-feira, às 20h
Local: Auditório

Nome consagrado no meio musical brasileiro, Arismar do Espírito Santo é um músico completo, cuja maneira de tocar e compor, com harmonias e improvisos inusitados, é sua marca registrada. Neste show, parte do projeto BMA Instrumental, o músico se junta a sei filho, Thiago, contrabaixista dono de uma carreira já de vinte anos repleta de trabalhos no Brasil e no exterior.

Cesar Roversi – Chorinho no Terraço
show
Dia: 28 de novembro, sábado, 15h30
Local: Auditório

Bacharel em saxofone pela faculdade Mozarteum de São Paulo, Cesar Roversi estudou nos cursos de música popular e saxofone erudito pelo Conservatório de Tatuí. Integrante da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, ele já se apresentou ao lado de nomes importantes da MPB como Leny Andrade, Leila Pinheiro, Danilo Caymmi, Vânia Abreu, Zezé Mota, Mônica Salmaso e Toninho Horta, entre outros. Com a Osesp, Roversi gravou um CD com composições de Heitor Villa-Lobos.