Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Mediação EM ARTE - encontros de formação
Os encontros de formação “Mediação em arte”, organizados pela Pinã Cultura, abordarão temas introdutórios ao universo da arte-educação com convidados atuantes na área: Marcela Tiboni, Gabriela K. Sacchetto, Claudio Cretti e Karen Montija.
Serão propostos diálogos sobre os possíveis papéis do educador; aproximações entre as práticas educativas e artísticas na dupla função de um artista-educador, justapondo práticas de ateliê e práticas em sala de aula, além de apresentar possibilidades de experimentação em espaços institucionais e a mediação transdisciplinar visando a acessibilidade.
A PINÃ, criada por Daniela Avelar e Débora Ramos Cavaleri, atua na área de artes visuais desde 2009, em projetos educativos, produção de exposições e editorial.
Dia 1 _ 17.07.2018
Breve panorama entre o guia, o monitor e o mediador cultural
Sinopse: Mas o que é e o que faz um mediador cultural? Para pensarmos sobre esta e outras perguntas, o encontro propõe a apresentação de uma breve linha do tempo do trabalho educativo nas instituições de arte de São Paulo, refletindo acerca das nomenclaturas utilizadas na área como: guia, monitor, arte educador, educador e mediador. As variações entre estes termos teriam também alterado as ações propostas pelo trabalho?
Com Marcela Tiboni
Marcela Tiboni (São Paulo, SP, Brasil, 1982) é bacharel em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (São Paulo, SP, 2003), mestre em Estética e História da Arte pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC-USP (São Paulo, SP, 2009), e pós-graduada em Gestão Cultural pelo SENAC (São Paulo, SP, 2015. É artista, mediadora cultural e pesquisadora. Atualmente é Diretora Cultural da empresa Acontemporanea Cultural onde realiza curadorias, curadorias educativas, formação de mediadores, oficinas e palestras. Realizou a curadoria da exposição “Eu vi uma história”, realizada no Sesc Santos, Taubaté, São Caetano e Itaquera, bem como da exposição “Mãos às obras”, no Sesi. Desde 2001 ministra oficinas, cursos de formação e coordena equipes educativas na Bienal de São Paulo, MAM, Museu Vale.
Dia 2 _24.07.2018
Prática artística e prática docente: aproximações entre o ateliê e a sala de aula
Sinopse: O encontro tem o objetivo de refletir, a partir de uma perspectiva da prática cotidiana do ensino e do trabalho artístico, os possíveis pontos de contato entre a produção artística e o trabalho do professor de artes, sem deixar de levar em conta, no entanto, as especificidades de cada campo de atuação.
Com Gabriela K Sachetto
Artista e educadora. Mestranda em Artes Visuais pela ECA/USP, atua como professora na rede privada de ensino e, durante sua trajetória como educadora, trabalhou em diversas instituições culturais como Instituto Tomie Ohtake, MAC e Fundação Bienal de São Paulo. Como artista, participou da residência “Ocupa Brasil” no ISA (Instituto Superior de Artes) em Havana, Cuba e de diversas exposições, entre elas o 38° Salão de Arte de Ribeirão Preto onde ganhou o prêmio aquisição.
Dia 3 _ 31.07.2018
Mediação Cultural e Acessibilidade: uma experiência estética
Sinopse: Quando a acessibilidade é também propósito da mediação cultural, a busca por ferramentas que contribuam para uma experiência estética aos diversos perfis de público torna-se uma necessidade aos educadores. Neste encontro, serão apresentadas e discutidas estratégias de mediação através da transdisciplinaridade, por meio de ações criativas com objetos interativos, música, narrativas cênicas, entre outros, que acabam desenvolvendo visitas com diferentes formatos.
Com Karen Montija
Formada em Artes Visuais (Bacharelado/Licenciatura) pelo Instituto de Artes da UNESP e fotógrafa pelo Curso Técnico do Senac, atualmente é Consultora na área de formação de educadores, mediação, acessibilidade e criação de ações educativas. Trabalhou como Coordenadora Pedagógica pela empresa Sapoti Projetos Culturais no CCBB Educativo Rio de Janeiro (2014), Brasília (2014 a 2017) e São Paulo (2015 a 2017). Pela mesma empresa coordenou educativos em exposições temporárias no Centro Cultural dos Correios (2013), OCA – Parque Ibirapuera (2014) e Sesc Pompéia (2013 e 2015), além de ter sido Consultora Educativa do Museu Judaico (2017). Desde 2012 pesquisa e cria objetos mediadores, ambientes interativos e ações educativas transdisciplinares que medeiam Artes Visuais e Patrimônio Cultural com proposta de Acessibilidade Estética, para os mais diversos perfis de público – incluindo espaços sensoriais que atendiam também a cegos e autistas, teatro e música acessível a surdos e programa para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Dia 4 _ 07.08.2018
Experimentação e multiplicidade na construção de projetos educativos em arte
Sinopse: A prática educativa é compreendida como algo que instiga, provoca, levanta possibilidades. Os educadores/mediadores não pretendem explicar as obras ao público, mas multiplicar suas possibilidades de fruição, incitando-o a arriscar-se, com o intuito de manter (e não resolver) a tensão provocativa e criadora inerente a produção artística. E como preparar-se para tal colaboração entre artista, obra, público e educador/mediador? Neste encontro, conversaremos sobre algumas experiências nesse sentido que apontam alguns caminhos possíveis em direção a um processo de mediação criativa, provocadora e reflexiva.
Com Claudio Cretti
Claudio Cretti é artista e professor. Desde 1990 mostra regularmente seu trabalho. Desde 1988 exerce atividades como arte-educador. Realizou exposições em diversos locais, como: MAM-SP, MAC USP-SP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, Paço das Artes, Centro Cultural São Paulo, Oficina Oswald de Andrade e Palácio das Artes-BH. Coordenaou a equipe de educadores do Instituto Tomie Ohtake, SP, de 2003 a 2009. Entre 2010 e 2012, coordena a Ação Educativa do Paço das Artes, SP. Foi professor nas Escolas da Vila e Alef-Peretz, na Hebraica-SP. É representado pela Galeria Marília Razuk, SP, onde realizou seis mostras individuais. Seu trabalho faz parte do acervo das seguintes instituições: MAC-USP, MAM – SP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Coleção Cidade de São Paulo-CCSP, Centro Cultural dos Correios-RJ, UELLondrina.
Os encontros são gratuitos.
(Retirada de ingressos com 1h de antecedência)
Classificação: Maiores de 16 anos.
Local: Auditório- Hemeroteca
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