Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Los hermanos
2ª MOSTRA LATINO-AMERICANA
Pequeno panorama: evento reúne artistas de seis países vizinhos e de seis estados brasileiros. Coletivo: o teatro de grupo é o mote do encontro
Erika Riedel
Cerca de 150 artistas estão envolvidos na 2ª Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, que começa segunda-feira (30). São ao todo 12 companhias, entre elas seis estrangeiras, que se apresentam, em sua maioria, no Centro Cultural São Paulo. As exceções são a Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre, que mostra seu trabalho nas ruas do calçadão da região do Largo do Café (4ª, 15h), no Centro, e o Teatro Sanitario de Operaciones, da Argentina, que se exibe no Galpão do Acrobático Fratelli, na Granja Viana (dia 5, 21h).
Além das peças, as companhias vão levar ao público, e demais grupos, seus processos de criação. O evento reúne também dois debates, ‘Teatro Latino-Americano Contemporâneo’ (dia 1º, 15h), e ‘Dramaturgia em Grupo na América Latina’ (4, às 15h).
Entre os que se apresentam no CCSP, está uma das sensações no Fringe deste ano (mostra que ocorre paralelamente ao Festival de Teatro de Curitiba): o Coletivo Angu de Teatro, de Recife. Os pernambucanos discutem temas da realidade urbana como desigualdade social, solidão e preconceito no drama ‘Angu de Sangue’, que reúne 10 pequenas histórias extraídas do livro homônimo de Marcelino Freire e interligadas por meio de vídeo e música.
(SERVIÇO)
Onde: Centro Cultural São Paulo. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso, 3383-3400, metrô Vergueiro. Quanto: Todas as atividades são gratuitas, os ingressos devem ser retirados uma hora antes. Programação completa no roteiro.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk