Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Síntese de Denise Namura diverte e emociona juntando histórias
Intérprete apresenta de hoje a domingo o espetáculo-coletênea Nos Histoires
Karla Dunder
Humor, poesia e emoção são marcas registradas do trabalho de Denise Namura. A brasileira, que vive na França, apresenta o espetáculo Nos Histoires (Nossas Histórias) no Teatro Itália - Teatro de Dança de hoje a domingo.
Para aqueles que ainda não foram apresentados à pesquisa de linguagem desenvolvida por Denise e por seu parceiro, Michael Bugdahn, com a Cie. À Fleur de Peau, esta é uma boa oportunidade. Ela apresenta um mosaico, um balanço de dez anos de trabalho. 'Este espetáculo é composto por uma coletânea de solos, que dividi em quatro momentos: histórias de amor, de aparência, de silêncio e outras histórias. São trechos de coreografias independentes, que se unem pelo mesmo contexto', diz a coreógrafa. E para quem acompanha a trajetória da intérprete será a chance de ver a evolução da linguagem, uma vez que ela uniu peças antigas e recentes no mesmo ato.
Denise e Bugdahn desenvolvem há 20 anos uma linguagem própria, caracterizada pela teatralização do movimento, gestos repletos de sentido e com o intuito de provocar emoções. 'Nosso trabalho segue uma dramaturgia teatral e a coreografia está muito associados à música. Todos os movimentos e as ações dos personagens são construídos conforme a trilha', explica. Ela define Nos Histoires como uma partitura visual.
O primeiro ato reúne histórias de amor, com destaque para um trecho de Como se não Coubesse no Peito, espetáculo criado pela dupla para o Balé da Cidade. 'Já em histórias de silêncio, eu trato da dificuldade que as pessoas têm de ouvirem para se entenderem. Também sussurro trechos de O Estrangeiro, de Camus', observa. No terceiro ato, em histórias de aparência ou histórias de ser e parecer, o foco está na preocupação exagerada com a maneira como os outros nos vêem. Uma crítica clara à ditadura da magreza, da beleza e da juventude eterna. Para fechar, outras histórias é composto por uma miscelânea de assuntos, um momento em que 'os objetos contam histórias'.
Com a ausência de Bugdahn, que não pôde vir ao Brasil, dois figurantes auxiliam na composição das cenas.
(SERVIÇO)
Nos Histoires. 40 min. Livre. Teatro Itália, TD - Teatro de Dança (278 lug.). Avenida Ipiranga, 344, subsolo, telefone 2189-2555. Hoje e amanhã, 21h; dom., 18h. R$ 10
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk