Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Guto Lacaz exibe 30 anos de produção gráfica no CCSP
Instituição também expõe jovens artistas e o projeto Oniforma
O Centro Cultural São Paulo (CCSP) acaba de abrir três novas exposições: Gráfica, que até 9 de dezembro apresenta as criações gráficas de Guto Lacaz; a 2ª Mostra do Programa de Exposições da instituição, com obras de Daniel Lannes, Georgiana Vidal, Marcelo Berg, Rodrigo Rosa e Willian Toledo; e Oniforma, a exibição de parte de um projeto coletivo com trabalhos de 32 artistas.
A curadora de artes plásticas do CCSP, Inês Raphaelian, conta que há tempos tinha a idéia de fazer uma mostra retrospectiva sobre a produção gráfica que o versátil artista Guto Lacaz vem realizando, em caráter comercial, nos últimos 30 anos. 'Ele comentou comigo que nunca tinha exibido essas obras', conta Inês. A mostra, acompanhada de livro, reúne, 'no mínimo', como ela brinca, seleção de 500 peças - porque uma seção é dedicada a apresentar o processo criativo de Lacaz, com croquis, estudos e objetos. A exposição não segue ordem cronológica, mas condensa os trabalhos em grupos com cartazes, catálogos, logotipos, etc. 'Há também um segmento com projetos especiais, não-comerciais, que fazem uma intersecção entre a produção de Guto como artista e como designer', diz Inês.
Formado em 1974 na Faculdade de Arquitetura de São José dos Campos, Guto Lacaz começou sua carreira, como afirma Vanessa Guerreiro na apresentação do livro, fazendo ilustrações para o Jornal da Tarde e para editoras de livros. 'Seus projetos conservam o charme de quem aprendeu a pensar com lápis e papel, sem perder a qualidade técnica e a precisão', ainda escreve Vanessa. Da época em que se formou em arquitetura, Lacaz conta que o curso abrangia diversas áreas, como cinema, fotografia, música, desenho industrial e artístico e comunicação visual. 'Você podia desenhar uma cidade ou uma colherzinha de café', diz o artista no livro.
A 2ª Mostra do Programa de Exposições do CCSP, projeto tradicional da instituição dentro de seu caráter referencial de dar espaço para a 'produção emergente', apresenta a produção de 5 dos 19 artistas selecionados neste ano.
A mostra Oniforma, de uma proposta criada na ECA-USP pela atividade curatorial desenvolvida por Claudinei Roberto e Eurico Lopes desde 1997, é também forma de apresentar projeto alternativo, de dar espaço para o novo. Nessa exposição estão obras de Vitor Iwasso, Fernando Vilela, Stela Barbieri, Ana Luiza Dias Batista, Carolina Caliento e Edu Marin Kessedjian, entre outros.
Serviço
Guto Lacaz, 2.ª Mostra do Programa de Exposições e Oniforma. Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, 3383-3402. 10h/20h (sáb., dom. e fer., 10h/18h)
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk