Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Grupo Tapa homenageia dramaturgo Tennessee Williams
Grupo apresenta, no Teatro João Caetano, três peças com foco na obra do dramaturgo norte-americano, além do espetáculo “Amargo Siciliano”, que reúne textos de Luigi Pirandello

Neste mês, o Grupo Tapa apresenta três peças curtas do início da carreira do dramaturgo norte-americano Tennessee Williams, homenageado pelo presidente Jimmy Carter, em 1980, com a Medalha Presidencial da Liberdade pela contribuição de suas obras à cultura dos Estados Unidos.
Inéditas na produção teatral brasileira, “Quarto Escuro”, “Verão no Lago” e “A Dama da Loção Antipiolho” integram o espetáculo “Alguns Blues do Tennessee”, em cartaz no Teatro João Caetano entre os dias 6 e 15 de abril. A encenação integra o projeto “O Repertório de Verão, Grupo Tapa e Cia.”, que acaba de vencer o 24º Prêmio Shell de Teatro em São Paulo na Categoria Especial.
“Tennessee Williams é um dos grandes revolucionários do teatro moderno. Ele mudou os paradigmas do teatro mundial. Em uma sociedade de vencedores como a norte-americana, o autor falou de perdedores, de pessoas que o sistema não assimilou de alguma maneira”, destaca Eduardo Torentino, diretor do grupo.
O título da montagem se inspira no blues, estilo musical conhecido pelas melodias geradas por improviso e originário do Tennessee, estado pelo qual Thomas Lanier Williams, o verdadeiro nome do dramaturgo, tinha adoração e que, em sua homenagem, chegou a utilizar como pseudônimo.
Os textos incluem personagens em crise diante de seus dilemas. “O Quarto Escuro”, de 1939, conta a história da assistente social que entrevista uma mãe, imigrante italiana, que supostamente esconde o filho no quarto de um cortiço escuro. “Verão no Lago”, de 1939, retrata um tímido e recluso adolescente que viaja a um chalé, acompanhado da mãe, abandonada pelo marido, e da empregada. “A Dama da Loção Antipiolho”, de 1942, mostra um escritor em início de carreira que se inspira em outras pessoas para criar suas obras, como a vizinha prostituta e a dona da pensão em que vive.
Ainda no João Caetano, o Tapa encena outro espetáculo: “Amargo Siciliano”. A montagem reúne duas peças do dramaturgo italiano Luigi Pirandello, “Limões da Sicília”, sobre o reencontro de um músico com uma famosa cantora; e “O Dever de Médico”, que coloca em cheque princípios profissionais, morais e acadêmicos. As apresentações acontecem entre os dias 20 e 29.
SERVIÇO: Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino, Zona Sul | tel. 5573-3774 e 5549-1744. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Bilheteria: Ter. a dom., das 14h às 19h30.
Veja a Programação Completa:
ALGUNS BLUES DO TENNESSEE
Grupo Tapa. Texto: Tennessee Williams. Trad.: Isabella Lemos, Rita Giovanna e Kadi Moreno. Dir.: Brian Penido Ross e Eduardo Tolentino de Araújo. Com Conrado Sardinha, Isabella Lemos, Kadi Moreno e Rita Giovanna. 80 min. +16 anos.
| Teatro João Caetano. Zona Sul. De 6 a 15/4. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 20
AMARGO SICILIANO
Grupo Tapa. Texto: Luigi Pirandello. Trad.: Tony Giusti. Dir.: Eduardo Tolentino de Araújo e Sandra Corveloni. Com Bruno Barchesi, Daniel Volpi, Fernanda Viacava e outros. 60 min. +16 anos.
| Teatro João Caetano. Zona Sul. De 20 a 29/4. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 20
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk