Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Maratona Nelson Rodrigues reúne doze espetáculos
No mês do centenário do dramaturgo carioca, doze encenações de seus textos chegam à Sala Olido e aos teatros distritais
Nelson Rodrigues é considerado por muitos críticos o fundador do teatro moderno brasileiro. Suas obras, escritas em plena ditadura militar, são um divisor de águas na dramaturgia do país pelo estilo único, a linguagem contestadora e o retrato crítico dos subúrbios cariocas. No mês em que o autor completaria 100 anos, a Sala Olido e os teatros distritais recebem encenações de doze de seus textos.
Com direção de Nelson Baskerville, as montagens de “17 X Nelson”, “O Beijo no Asfalto” e “Os Sete Gatinhos”, que abordam confrontos e neuroses do núcleo familiar, entram em cartaz nos Teatros Cacilda Becker e Alfredo Mesquita. “Nelson Rodrigues me ensinou a dirigir por meio das peças dele, porque tive contato com o teatro que eu queria fazer, o que ele chamava de ‘teatro do desagradável’, aquele que contesta o #status quo#”, afirma Baskerville. Segundo ele, o autor carioca é o nosso Shakespeare. “Pode ser montado em qualquer lugar do mundo, em qualquer época, e falará com a sociedade de cada lugar”, completa.
Renato Borghi atua em duas das peças conduzidas por Baskerville e assina, também, a direção, junto com Élcio Nogueira Seixas, do espetáculo inédito “Myrna”, que conta com a participação de sua sobrinha, Luciana Borghi, e de Roque Gomes no elenco. Adaptada para teatro por Elias Andreato, a encenação se baseia em textos de Rodrigues publicados em 1949 no jornal Diário da Noite, sob o pseudônimo feminino de Myrna, uma consultora sentimental. “Igual aos grandes autores mundiais, como Tchekhov, Shakespeare e Brecht, as obras do Nelson fazem parte de um universo que é próprio dele, que tem sua marca, estilo e observação”, conta Borghi. “Como ator, estou tendo o prazer de fazer duas das peças mais importantes, ‘O Beijo no Asfalto’ e ‘Os Sete Gatinhos’. Ao mesmo tempo, vamos montar uma brincadeira sua, uma compilação de textos incríveis dele como Myrna”, explica.
A Cia. de Teatro Os Satyros reapresenta, no Teatro Cacilda Becker, a elogiada montagem de “Vestido de Noiva”, a mais emblemática das 17 obras para teatro escritas pelo autor. Esses são alguns dos espetáculos que integram a programação especial batizada de “Agosto 100 Nelson”.
Serviço:
| Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana, Zona Norte. Tel. 2221-3657.
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa, Zona Oeste. Tel. 3864-4513.
| Teatro Décio de Almeida Prado. Rua Cojuba, 45, Itaim Bibi, Zona Oeste. Tel. 3079-3438.
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino, Zona Sul. Tel. 5573-3774 e 5549-1744.
| Teatro Zanoni Ferrite. Av. Renata, 163, Vila Formosa, Zona Leste. Tel.: 2216-1520
| Galeria Olido. Sala Olido. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171.
Confira a programação completa:
AGOSTO 100 NELSON
GALERIA OLIDO | SALA OLIDO | TEATROS DISTRITAIS | DE 1º A 26 | GRÁTIS
No mês em que o dramaturgo Nelson Rodrigues completaria 100 anos, a Sala Olido e os teatros distritais recebem encenações de peças escritas pelo autor carioca.
| Retirar ingressos, até dois por pessoa, uma hora antes de cada apresentação.
17 X NELSON - PARTE 2
Círculo dos Canastrões. Dir.: Nelson Baskerville. Com Adilson Azevedo, Adriana Guerra, Carol Carreiro e outros. 110 min. +16 anos.
Onze atores circulam através de 50 personagens das 17 peças de Nelson Rodrigues, tendo como ponto de vista o núcleo familiar, seus confrontos e neuroses.
| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. De 1º a 9. 4ª e 5ª, 21h
| Teatro Alfredo Mesquita. Zona Norte. Dias 15, 16 e 24, 21h
O BEIJO NO ASFALTO
Círculo dos Canastrões. Dir.: Marco Antonio Braz. Com Renato Borghi, Adilson Azevedo, Adriana Guerra e outros. 90 min. +16 anos.
Pouco antes de morrer por atropelamento, rapaz pede a um desconhecido que lhe dê um beijo, gerando uma série de problemas para o homem, causada pelo preconceito disseminado por um jornal sensacionalista.
| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. Dias 3 e 10, 21h
| Teatro Alfredo Mesquita. Zona Norte. Dias 22 e 23, 21h
MYRNA
Cia. de Vestido. Dir.: Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas. Adapt.: Elias Andreato. Com Luciana Borghi e Roque Gomes. Espetáculo inédito. 65 min. +12 anos.
Espetáculo baseado em textos inéditos de um pseudônimo feminino de Nelson Rodrigues, publicados originalmente em 1949 no jornal Diário da Noite, sobre um programa de rádio que responde as cartas amorosas enviadas pelas ouvintes.
| Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. De 3 a 5. 6ª e sáb., 20h. Dom., 19h
| Teatro Décio de Almeida Prado. Zona Oeste. De 17 a 26. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h
VALSA Nº 6
Dir.: Eric Lenate. Com Renata Calmon. Espetáculo inédito. 60 min. +14 anos.
Interpretação do único e célebre monólogo de Nelson Rodrigues, que mostra uma garota de 15 anos relembrando seu suposto assassinato.
| Teatro Décio de Almeida Prado. Zona Oeste. De 3 a 12. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h
| Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. De 24 a 26. 6ª e sáb., 20h. Dom., 19h
OS SETE GATINHOS
Dir.: Nelson Baskerville. Dir. musical e composição: Gustavo Sarzi “Caipira”. Com Renato Borghi, Adilson Azevedo, Adriana Guerra e outros. 80 min. +16 anos.
Por trás da aparência de família convencional, os hipócritas Noronhas têm quatro filhas que se prostituem para garantir a castidade e boa educação da mais nova, que, no entanto, também não é virgem.
| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. De 4 a 12. Sáb., 21h. Dom., 19h
| Teatro Alfredo Mesquita. Zona Norte. Dia 25, 21h. Dia 26, 19h
BOCA DE OURO
Grupo Gattu. Dir.: Eloísa Vitz. Com Elam Lima, Rafaela Ferri, Eloísa Vitz e outros. 90 min. +12 anos.
Peça em três atos que conta três versões do assassinato de um poderoso bicheiro carioca, investigado por um repórter policial.
| Teatro Alfredo Mesquita. Zona Norte. Dias 8 e 9, 21h
| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. De 24 a 26. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h
TIRANDO OS PÉS DO CHÃO - AÇÃO PERFORMÁTICA
Cia. Cênica Nau de Ícaros. Dir. e coreografia: Erica Rodrigues. Intérpretes-criadores: Marco Vettore, Álvaro Barcellos, Beatriz Evrard e outros. Locução de Myrna: Marcelo Várzea. 50 min. Livre.
Processo de criação de um espetáculo baseado no monólogo “Myrna”, uma espécie de consultório sentimental sobre o amor. O público é convidado a entrar no espaço cênico até ser suspenso, literalmente, por cordas de alpinismo.
| Teatro João Caetano. Zona Sul. De 8 a 22. 4ª, 21h
TIRANDO OS PÉS DO CHÃO
Cia. Cênica Nau de Ícaros. Dir. e coreografia: Erica Rodrigues. Intérpretes-criadores: Marco Vettore, Beatriz Evrard, Celso Reeks e outros. Locução de Myrna: Marcelo Várzea. 50 min. Livre.
Espetáculo que mostra as vicissitudes do amor a partir de um estado de suspensão, baseado em “Myrna”, monólogo que retrata diversas histórias e experiências.
| Teatro João Caetano. Zona Sul. De 9 a 26. De 5ª a sáb., 21h. Dom., 19h
DOROTÉIA
Grupo Das Dores de Teatro. Dir.: Brian Penido Ross. Com Giovanna Ghiurghi, Paloma Galasso, Rita Giovanna e outros. 70 min. +12 anos.
História de três primas viúvas e castas que recebem a visita de uma parenta distante, prostituta arrependida de seus pecados, que passará por provações para ficar junto da família.
| Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. De 10 a 19. 6ª e sáb., 20h. Dom., 19h
A SERPENTE
Grupo Gattu. Dir. e dir. musical: Eloísa Vitz. Com Daniela Rocha Rosa, Eloísa Vitz, Elam Lima e outros. 60 min. +12 anos.
Infeliz no casamento e pensando em morrer, mulher se separa ainda virgem e passa uma noite com o marido da irmã, formando um complicado triângulo amoroso.
| Teatro Alfredo Mesquita. Zona Norte. De 10 a 12. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h
| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. Dias 22 e 23, 21h
VESTIDO DE NOIVA
Cia. de Teatro Os Satyros. Dir.: Rodolfo García Vázquez. Com Ivam Cabral, Cléo de Paris, Helena Ignez e outros. 90 min. +14 anos.
Em coma por conta de um atropelamento, moça revive seus conflitos com o marido e a irmã através de três pontos de vista: o da realidade, o da memória e o da alucinação.
| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. De 16 a 19. 5ª e 6ª, 21h. Sáb., 18h e 21h. Dom., 19h
SENHORA DOS AFOGADOS
Núcleo Experimental. Dir.: Zé Henrique de Paula. Dir. musical: Fernanda Maia. Com Tony Giusti, Einat Falbel, Bárbara Bonnie e outros. 120 min. +12 anos.
Enquanto em um cortejo fúnebre mulheres do cais relembram a morte de uma jovem prostituta, casal está de luto pelo afogamento da filha.
| Teatro Alfredo Mesquita. Zona Norte. De 17 a 19. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h
| Sala Olido. Centro. De 24 a 26. 6ª e sáb., 20h. Dom., 19h
Com direção de Nelson Baskerville, as montagens de “17 X Nelson”, “O Beijo no Asfalto” e “Os Sete Gatinhos”, que abordam confrontos e neuroses do núcleo familiar, entram em cartaz nos Teatros Cacilda Becker e Alfredo Mesquita. “Nelson Rodrigues me ensinou a dirigir por meio das peças dele, porque tive contato com o teatro que eu queria fazer, o que ele chamava de ‘teatro do desagradável’, aquele que contesta o #status quo#”, afirma Baskerville. Segundo ele, o autor carioca é o nosso Shakespeare. “Pode ser montado em qualquer lugar do mundo, em qualquer época, e falará com a sociedade de cada lugar”, completa.
Renato Borghi atua em duas das peças conduzidas por Baskerville e assina, também, a direção, junto com Élcio Nogueira Seixas, do espetáculo inédito “Myrna”, que conta com a participação de sua sobrinha, Luciana Borghi, e de Roque Gomes no elenco. Adaptada para teatro por Elias Andreato, a encenação se baseia em textos de Rodrigues publicados em 1949 no jornal Diário da Noite, sob o pseudônimo feminino de Myrna, uma consultora sentimental. “Igual aos grandes autores mundiais, como Tchekhov, Shakespeare e Brecht, as obras do Nelson fazem parte de um universo que é próprio dele, que tem sua marca, estilo e observação”, conta Borghi. “Como ator, estou tendo o prazer de fazer duas das peças mais importantes, ‘O Beijo no Asfalto’ e ‘Os Sete Gatinhos’. Ao mesmo tempo, vamos montar uma brincadeira sua, uma compilação de textos incríveis dele como Myrna”, explica.
A Cia. de Teatro Os Satyros reapresenta, no Teatro Cacilda Becker, a elogiada montagem de “Vestido de Noiva”, a mais emblemática das 17 obras para teatro escritas pelo autor. Esses são alguns dos espetáculos que integram a programação especial batizada de “Agosto 100 Nelson”.
Serviço:
| Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana, Zona Norte. Tel. 2221-3657.
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa, Zona Oeste. Tel. 3864-4513.
| Teatro Décio de Almeida Prado. Rua Cojuba, 45, Itaim Bibi, Zona Oeste. Tel. 3079-3438.
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino, Zona Sul. Tel. 5573-3774 e 5549-1744.
| Teatro Zanoni Ferrite. Av. Renata, 163, Vila Formosa, Zona Leste. Tel.: 2216-1520
| Galeria Olido. Sala Olido. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171.
Confira a programação completa:
AGOSTO 100 NELSON
GALERIA OLIDO | SALA OLIDO | TEATROS DISTRITAIS | DE 1º A 26 | GRÁTIS
No mês em que o dramaturgo Nelson Rodrigues completaria 100 anos, a Sala Olido e os teatros distritais recebem encenações de peças escritas pelo autor carioca.
| Retirar ingressos, até dois por pessoa, uma hora antes de cada apresentação.
17 X NELSON - PARTE 2
Círculo dos Canastrões. Dir.: Nelson Baskerville. Com Adilson Azevedo, Adriana Guerra, Carol Carreiro e outros. 110 min. +16 anos.
Onze atores circulam através de 50 personagens das 17 peças de Nelson Rodrigues, tendo como ponto de vista o núcleo familiar, seus confrontos e neuroses.
| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. De 1º a 9. 4ª e 5ª, 21h
| Teatro Alfredo Mesquita. Zona Norte. Dias 15, 16 e 24, 21h
O BEIJO NO ASFALTO
Círculo dos Canastrões. Dir.: Marco Antonio Braz. Com Renato Borghi, Adilson Azevedo, Adriana Guerra e outros. 90 min. +16 anos.
Pouco antes de morrer por atropelamento, rapaz pede a um desconhecido que lhe dê um beijo, gerando uma série de problemas para o homem, causada pelo preconceito disseminado por um jornal sensacionalista.
| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. Dias 3 e 10, 21h
| Teatro Alfredo Mesquita. Zona Norte. Dias 22 e 23, 21h
MYRNA
Cia. de Vestido. Dir.: Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas. Adapt.: Elias Andreato. Com Luciana Borghi e Roque Gomes. Espetáculo inédito. 65 min. +12 anos.
Espetáculo baseado em textos inéditos de um pseudônimo feminino de Nelson Rodrigues, publicados originalmente em 1949 no jornal Diário da Noite, sobre um programa de rádio que responde as cartas amorosas enviadas pelas ouvintes.
| Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. De 3 a 5. 6ª e sáb., 20h. Dom., 19h
| Teatro Décio de Almeida Prado. Zona Oeste. De 17 a 26. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h
VALSA Nº 6
Dir.: Eric Lenate. Com Renata Calmon. Espetáculo inédito. 60 min. +14 anos.
Interpretação do único e célebre monólogo de Nelson Rodrigues, que mostra uma garota de 15 anos relembrando seu suposto assassinato.
| Teatro Décio de Almeida Prado. Zona Oeste. De 3 a 12. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h
| Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. De 24 a 26. 6ª e sáb., 20h. Dom., 19h
OS SETE GATINHOS
Dir.: Nelson Baskerville. Dir. musical e composição: Gustavo Sarzi “Caipira”. Com Renato Borghi, Adilson Azevedo, Adriana Guerra e outros. 80 min. +16 anos.
Por trás da aparência de família convencional, os hipócritas Noronhas têm quatro filhas que se prostituem para garantir a castidade e boa educação da mais nova, que, no entanto, também não é virgem.
| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. De 4 a 12. Sáb., 21h. Dom., 19h
| Teatro Alfredo Mesquita. Zona Norte. Dia 25, 21h. Dia 26, 19h
BOCA DE OURO
Grupo Gattu. Dir.: Eloísa Vitz. Com Elam Lima, Rafaela Ferri, Eloísa Vitz e outros. 90 min. +12 anos.
Peça em três atos que conta três versões do assassinato de um poderoso bicheiro carioca, investigado por um repórter policial.
| Teatro Alfredo Mesquita. Zona Norte. Dias 8 e 9, 21h
| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. De 24 a 26. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h
TIRANDO OS PÉS DO CHÃO - AÇÃO PERFORMÁTICA
Cia. Cênica Nau de Ícaros. Dir. e coreografia: Erica Rodrigues. Intérpretes-criadores: Marco Vettore, Álvaro Barcellos, Beatriz Evrard e outros. Locução de Myrna: Marcelo Várzea. 50 min. Livre.
Processo de criação de um espetáculo baseado no monólogo “Myrna”, uma espécie de consultório sentimental sobre o amor. O público é convidado a entrar no espaço cênico até ser suspenso, literalmente, por cordas de alpinismo.
| Teatro João Caetano. Zona Sul. De 8 a 22. 4ª, 21h
TIRANDO OS PÉS DO CHÃO
Cia. Cênica Nau de Ícaros. Dir. e coreografia: Erica Rodrigues. Intérpretes-criadores: Marco Vettore, Beatriz Evrard, Celso Reeks e outros. Locução de Myrna: Marcelo Várzea. 50 min. Livre.
Espetáculo que mostra as vicissitudes do amor a partir de um estado de suspensão, baseado em “Myrna”, monólogo que retrata diversas histórias e experiências.
| Teatro João Caetano. Zona Sul. De 9 a 26. De 5ª a sáb., 21h. Dom., 19h
DOROTÉIA
Grupo Das Dores de Teatro. Dir.: Brian Penido Ross. Com Giovanna Ghiurghi, Paloma Galasso, Rita Giovanna e outros. 70 min. +12 anos.
História de três primas viúvas e castas que recebem a visita de uma parenta distante, prostituta arrependida de seus pecados, que passará por provações para ficar junto da família.
| Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. De 10 a 19. 6ª e sáb., 20h. Dom., 19h
A SERPENTE
Grupo Gattu. Dir. e dir. musical: Eloísa Vitz. Com Daniela Rocha Rosa, Eloísa Vitz, Elam Lima e outros. 60 min. +12 anos.
Infeliz no casamento e pensando em morrer, mulher se separa ainda virgem e passa uma noite com o marido da irmã, formando um complicado triângulo amoroso.
| Teatro Alfredo Mesquita. Zona Norte. De 10 a 12. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h
| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. Dias 22 e 23, 21h
VESTIDO DE NOIVA
Cia. de Teatro Os Satyros. Dir.: Rodolfo García Vázquez. Com Ivam Cabral, Cléo de Paris, Helena Ignez e outros. 90 min. +14 anos.
Em coma por conta de um atropelamento, moça revive seus conflitos com o marido e a irmã através de três pontos de vista: o da realidade, o da memória e o da alucinação.
| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. De 16 a 19. 5ª e 6ª, 21h. Sáb., 18h e 21h. Dom., 19h
SENHORA DOS AFOGADOS
Núcleo Experimental. Dir.: Zé Henrique de Paula. Dir. musical: Fernanda Maia. Com Tony Giusti, Einat Falbel, Bárbara Bonnie e outros. 120 min. +12 anos.
Enquanto em um cortejo fúnebre mulheres do cais relembram a morte de uma jovem prostituta, casal está de luto pelo afogamento da filha.
| Teatro Alfredo Mesquita. Zona Norte. De 17 a 19. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h
| Sala Olido. Centro. De 24 a 26. 6ª e sáb., 20h. Dom., 19h
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk