Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental acontece no Cine Olido e Centro Cultural São Paulo
Entre os dias 20 e 27 de março, a cidade de São Paulo recebe a 3ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que apresenta longas, médias e curtas-metragens, oriundos de mais de 30 países, focados na temática ambiental. O Cine Olido e o Centro Cultural São Paulo irão receber parte da programação.
Os filmes, classificados nas temáticas cidades, campo, economia, energia e povos e lugares, abordam questões como energia nuclear; o uso de animais como cobaias; organismos geneticamente modificados; urbanismo e a vida nas grandes cidades; extração de recursos naturais por grandes corporações e suas consequências para o meio ambiente e para comunidades; localidades remotas e a dificuldade cada vez mais premente de manter tradições junto às novas gerações que querem ganhar o mundo e frente aos dilemas impostos pelas transformações do meio ambiente.
Além do Centro Cultural São Paulo e do Cine Olido, recebem a Mostra o Cine Reserva Cultural, Cine Livraria Cultura, Museu da Imagem e do Som (MIS), Cinusp Maria Antônia e Matilha Cultural. Além das exibições dos filmes, a Mostra promoverá debates com vários realizadores de diferentes nacionalidades. Toda a programação é gratuita, com exceção do Centro Cultural São Paulo, onde os ingressos custarão R$ 1. Os títulos exibidos não entrarão em circuito.
Saiba mais sobre a Mostra - http://www.ecofalante.org.br
Veja programação completa do Cine Olido e Centro Cultural São Paulo:
DIA 21, SEXTA-FEIRA
Centro Cultural São Paulo
17h – A Lenda de Iya (Japão, 169’)
20h – Fukushima: Um Registro de Coisas Vivas (Japão, 76’)
Cine Olido
17h – Linear (Brasil, 7’) + 74 Metros Quadrados (Chile/EUA, 67’)
19h – Chapada do Apodi (Brasil, 27’) + Deserto Verde (Argentina, 84’)
DIA 22, SÁBADO
Centro Cultural São Paulo
16h – O Homem Vaca (Reino Unido, 98’)
18h – Jornada ao Local Mais Seguro da Terra (Suíça, 100’)
20h – Costa da Morte (Espanha, 81’)
Cine Olido
15h – A Síndrome de Veneza (Alemanha, 80’)
17h – Paal (México/Canadá/Suíça, 21’) + Não Há Lugar Distante (México, 82’)
19h – Apocalipse de Verão (Brasil, 15’) + As Ruas da Minha Cidade (Uruguai, 6’)
+ Pacha (Bolívia/México, 88’)
DIA 23, DOMINGO
Centro Cultural São Paulo
16h – Ecumenópolis: A Cidade Sem Limites (Turquia/Alemanha, 93’)
18h – Nature House Inc. (Reino Unido, 6’) + Fora de Quadro (Grécia, 10’) + Sempre
Fui um Sonhador (EUA, 78’)
20h – Somos Todos Cobaias? (França, 118’)
Cine Olido
15h – Nahuas, 20 Anos Depois (Peru/Espanha, 26’) + Amazônia Desconhecida
(Brasil, 70’)
17h – O Último Mercador de Gelo (Equador, 14’) + Seca (México, 90’)
DIA 24, SEGUNDA-FEIRA
Centro Cultural São Paulo
17h – Filhos de Hiroshima (Japão, 97’)
20h – Dragão Felizardo Nº 5 (Japão, 115’)
Cine Olido
17h – Lamento de Yumen (China, 27’) + Tóquio Waka (Japão, 63’)
19h – Nature House Inc. (Reino Unido, 6’) + Fora de Quadro (Grécia, 10’) +
Sempre Fui um Sonhador (EUA, 78’)
DIA 26, QUARTA-FEIRA
Centro Cultural São Paulo
17h – A Ilha Nua (Japão, 94’)
20h – O Homem (Japão, 117’)
Cine Olido
17h – Desconectado (Índia/EUA, 83’)
19h – Ecumenópolis: A Cidades Sem Limites (Turquia/ Alemanha, 93’)
DIA 27, QUINTA-FEIRA
Centro Cultural São Paulo
17h – Terra da Esperança (Japão, 133’)
20h – Lamento de Yumen (China, 27’) + Tóquio Waka (Japão, 63’)
Cine Olido
17h – Guerra de Areia (França/Canadá, 74’)
19h – A Quinta Estação (França/Holanda/Bélgica, 93’)
DIA 28, SEXTA-FEIRA
Centro Cultural São Paulo
17h – Onibaba (Japão, 103’)
20h – A Mãe (Japão, 100’)
DIA 29, SÁBADO
Centro Cultural São Paulo
16h – Guerra de Areia (França/Canadá, 74’)
18h – Montanhas Enevoadas (China, 85’)
20h – A Criação Como a Vimos (Reino Unido, 14’) + Floresta dos Espíritos
Dançarinos (Canadá/Suécia, 104’)
DIA 30, DOMINGO
Centro Cultural São Paulo
16h – Figurões (EUA, 99’)
18h – Promessa de Pandora (EUA, 89’)
20h – Desconectado (Índia/EUA, 83’)
SINOPSES
Longas Nacionais e Internacionais
Mostra Contemporânea
Somos Todos Cobaias?
All of Us Guinea Pigs
Now?
Dir. Jean-Paul Jaud, França, 2012, 118’
Como é possível que os transgênicos agrícolas estejam nos campos e nos
pratos quando eles foram testados por apenas três meses em ratos? Como é
possível que a energia nuclear ainda seja a energia do futuro quando já
vivenciamos Chernobyl e Fukushima? Serão as conclusões devastadoras? Classificação Indicativa: Livre
A Quinta Estação
The Fifth Season
Dir. Peter Brosens & Jessica Woodworth, França / Holanda / Bélgica,
2012, 93'
Uma misteriosa calamidade ataca: a primavera não chega. O ciclo da
natureza está quebrado. Alice e Thomas, dois adolescentes que vivem em uma vila
belga no coração da floresta de Ardennes, lutam para dar sentido ao mundo que
está desmoronando ao seu redor. Classificação
Indicativa: 16 anos
O Homem Vaca
The Moo Men
Dir. Andy Heathcote & Heike Bachelier, Reino Unido, 2013, 98'
O leiteiro Stephen Hook decide ignorar os supermercados e vender
diretamente a seus clientes seu leite orgânico. Ele espera, permanecendo
pequeno, conseguir manter o ótimo relacionamento que possui com suas 55 vacas,
em especial com Ida, a rainha de seu rebanho. O resultado é uma história
surpreendentemente engraçada e emotiva sobre os incríveis laços entre
fazendeiro, animal e campo em uma Inglaterra que vem desaparecendo rapidamente. Classificação Indicativa: Livre
A Lenda de Iya
The Tale of Iya
Dir.Tetsuichiro Tsuta, Japão, 2013, 169'
Um túnel a ser construído em Iya, última região intocada do Japão,
ameaça o funcionamento natural da vida na região. Um homem idoso e sua neta,
Haruna, encontram um jovem de Tóquio. O avô começa a adoecer e sua pacífica
vida de contos de fadas parece estar chegando ao fim. Classificação Indicativa: Livre
Ecumenópolis: A Cidade Sem Limites
Ecumenopolis: City Without Limits
Dir. Imre Azem, Turquia / Alemanha, 2011, 93'
O filme conta a história de Istambul e outras megacidades em um caminho
neoliberal em direção à destruição. Ele acompanha a história de uma família
migrante da demolição de seu bairro até sua luta contínua pelo direito à
moradia. Classificação Indicativa: Livre
Sempre Fui Um Sonhador
I Have Always Been a Dreamer
Dir. Sabine Gruffat, EUA, 2012, 78’
Um filme-ensaio sobre globalização e ecologia urbana, utilizando os exemplos de
duas cidades em estágios de desenvolvimento contrastantes: Dubai (Emirados
Árabes Unidos) e Detroit (EUA). No contexto de uma economia em ascensão e
queda, o filme questiona as ideologias coletivas que moldam a paisagem física e
impactam as comunidades locais. Classificação Indicativa: Livre
Guerras de Areia
Sand Wars
Dir. Denis Delestrac, França / Canadá, 2013, 74’
Depois da água, a areia é o recurso natural mais consumido no planeta.
Como consequência, as limitadas reservas de areia estão ameaçadas. Uma “guerra
de areia”, iniciada por explosões de prédios, crescem em todo o lugar e ¾ das
praias do planeta estão diminuindo e destinados a desaparecer, vitimas da
erosão e – por mais incrível que pareça – do contrabando de areia. Classificação Indicativa: Livre
A Síndrome de Veneza
The Venice Syndrome
Dir. Andreas Pichler, Alemanha, 2012, 80'
Veneza se encontra sob a enorme pressão do turismo de massa - e vive
disso. A cidade deixou de existir como uma estrutura urbana, foi abandonada por
seus habitantes e está caindo em decadência física, social e moral. O filme é
um retrato de uma cidade magnífica no processo de autodestruição. Classificação Indicativa: Livre
Figurões
Big Men
Dir. Rachel Boynton, EUA, 2013, 99'
Em Gana, uma pequena empresa norte-americana de energia luta para garantir sua
descoberta de petróleo, enquanto um novo governo chega ao poder. Na Nigéria,
onde o petróleo já foi descoberto, as ramificações da indústria petrolífera
cobraram seu preço do povo. À medida que a empresa norte-americana cai sob o
escrutínio do novo governo de Gana e do Departamento de Justiça dos EUA, os
contratos para exploração do campo de petróleo vão desaparecendo. Os empregos
se perdem, jogos de poder entram em cena e, enquanto isso, o povo de Gana
espera para colher seus benefícios. Com um acesso sem precedentes e um olhar
inabalável, Figurões leva-nos fundo na indústria africana de petróleo em Gana e
Nigéria, oferecendo um panorama sobre ambição, ganância e corrupção, que
ameaçam agravar a maldição dos recursos naturais da África e deixar seus
cidadãos para trás. Classificação Indicativa: 12 anos
Montanhas Enevoadas
Cloudy Mountains
Dir. Zhu Yu, China, 2012, 85’
O lado sul das montanhas de LopNur, no oeste da China, é rico em amianto. Os
trabalhadores criam poeira enquanto exploram o minério. De longe, parece uma
máquina de fazer nuvem, soprando nuvens no ar. Apesar das pessoas que trabalham
nesse ambiente tão severo viverem uma vida dura e isolada, elas não perderam
sua alegria de viver. No entanto, não sabem ou se preocupam com as
consequências que trabalhar nesse ambiente pode ter. Classificação Indicativa:
Livre
Fukushima: Um Registro de coisas Vivas
Fukushima: A Record of Living Things
Dir. Masanori Iwasaki, Japão, 2013, 76'
O desastre nuclear de Fukushima após o grande terremoto do leste do Japão forçou
as pessoas a evacuar o local, mas o que aconteceu com os animais selvagens que
não tinham para onde ir? Substâncias radioativas que se espalham por áreas
restritas e não restritas estão afetando não apenas os animais selvagens, como
andorinhas, vacas, ratos do campo, toupeiras, javalis, porcos selvagens e
macacos japoneses, mas também animais de fazenda e de estimação. Este filme
documenta o que está acontecendo nas áreas contaminadas pela radiação.
Classificação Indicativa: Livre
Jornada ao Local Mais Seguro da Terra
Journey to the Safest Place on Earth
Dir. Edgar Hagen, Suíça, 2013, 100'
Ao longo dos últimos 60 anos, mais de 350.000 toneladas de resíduos nucleares
de alto nível foram acumuladAs em todo o mundo. Este material deve ser
depositado por milhares de anos em um lugar seguro, ou seja, que não irá
prejudicar os seres humanos ou o meio ambiente. No entanto, tal depósito ainda
não existe e a produção de resíduos nucleares continua inabalável. O
internacionalmente renomado físico nuclear suíço Charles McCombie e alguns de
seus aliados mais importantes fornecem ao diretor Edgar Hagen um panorama de
sua luta persistente para encontrar o lugar mais seguro da terra, a fim de
resolver esse grave dilema. Classificação Indicativa: Livre
Promessa de Pandora
Pandora’s Promise
Dir. Robert Stone, EUA, 2013, 89'
Todos os ambientalistas e ativistas políticos de esquerda se opõem à
energia nuclear, certo? Errado. Nós todos sabemos que os vazamentos nucleares
em Chernobyl, ThreeMileIsland e agora Fukushima sinalizam o potencial de um
holocausto nuclear global, certo? Errado. E se tudo o que sabíamos sobre a
energia nuclear estivesse errado? E se a energia nuclear for a única fonte de
energia que tem a capacidade de parar as mudanças climáticas? O ex-crítico da
energia nuclear e documentarista Robert Stone examina algumas das crenças
generalizadas sobre os perigos da energia nuclear em um filme esclarecedor e
fascinante. Classificação
Indicativa: Livre
Desconectado
Powerless
Dir. Deepti Kakkar & Fahad Mustafa, Índia, EUA, 2013, 83'
Kanpur já foi uma das principais cidades industriais da Índia, mas atualmente
sua infraestrutura precária obriga boa parte da população a lidar
constantemente com a falta de eletricidade. Loha Singh é um eletricista que
realiza ligações clandestinas nos bairros pobres, fazendo funcionar pequenos
negócios, fábricas e residências. Paralelamente, RituMaheshwari é a nova
diretora da companhia de eletricidade local que tenta reprimir os roubos de
eletricidade. Esses dois personagens são antagonistas de uma situação que se
desdobra pela cidade. Classificação Indicativa: 10 anos
Terra da Esperança
The Land of Hope
Dir. Sion Sono, Japão, 2012, 133'
Em uma típica vila japonesa, Yoichi Ono vive com sua esposa Izumi e seus pais.
A família Ono leva uma vida simples, mas feliz, como produtores de leite
vivendo nessa pacata vila. Um dia, o pior terremoto da história causa a
explosão de uma usina nuclear próxima. Seus vizinhos, que vivem dentro do
alcance da usina de energia nuclear, são obrigados pelo governo a evacuar o
local. Mas a família Ono tem apenas metade de seu jardim designado como dentro
do alcance e precisa tomar a difícil decisão de refugiar-se ou não.
Classificação Indicativa: Livre
Costa da Morte
Costa da Morte
Dir. Lois Patiño, Espanha, 2013, 81'
Costa da Morte é uma região no noroeste da Galícia que foi considerada como o
fim do mundo durante o período romano. Seu nome dramático vem dos inúmeros
naufrágios que aconteceram ao longo da história nesta área feita de rochas,
névoa e tempestades. Atravessamos esta terra observando as pessoas que a
habitam, pescadores, coletores de mariscos, madeireiros... Testemunhamos
artesãos tradicionais que mantêm tanto uma relação íntima quanto uma batalha
antagônica com a vastidão do território. O vento, as pedras, o mar, o fogo, são
personagens deste filme, e através deles nos aproximamos do mistério da
paisagem, entendendo-a como um conjunto unificado com o homem, sua história e
suas lendas. Classificação Indicativa: Livre
Floresta dos Espíritos Dançarinos
Forest of the Dancing Spirits
Dir. Linda Västrik, Canadá / Suécia, 2013, 104'
Akaya, Kengole, Dibota e seus amigos e família são caçadores-coletores (e
também grandes contadores de histórias) que nos guiam através do seu mundo na
floresta tropical da bacia do Congo. Eles explicam suas origens, mitos e o
sentido bastante espiritual que dão à vida. O filme acompanha a singular vida
comunitária do grupo ao longo de muitos anos. Nós testemunhamos a prática de
sua espiritualidade nas situações mais difíceis. Sua religião é lúdica e muito
criativa para lidar com questões profundamente sérias da vida e da morte, e
pode ser a mais antiga religião praticada hoje. Classificação Indicativa: Livre
Mostra Competitiva
Amazônia DesconhecidA
Amazônia Desconhecida
Dir. Daniel Augusto & Eduardo Rajabally, Brasil, 2013, 71’
A Amazônia é um dos lugares mais famosos do mundo e, curiosamente, um dos menos
conhecidos. Em meio a tanta desinformação, o documentário se propõe uma difícil
missão: buscar as inúmeras verdades existentes, derrubando mitos e levando ao
público um retrato mais fiel da maior floresta tropical do planeta.
Classificação Indicativa: Livre
Seca
Cuates de Australia
Dir. Everaldo González, México, 2011, 90’
Os habitantes de Cuates de Australia enfrentam a morte a cada ano, evitando a
seca que os ameaça. Enquanto a comunidade é forçada ao êxodo, o ejido é
abandonado e, pouco a pouco, os animais do deserto se apoderam do lugar. Em seu
exílio, homens e mulheres, jovens e velhos esperam as primeiras gotas de chuva
a fim de retornar. Classificação Indicativa: Livre
Deserto Verde
Desierto Verde
Dir. Ulises de la Orden, Argentina,
2013, 84’
O uso de produtos químicos na produção agrícola tem mais de um século.
Diferentes pesticidas têm sido utilizados, sempre escondendo os efeitos
prejudiciais à saúde. Mas o enorme avanço das fronteiras agrícolas levou o uso
dessas substâncias a uma situação de abuso, intervindo na produção de milhões e
milhões de hectares: alimento que chega à nossa mesa, juntamente com o veneno.
Existem maneiras de se criar riqueza, produzir alimentos e exportar para o
mundo sem nos intoxicar. Não vamos engolir o contrário. Classificação
Indicativa: Livre
Não Há Lugar Distante
No Hay Lugar Lejano
Dir. Michelle Ibaven, México,
2012, 82’
Julian, um menino indígena de 8 anos, testemunha a construção de uma estranha
atração turística na longínqua Serra Tarahumara, onde sua tribo vive há
séculos. Para Nazareno e outros membros anciãos da comunidade, estas obras
apenas confirmam a ameaça que sua pequena vila, localizada no ponto mais remoto
da serra, sofre há décadas: de ser removida do local. Uma vila ignorada pelo
governo, cujas crianças crescem para abandoná-la e velhos morrem para dela não
sair. Classificação Indicativa: Livre
Pacha
Pacha
Dir. Héctor Ferreiro, Bolívia / México, 2012, 88’
Tito, um engraxate, dorme nas ruas de La Paz. Adormecido debaixo de um sombrero
ele sonha com um outro mundo, até que é acordado abruptamente pelo pesadelo de
seu presente - e a descoberta do roubo da caixa de engraxate que ele precisa
para sobreviver. Em todos os lugares ao seu redor, uma batalha constante está
sendo travada contra as condições sociais miseravelmente pobres. Quando a
população indígena luta por seus direitos, a polícia responde com gás
lacrimogêneo e balas de borracha. Classificação Indicativa: Livre
74 Metros Quadrados
74 Metros Cuadrados
Dir. Paola Catillo & Taziana Panizza, Chile / EUA, 2013, 67’
Iselsa e Cathy decidem participar de um projeto concebido por líderes em
arquitetura social, que lhes dará sua casa própria e os integrará em um bairro
de classe média. A câmera observa ao longo de sete anos os recursos escassos,
um bairro que os rejeita, problemas na construção e os desastres que as chuvas
trazem. A maior dificuldade será superar a divisão da comunidade. Classificação
Indicativa: Livre
Panorama Histórico
Filhos de Hiroshima / Children
of Hiroshima/ Gembaku no Ko
Dir. Kaneto Shindo, Japão, 1952, 100’
Hiroshima pós-guerra. Já se passaram quatro anos desde a última vez que ela
visitou sua cidade natal. Takako enfrenta os efeitos da bomba atômica quando
viaja ao redor da cidade para visitar velhos amigos. Classificação Indicativa:
14 anos
O Homem
Human/ Ningen
Dir. Kaneto Shindo, Japão, 1962, 116’
O barco Netuno fica à deriva após uma violenta tempestade. O desespero dos
quatro tripulantes aumenta quando comida e água terminam. Classificação
Indicativa: 14 anos
Dragão Felizardo Nº 5
Lucky Dragon Nº 5/ Daigo Fukuryu Maru
Dir. Kaneto Shindo, Japão, 1959, 110’
Em 1954, logo após os testes nucleares dos EUA no Atol de Bikini, a tripulação
de um navio pesqueiro sofre com a contaminação radioativa. Classificação
Indicativa: 10 anos
A Mãe
Mother/ Haha
Dir. Kaneto Shindo, Japão, 1963, 100’
Tamiko é mãe solteira. Seu filho está ficando cego, o diagnóstico é tumor
cerebral e não há dinheiro para a cirurgia. Ela pede auxílio à mãe, Yoshie. A
ajuda financeira é negada, mas Yoshie arranja um casamento para Tamiko, a fim
de que o novo marido pague pela urgente cirurgia. Classificação Indicativa: 14
anos
Onibaba – A Mulher do Demônio
Onibaba
Dir. Kaneto Shindo, Japão, 1964, 100’
Século 14, Japão. Esperando o filho que está na guerra, uma mulher e sua nora
sobrevivem em uma aldeia com tocaias que armam para alguns soldados, matando-os
e vendendo seus pertences. Com a morte do filho, a mãe põe em prática um plano
diabólico para manter a companhia de sua nora. Classificação Indicativa: 16
anos
A Ilha Nua
The Naked Island/ Hadaka no Shima
Dir. Kaneto Shindo, Japão, 1960, 95’
O filme lida com a vida difícil de uma família de quatro pessoas, os únicos
habitantes de uma pequena ilha japonesa no arquipélago Setonaikai. Várias vezes
por dia eles remam até a ilha vizinha para buscar água para os seus campos
miseráveis. Classificação Indicativa: Livre
Curtas e Médias Internacionais e Nacionais
Mostra Contemporânea
Tóquio Waka
Tokyo Waka
Dir. John Haptas & Kristine Samuelson, Japão, 2012, 62’
TokyoWaka é tanto um retrato lírico cuidadosamente construído de Tóquio e seus
habitantes quanto uma representação da surpreendentemente rica vida dos corvos.
É um encapsulamento evocativo da Tóquio pós-bolha, quando as pessoas pegas no
fluxo das mudanças buscam seus portos seguros precários perante um futuro
incerto. Classificação Indicativa: Livre
Fora de Quadro
Out of Frame
Dir. YorgosZois, Grécia,
2012, 10’
Na Grécia, a propaganda em outdoors foi recentemente proibida. Como resultado,
existem centenas de outdoors vazios que não mostram nenhuma mensagem. Mas as
molduras vazias são agora a mensagem. E nós estamos fora de quadro. Classificação
Indicativa: Livre
Lamento de Yumen
Lament of Yumen
Dir. Huaging Jin, China, 2012, 27'
A cidade de Yumen, onde o primeiro campo de petróleo da China foi encontrado,
já foi uma cidade de glórias e sonhos. Meio século depois, seus recursos
petrolíferos estão esgotados. As bases do governo e do petróleo mudaram-se e
mais de 90 mil residentes migraram, deixando uma cidade praticamente deserta. O
documentário explora os crescentes problemas sociais que surgem com as grandes
reformas chinesas, focando na luta desesperada pela vida das classes menos
privilegiadas. Classificação Indicativa: Livre
Nature House Inc.
Nature House Inc.
Dir. Nick Jordan, Reino Unido, 2013, 6’
Um curta-metragem que foca na proliferação de casas de passarinho, construídas
para atrair a Andorinha Azul - “O Pássaro Mais Procurado da América”. A
extraordinária abundância dessas casas construídas pelo homem reflete um desejo
de viver mais próximo à natureza, em um cenário suburbano de uma pequena
cidade. Classificação Indicativa: Livre
A Criação Como a Vimos
The Creation As We Saw It
Dir. Ben Rivers, Reino Unido, 2012, 14’
Três histórias míticas da República de Vanuatu, uma ilha-nação localizada no
Oceano Pacífico Sul, sobre a origem dos seres humanos; por que os porcos
caminham de quatro e por que um vulcão está onde está. Classificação
Indicativa: Livre
Mostra Competitiva
Apocalipse de Verão
Summer Apocalypse
Dir. Carolina Durão, Brasil, 2013, 15’
Rio de Janeiro, 45 ° C, praias lotadas: um apocalipse de verão! Daniel, 8 anos,
está de férias na praia, onde experimenta diversos mundos e se diverte entre a
fantasia e a realidade. Um dia, o mar está cheio de algas tóxicas. A praia está
imprópria! Será o fim do verão? Classificação Indicativa: Livre
Chapada do Apodi, Morte e Vida
Apodi’s Plateau, Death and Life
Dir. Thiago Carvalho, Brasil, 2013, 27’
A Chapada do Apodi fica na divisa entre Ceará e Rio Grande do Norte. Em 1989, o
Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) implementou um projeto
de irrigação no lado cearense. A área foi ocupada por grandes empresas de
fruticultura, desarticulando a produção de milhares de pequenos agricultores.
Em 2013, um projeto semelhante está prestes a chegar ao lado potiguar da
chapada, ameaçando 6 mil agricultores familiares. Classificação Indicativa:
Livre
As Ruas da minha Cidade
Las Calles De Mi Ciudad
Dir. Lucía Nieto Salazar, Uruguai, 2012, 6’
Ela acorda, anda pela floresta; chega a uma cidade vazia onde o vento passa por
suas ruas. Mais tarde, ela passa por outra cidade, esta habitada, mas ela está
perdida. Perdeu-se de si mesma. Ela medita e se questiona, ela desaparece e
reaparece. Finalmente ela volta para a floresta, onde ela se sente em paz. Classificação
Indicativa: Livre
Linear
Linear
Dir. Amir Admoni, Brasil, 2012, 6’
A linha é um ponto que saiu caminhando. Classificação Indicativa: Livre
Nahuas, 20 Anos Depois
Nahuas, 20 Años Después
Dir. Marc Gavaldà, Eduard Alter e JordiSalvadó, Peru / Espanha, 2012, 26’
Até 1984, o povo Nahua viveu dentro da selva amazônica, evitando qualquer
contato com a civilização. A chegada da Shell e o desenvolvimento do projeto de
extração de gás em Camisea trouxeram consequências graves para os seus
habitantes e sua cultura. Classificação Indicativa: Livre
Paal
Paal
Dir. Christoph Müller & Victor Vargas Villafuerte, México / Canadá / Suíça, 2012, 21
Memo é um garoto maia cujo maior sonho é contar as histórias de seu povo. Sob
sua ótica e fantasia, exploramos o dia a dia e a cultura de sua cidade e a
natureza exuberante da floresta de Yucatán, no sul do México. Classificação
Indicativa: Livre
O Último Mercador de Gelo
El Último Hielero
Dir. Sandy Patch, Equador, 2012, 14’
Por mais de 50 anos Baltazar Ushca extraiu o gelo glacial do Monte Chimborazo,
no Equador. Seus irmãos, ambos comerciantes de gelo, há muito se aposentaram da
montanha. O Último Mercador de Gelo é uma história de mudança cultural e como três
irmãos se adaptaram a ela. Classificação Indicativa: Livre
Serviço: 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. | Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do Metrô. Centro. Tel. 3397-4001| Cine Olido – Galeria Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do Metrô. Centro. Tel. 3331-8399| De 20 a 27/03|Grátis
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk