Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Sexta-feira, 9 de Maio de 2014 | Horário: 17:21
Compartilhe:

Documentário “Triunfo” chega à tela do Cine Olido

Exibição, que acontece no dia 23 de maio, conta a trajetória de Nelson Triunfo e sua influência no cenário do rap nacional
Documentário ressalta a vitoriosa trajetória da obra de Nelson Triunfo

Por Amanda Monteiro

A tela da Galeria Olido abre espaço para o break, estilo de dança intrínseco à cultura hip-hop mundial. Contando a trajetória de Nelson Triunfo e seus movimentos transformadores, que abriram novas possibilidades para a população das periferias por meio da dança, o documentário “Triunfo”, que será exibido no dia 23, às 19h, no Cine Olido, dá vazão à voz da comunidade por meio do rap nacional.

O documentário, oriundo de uma parceria com a produtora Canal Aberto, conta com a participação de rappers como Thaíde, KL Jay e BNegão, influenciados não só pela dança contagiante de Nelson Triunfo como também pelo papel moral que ele exercia e ainda exerce na mídia.

A história de Nelson Gonçalves Campos Filho, sociólogo da favela que se mudou para São Paulo na década de 1970, e do hip–hop nacional se confundem. É justamente a vitoriosa trajetória de sua obra que é contada no documentário cultural “Triunfo”. Feito com poucos recursos e destaque de festivais como a sexta edição do In-Edit Brasil, o filme é assinado pelos diretores Hernani Ramos e Caue Angeli.

Triunfo migrou para a metrópole paulista e se tornou um dos pais do movimento hip–hop no Brasil. “Todas as pessoas que estão participando do filme se inspiraram no Nelson Triunfo. Ele já tinha a cultura do Nordeste como algo muito forte, depois conheceu o movimento soul em São Paulo e descobriu uma forma única de dançar. Esse jeito original acabou por influenciar gerações”, conta Maria Lúcia, produtora do documentário. Fã de ícones da música como Luiz Gonzaga e James Brow, Triunfo, que também compõe, foi pioneiro ao utilizar sua ampla bagagem cultural - adquirida em projetos sociais e na cena hip–hop – para promover o rap nacional como meio de inclusão social.

Serviço: Cine Olido – Galeria Olido. Av. São João, 473, Centro. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 23, 19h. Grátis

collections
Galeria de imagens