Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Projeto “Imagens do Brasil Profundo” promove conversas com violeiros
Encontros semanais acontecem na Biblioteca Mário de Andrade, a partir de 30 de outubro

O violeiro Paulo Freire é o primeiro convidado do projeto
Por Gabriel Fabri
A partir do dia 30 de outubro, a Biblioteca Mário de Andrade recebe o projeto “Imagens do Brasil Profundo”, que discute, ao longo de quatro encontros, a cultura caipira. A cada semana, o sociólogo e historiador Jair Marcatti conversa com um músico diferente para entender como o convidado encontrou na viola caipira o melhor instrumento para fazer a sua arte. “Vamos discutir também como a música e a cultura caipira expressa um lado muito rico do Brasil”, conta Marcatti.
Segundo o historiador, a cultura caipira é de suma importância para a história cultural brasileira e hoje está sendo resgatada das mais diversas maneiras, seja pela música, turismo, gastronomia, seja pela universidade, na forma de teses, estudos e pesquisas, por exemplo. Formada no eixo conhecido como “Paulistânia”, que envolve o interior de estados como São Paulo, grande parte de Minas Gerais, Goiás e parte de Mato Grosso “a cultura caipira é uma coisa mais viva do que nunca”, afirma Marcatti. Segundo ele, o antropólogo Darcy Ribeiro definia essa cultura como um dos pilares da construção da identidade brasileira, sendo reveladora de um “Brasil profundo”, como evoca o nome do projeto. A cultura caipira se refere a uma mistura e adaptação do modo de ser europeu no território brasileiro rural dessa região. “A questão caipira é muito formadora da gente, de uma certa identidade e modo de ser brasileiro, presente em muitos de nós, até hoje, pelo menos no interior, na roça”, conta o sociólogo.
Os violeiros convidados são Paulo Freire, no dia 30 de outubro, Passoca, no dia 6 de novembro, João Paulo Amaral, no dia 14, e Jaime Alem, no dia 27. Alem, que trabalhou mais de 30 anos com Maria Bethania, lança seu novo álbum, “Meu Reliquário”, também na Mário de Andrade, no dia 28.
Serviço: Biblioteca Mário de Andrade. Rua da Consolação, 94, Consolação, Centro. Tel. 3256-5270. Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Dias 30/10, 6, 14 e 27/11, 19h30. Grátis.
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk