Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Projeto Cine Imigrante exibe filmes peruanos premiados
“Chicama”, “Transporte público” e “Paraíso” foram selecionados para as sessões do mês de junho

Cena de “Chicama”, de Omar Forero. Longa foi premiado como
melhor filme peruano pela Apreci
Por Letícia Andrademelhor filme peruano pela Apreci
Para discutir a questão dos imigrantes na cidade de São Paulo, o Cine Olido inaugurou em abril o projeto “Cine Imigrante”. A primeira edição trouxe duas obras nigerianas inéditas no Brasil. Neste mês, o tema da programação é o Peru, com exibição de três longas-metragens entre os dias 2 e 9 de junho.
Dirigido e escrito por Omar Forero, “Chicama” foi premiado como melhor filme peruano pela Associação Peruana de Imprensa Cinematográfica (Apreci). O filme conta a história do jovem César, que decide abandonar sua a carreira e a pequena cidade onde vive para partir rumo à costa de Trujillo (norte do país) em busca de novas oportunidades.
Filmado sem roteiro prévio e com uma câmera na mão, “Transporte público”, de Alejandro Small foi exibido nos festivais de Buenos Aires (Argentina) e Valdívia (Chile). O longa-metragem mostra a rotina de um grupo de adolescentes que sai todas às noites em busca de diversão.
Por fim, “Paraíso”, do diretor Héctor Gálvez aborda a história de cinco amigos, que vivem no bairro homônimo ao filme, situado nos arredores da capital (Lima). Lá, passam os dias sem perspectiva de futuro, mas com a sensação de que precisam fazer alguma coisa. A produção foi premiada no festival de Huelva (Espanha).
Serviço: Galeria Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro.| tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 2 a 9/6. R$1. 14 anos.
Confira a programação completa:
PARAÍSO
(Peru/Alemanha/Espanha, 2009, 91 min). Dir.: Héctor Gálvez. Com Yiliana Chong, Jose Luís García, William Gómez e outros.
Cinco amigos vivem em Paraíso, bairro situado nos arredores da cidade de Lima (Peru). Lá, passam os dias sem oportunidades ou futuro, mas com a sensação de que precisam fazer alguma coisa. | Dia 2, 19h. Dias 3 e 6, 17h
CHICAMA
(Peru, 2013, 75 min). Dir.: Omar Forero. Com José Sopán, Ana Paula Ganoza, Pedro Castillo e outros.
Rapaz sonha em viver na grande cidade de Trujillo, no litoral, mas as poucas oportunidades profissionais o levam a trabalhar como professor em um bucólico povoado andino. Lá, ele se encanta por seus jovens alunos e por uma colega. | Dia 4, 19h
TRANSPORTE PÚBLICO
(Microbús, Peru, 2014, 44 min). Dir.: Alejandro Small. Com Raúl Saco, Luciana Blomberg, Bruno Espejo e outros.
Grupo de amigos perambula todas as noites pela cidade, enquanto conversa e ouve música.
| Dias 5 e 9, 19h
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk