Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Segunda-feira, 1 de Junho de 2015 | Horário: 14:46
Compartilhe:

“Hamlet” estreia com exclusividade no Circuito São Paulo de Cultura

Adaptação do drama de Shakespeare, dirigida por Cristiano Burlan, chega ao Cine Olido, CCSP e Cidade Tiradentes a partir do dia 11


Inspirado na peça de William Shakespeare, o filme “Hamlet”, de Cristiano Burlan, 
traz como personagem extra a cidade de São Paulo (Foto: Charlene Rover) 

Por Gabriel Fabri

Após realizar o documentário vencedor do Festival É Tudo Verdade em 2013, “Mataram meu irmão”, segundo filme de uma trilogia sobre as mortes trágicas em sua família, o cineasta Cristiano Burlan traz para as telonas a peça “Hamlet”, de William Shakespeare. Lançado por meio da Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo, o longa-metragem de mesmo nome estreia em junho no Cine Olido, no Centro Cultural São Paulo e no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, integrando a programação do Circuito São Paulo de Cultura.

Uma questão na obra de Shakespeare chamou a atenção do diretor: o porquê do autor inglês ainda ser atual depois de 450 anos. “Isso me leva a uma reflexão um pouco sombria, de que talvez não tenhamos evoluído muito nesse tempo”, comenta. Conversando com o crítico Jean Claude-Bernardet, que atua no longa vivendo o papel do fantasma do pai de Hamlet, Burlan percebeu que, novamente, estava trabalhando em cima de questões que remetem à violência e a assuntos familiares, temas recorrentes em sua obra. O cineasta já fez filmes sobre a morte de seu pai e de seu irmão e, em breve, deve encerrar a Trilogia do Luto com um sobre o assassinato de sua mãe.

O diretor filmou a peça de Shakespeare na íntegra, mas optou por não colocar tudo na produção. Com “Hamlet”, ele não queria nem desconstruir a obra nem fazer uma reprodução ao pé da letra. “É como se fosse um documentário sobre a tentativa de compreender e ser possuído pela matéria do texto”, explica. Ao drama shakespeariano, foi acrescentada uma personagem: a cidade de São Paulo. Para o cineasta, é como se fosse possível encontrar Hamlet e os outros componentes da peça a cada esquina. “As grandes tragédias humanas são banais, são pequenas, é a tragédia do cotidiano.” 

No dia 12, Burlan realiza, em Cidade Tiradentes, a oficina “Cinema de guerrilha”, sobre produções independentes. Com exceção de um curta-metragem, todos os filmes do diretor foram feitos sem nenhum tipo de financiamento público ou patrocínio empresarial. “Não ser contemplado por editais não nos impede de realizar os filmes”, conta. “A dificuldade e a falta de uma situação ideal deve ser um maior estímulo ainda”. No encontro, o cineasta deve compartilhar a sua experiência com produção e direção. “As pessoas me reconhecem, eu sou um cara que vim da periferia, se eu tivesse aceitado um ‘não’ e a impossibilidade de fazer, não teria feito nenhum filme na minha vida”, conclui. 

Serviço: Circuito São Paulo de Cultura. Diversos Espaços. Grátis.

| Cine Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro.| tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dias 11, 18 e 19, 19h. Dias 12, 13, 14, 17, 20, 24, 26 e 28, 17h. Dias 16, 21, 23, 25 e 27, 15h
| Centro Cultural São Paulo. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002. De 11 a 17, 16h e 20h30. De 18 a 24, 18h30. De 25 a 1º/7, 17h
| Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. R. Inácio Monteiro, altura do nº 6.900, esq. com Rua Alexandre Davidenko, Cidade Tiradentes. Zona Leste. | tel.: 2555-2840. Dias 13 e 14, 17h
collections
Galeria de imagens