Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quarta-feira, 10 de Junho de 2015 | Horário: 15:43
Compartilhe:

Dupla argentina Tonolec relembra trajetória musical em três shows gratuitos

O repertório mescla música indígena com elementos eletrônicos, entre os dias 26 e 28 de junho

Na estrada desde 2001, Diego Pérez e Chara Bogarín resgatam as canções
e a cultura dos povos nativos sul-americanos (Foto: Divulgação)


Por Letícia Andrade


Empenhados em uma nova proposta musical desde 2001, a dupla argentina Tonolec mistura os cantos indígenas do povo guarani Mbya e da etnia Qom (ou toba), da província de Chaco, com elementos de música eletrônica. Depois do sucesso nos palcos brasileiros e europeus, o duo chega pela quarta vez ao Brasil e pela segunda vez em São Paulo com três apresentações gratuitas. Os shows acontecem nos teatros Cacilda Becker, Décio de Almeida Prado e Martins Penna, entre os dias 26 e 28 de junho.

Segundo o músico Diego Pérez, que toca ao lado da cantora Chara Bogarín, a ideia é encontrar um som que os represente como argentinos e latino-americanos. “Nosso processo criativo é inspirado por visitas às comunidades dos povos indígenas com quem trocamos músicas e experiências. No estúdio, fazemos um trabalho de composição, integrando a nossa experiência com elementos contemporâneos”, explica Pérez.

Com quatro álbuns lançados desde 2005, o repertório do show contempla músicas das diferentes fases da dupla, considerando todas as vivências e imersões culturais. Em seu mais recente disco, “Cantos de la tierra sin mal”,  lançado no ano passado, o duo teve os Mbya guaranis e os cantos infantis dessa etnia como referência.

 Neste ano, Tonolec completa 10 anos do lançamento do primeiro disco com mesmo nome da dupla. Além das apresentações que passeiam pela história musical, o duo prepara o lançamento de um livro, uma coletânea completa e um disco inédito para comemorar.

Serviço: | Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Zona Oeste. Dia 26, 21h. Grátis (retirar senha, uma por pessoa, a partir das 14h e trocá-la pelo ingresso uma hora antes).
| Teatro Décio de Almeida Prado. R. Cojuba, 45, Itaim Bibi. Zona Oeste. | tel. 3079-3438. Zona Oeste. Dia 27, 21h. Grátis (retirar senha, uma por pessoa, a partir das 14h e trocá-la pelo ingresso uma hora antes).
| Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20, Penha. Próximo do Shopping Penha. Zona Leste. | tel. 2295-0401. Zona Leste. Dia 28, 19h . Grátis (retirar ingresso uma hora antes). 60 min. Livre.

collections
Galeria de imagens