Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Segunda-feira, 27 de Julho de 2015 | Horário: 14:05
Compartilhe:

Departamento do Patrimônio Histórico debate sobre patrimônio cultural e suas dimensões material e imaterial

Encontro intitulado “Patrimônio em Debate” chega a sua terceira edição e discute o patrimônio imaterial e sua abordagem a partir de conceitos contemporâneos
Nesta sexta-feira, dia 31 de julho, às 14h, o DPH (Departamento do Patrimônio Histórico), promove um encontro no Solar da Marquesa para discutir os novos conceitos de preservação dos bens culturais e afetivos da cidade.

O evento com entrada franca terá como ponto de partida as novas tendências no Brasil e no mundo na abordagem de temas patrimônio imaterial e material, que transcendem e incluem os conceitos da contemporaneidade líquida, resgatando valores além da concretude dos bens históricos.

Com o tema “Resgate da Memória e o (I)Material”, o projeto Patrimônio em Debate chega a sua terceira edição com o objetivo levantar questões complexas e contemporâneas do cotidiano de atuação do DPH, no âmbito teórico e prático, apresentando e discutindo de forma pública medidas e propostas de proteção, divulgação, conservação e valorização do Patrimônio Cultural da Cidade de São Paulo.
 
O ano de 2015 é muito especial para a Secretaria Municipal de Cultura e para o Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo, pois comemoramos 80 anos da criação do Departamento de Cultura; marcamos os 70 anos da morte do seu criador, Mário de Andrade, assim como também comemoramos os 40 anos da criação deste DPH e os 30 anos da criação do Conselho Municipal – CONPRESP.

Serviço: Patrimônio em Debate. Tema: Resgate da Memória e o (I)Material”.
Solar da Marquesa de Santos – Rua Roberto Simonsen, 136 (próximo da Estação Sé do Metrô). Centro. Entrada Franca. (não é necessário fazer inscrição prévia)

PROGRAMAÇÃO
Coordenação: Nadia Somekh | Presidente Conpresp e Diretora DPH

14:00 - Abertura com  Marcio Olivato Pozzer, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Cultura

14:30 - Mesa com Fernanda Pereira | Mostra "Patrimônio Imaterial Brasileiro"; Luiz Armando Bagolin | IEB-USP e Diretor da Biblioteca Mario de Andrade e  Maria Isabel Villac | FAU -Mackenzie.

16:00 - Debatedor:  Sonia Rampim Florêncio | IPHAN


Fernanda Pereira: Relações Públicas com especialização em comunicação e marketing com sólida experiência em gestão, coordenação, processos  e planejamento de comunicação. Foi coordenadora de comunicação do Programa Monumenta/MinC de 2004 a 2007, e Coordenadora de Comunicação e Chefe de Gabinete no Iphan, 2007 a 2010. No período em que trabalhou no Iphan representou o Brasil no Comitê do Patrimônio Imaterial  – Estratégias para Promover o Patrimônio Imaterial no Brasil e na América Latina – encontro organizado pelo Centro do Patrimônio Imaterial – Crespial – Cuzco - Peru em 2009. Também trabalhou na Prefeitura Municipal de Porto Alegre 1998 a 2004, na Coordenação de Comunicação Social. Idealizadora e produtora da exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro - a celebração viva da cultura dos povos. O projeto foi contemplado no edital da CAIXA e já percorreu algumas cidades, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife e agora estará em cartaz na CAIXA Cultural São Paulo, de 25 de julho a 20 de setembro.  

Luiz Armando Bagolin: Diretor da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Doutorado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH/USP(2005). Docente e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, IEB/USP. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Renascimento Italiano, Português e Espanhol e histórias das artes entre o século XV e XVIII, doutrinas artísticas, retóricas antigas e arte brasileira do século XIX.

Maria Isabel Villac:
Graduação em Arquitetura e Urbanismo (1977) e Especialização em Didática do Ensino Superior (1991) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutorado em Teoria e Historia da Arquitetura pela Universitat Politecnica de Catalunya (2002), com Bolsa CAPES. Pós-Doutorado pelo IUAV – Instituto Universitario di Architettura di Venezia (2013-2014), com bolsa FAPESP. Professora concursada no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina de 1986 a 2002. Desde 2002, professora do curso de graduação e, a partir de 2006, do curso de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência profissional na área de Arquitetura e Desenho Urbano. Como pesquisadora atua principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura e cidade, arquitetura, arte e cultura, arquitetura e cidadania, ensino de arquitetura. Trabalha atualmente com a relação entre microdinâmicas, apropriação e espaço público na metrópole, dentro da investigação: "Culturas e cidade: teorias e projeto".

Sonia Rampim Florêncio: Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1988), especialização em Sociologia Rural pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1993), especialização em Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social pela Escola Nacional de Administração Pública -  ENAP (2013) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2003). Atualmente é Coordenadora de Educação Patrimonial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan . Suas experiências de pesquisa e trabalho são :educação de jovens e adultos, educação patrimonial e metodologias participativas.


collections
Galeria de imagens