Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Teatro Alfredo Mesquita recebe sete peças infantis em setembro
Projeto Leva ao Teatro apresenta espetáculos gratuitos a partir do dia 15

Adaptação de peça de Shakespeare, "Bruxas da Escócia" é apresentada dia 30
Por Gabriel Fabri
A partir do dia 15, o Teatro Alfredo Mesquita recebe o projeto Leva ao Teatro, que traz espetáculos infantis em apresentações únicas e gratuitas. No mês de setembro, são ao todo sete peças, encenadas de terça a quinta, sempre às 14h30.
A programação começa com “2POR4”, do Grupo Esparrama, montagem que busca introduzir as crianças ao universo da música erudita. Na trama, dois desajeitados palhaços-maestros disputam para ver quem será o regente de um quarteto de cordas. No repertório estão trechos de canções icônicas de compositores como Vivaldi, Beethoven e Mozart, além de músicas para crianças. O popular e o erudito se misturam com humor como, por exemplo,quando o ator Rani Guerra interpreta o clássico infantil “A dona Aranha” em uma versão que imita uma ária de ópera.
No dia 16, é apresentado “Simbad, o navegante”, da companhia Circo Mínimo. Adaptadas do livro de contos populares árabes “As mil e uma noites”, as aventuras do marujo Simbad são recontadas misturando teatro, dança e circo. No palco, uma estrutura de bambu é remontada várias vezes, criando diversos objetos, como um navio e as asas de um pássaro.
Já no dia 22, a magia do cinema chega ao Alfredo Mesquita com o musical “Filminho”, da Cia. Corpo Rastreado. Trazendo canções de produções como “Frozen”, “Rei leão” e “A pantera cor-de-rosa”, a peça conta a história de um galã que foge da tela para a sala de exibição.
Adaptação do clássico “Macbeth”, de William Shakespeare, “Bruxas da Escócia” é apresentado no dia 30. Encenado pela Cia. Vagalum Tum Tum, o espetáculo conta a história de um nobre que encontra três feiticeiras. Elas fazem previsões sobre seu futuro, informando que um dia se tornaria rei da Escócia. Influenciado pela mulher ambiciosa, Lady Macbeth, o nobre faz de tudo para ser coroado, mas logo recebe outra visita das bruxas. A peça foi contemplada com o prêmio de Melhor Espetáculo com Texto Adaptado para Crianças, da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 2014.
Completam a programação de setembro “Bessarábia, uma feira de histórias”, da Cia. Teatral As Graças; “A condessa e o bandoleiro”, do Barracão Cultural; e “Felpo Filva”, com direção de Claudia Missura.
Serviço: Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte. | tel. 2221-3657. De 15/9 a 7/10. Livre. Grátis.
Confira a programação completa:
2POR4
Grupo Esparrama. Dir.: Kleber Brianez. Com Kleber Brianez e Rani Guerra. 45 min.
Quarteto de cordas chega para uma apresentação e é surpreendido por dois palhaços que disputam quem será o grande regente do dia. Durante essa competição, eles mostram suas habilidades e apresentam os instrumentos utilizados e as propriedades do som.
| Dia 15, 14h30
SIMBAD, O NAVEGANTE
Circo Mínimo. Texto: Alexandre Roit, Carla Candiotto e Rodrigo Matheus. Dir.: Carla Candiotto. Com Ronaldo Aguiar e Rodrigo Matheus. 60 min.
Dois palhaços vão de cidade em cidade contando suas histórias. Nesta apresentação, eles enfocam Simbad, o Navegante, usando bambus para criar animais, barcos, desfiladeiros e tempestades.
| Dia 16, 14h30
BESSARÁBIA, UMA FEIRA DE HISTÓRIAS
Cia. Teatral As Graças. Dramaturgia: Juliana Gontijo. Dir.: David Tayiu. Atrizes-manipuladoras: Eliana Bolanho, Juliana Gontijo e Sylvie Layla (convidada). 50 min.
Três velhas senhoras criam uma feira de histórias com pequenos bonecos vindos de Bessarábia, país que não existe mais. Como em um conto de fadas, esses antigos bonecos e as mulheres atravessam o tempo e os mares para criar um lugar mágico, onde memórias esquecidas, objetos jogados no lixo, reis e princesas revelam uma Bessarábia imaginária, que todos carregam dentro de si.
| Dia 17, 14h30
FILMINHO
Núcleo Corpo Rastreado. Dramaturgia e dir.: Marcelo Romagnoli. Músicos-intérpretes: Natalia Mallo, Ramiro Murillo, Mariá Portugal e outros. 60 min.
O espetáculo acompanha filmes marcantes da infância e suas músicas inesquecíveis que passam de geração em geração e aquelas novidades do cinema reveladas pelos filhos aos pais e aos parentes mais velhos.
| Dia 22, 14h30
FELPO FILVA
Texto baseado em livro homônimo de Eva Furnari. Adapt.: Marcelo Romagnoli. Dir.: Claudia Missura. Com Marat Descartes e Gisele Calazans. 50 min.
O espetáculo celebra o amor por meio de um coelho solitário que escreve coisas bonitas, mas tristes. Um dia, ele se surpreende com a chegada de um envelope lilás, amarrado com fita de cetim, e a partir daí sua vida se transforma. O espetáculo permite às crianças ter contato com várias formas de texto, entre elas, poema, fábula, carta, bula e autobiografia.
| Dia 23, 14h30
A CONDESSA E O BANDOLEIRO
Barracão Cultural. Dramaturgia: Angelo Brandini. Dir.: Fernando Escrich. Com Eloisa Elena, Thiago Andreuccetti, Fabio Ferretti e outros. Espetáculo vencedor do 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem na categoria Melhor Espetáculo Jovem. 60 min.
Condessa sente-se entediada com sua riqueza, mesmo assim, decide ir a um baile, acompanhada de sua ama e um barão. No caminho, em meio à floresta, são obrigados a pernoitar em uma taberna e encontram um temido bandoleiro que os coloca diante de um novo mundo, mudando suas visões de si e dos outros.
| Dia 29, 14h30
BRUXAS DA ESCÓCIA
Cia. Vagalum Tum Tum. Texto e dir.: Angelo Brandini. Com Tereza Gontijo, Christiane Galvan, Anderson Spada e outros. 90 min.
Livremente inspirado em “Macbeth”, de William Shakespeare, o espetáculo conta a história de um nobre escocês que, após vencer uma batalha, é surpreendido por três bruxas que fazem previsões sobre seu futuro, entre elas, a de que seria rei em breve.
| Dia 30, 14h30
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk