Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
“Máquina de Dar Certo” explora estudos sobre comportamento humano
Peça da Cia. Bruta da Arte fica em cartaz entre os dias 16 e 18 de outubro, no Teatro Municipal de Santo Amaro Paulo Eiró

Dez atores em palco são testados em questões como interatividade,
regras comportamentais e enclausuramento (Foto: Allis Bezerra)
regras comportamentais e enclausuramento (Foto: Allis Bezerra)
Por Letícia Andrade
Inspirados nos estudos científicos de Frederick Skinner, nas pinturas do artista plástico Jean Rustin, nas coreografias de Jêrome Bell e nos trabalhos do cineasta Lars Von Trier, a Cia. Bruta da Arte encena “Máquina de Dar Certo”, entre os dias 16 e 18 de outubro, no Teatro Municipal de Santo Amaro Paulo Eiró.
Com direção de Roberto Áudio, o enredo acompanha dez pessoas trancadas em um cômodo, sendo submetidas a uma série de estímulos sonoros e visuais. Como nos experimentos de Skinner, elas são constantemente testadas: têm que executar as tarefas e coreografias determinadas por um comando, cuja identidade é desconhecida.
Skinner foi um psicólogo estadunidense, precursor do que se chamou de “behaviorismo radical”, abordagem que procura entender o comportamento humano a partir das respostas de sua interação com o ambiente. Esses estudos permitiram a criação da “máquina de ensinar”, uma espécie de aparelho de perguntas e respostas que, segundo ele, facilitaria a aprendizagem de alunos nas escolas.
Em “Máquina de Dar Certo”, os dez atores em palco são sempre testados em questões como interatividade, regras comportamentais e enclausuramento, além dos estímulos sonoros e visuais. O objetivo é abordar condicionamento, adequação às regras e possibilidade de pertencimento.
Serviço: Teatro Municipal de Santo Amaro Paulo Eiró. Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro. Zona Sul. | tel. 5546-0449 e 5686-8440. | Dias 16 e 17, 21h. Dia 18, 19h
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk