Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Mostra exibe documentários produzidos em diversos países pelos Ateliers Varan
Fundado em 1981, em Paris, os Ateliers Varan funcionam como escola de formação de documentaristas, levando oficinas de roteiro, montagem e iniciação ao documentário a diversos países, como África do Sul, Vietnã, Egito e Colômbia. A partir dessas vivências, são filmados documentários que mostram a realidade dos países em que os participantes vivem. O Brasil recebe, entre os dias 21 de abril e 4 de maio, no Centro Cultural São Paulo,uma mostrai nédita de alguns desses filmes: a “Retrospectiva Varan”.
Ao todo, foram realizados mais de mil documentários desde a fundação dos Ateliers. Os temas abordam tensões políticas, conflitos, transformações sociais e cultura dos diversos países participantes. Os personagens são filmados a partir do seu cotidiano, em sua existência habitual. Na retrospectiva, são exibidas 45 obras desse acervo.
Entre os destaques estão “Makwayela”, produzido por Jean Rouch e Jacques d’Arthuys em Moçambique, que será exibido na abertura da mostra, dia 21. O filme retrata trabalhadores de uma fábrica de garrafas que cantam e dançam uma canção anti-imperialista no pátio e, em seguida, explicam a origem e o sentido de tal música.
Além de documentários livres, como “Bem-vindo à Colômbia” (Colômbia, 2005) e “O Impenetrável” (Argentina, 2012), a mostra também inclui um programas divididos por país de produção, constituídos por documentários curtos apresentados em sequência. O Programa Afeganistão, por exemplo, inclui quatro curtas: “Check point”, “Minha Cabul”, “Pequeno Afeganistão” e “Um dia de Rahela”. Na mesma linha, serão projetados os Programas África do Sul, Colômbia, Egito, Sérvia e Montenegro e Vietnã 1, 2 e 3.
Iniciativa da Balafon, associação dedicada a difundir o cinema documentário no Brasil, em parceria com a Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3 e a Embaixada da França no Brasil, a mostra já passou por João Pessoa, Ouro Preto, Belo Horizonte, Florianópolis e Rio de Janeiro. Após São Paulo, segue para Recife e Belém.A programação completa pode ser conferida no site www.balafon.org.br/varan/bh.html.
Por Fernanda Matricardi
Serviço:
| Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000. Paraíso. Centro. De 21/4 a 4/5.
R$1,00 (taxa de manutenção, sem direito a meia-entrada) - a bilheteria será aberta somente no dia do evento e em seu horário de funcionamento (terça a sábado, das 13h às 21h30; domingos, das 13h às 20h30) - os ingressos não estarão disponíveis pela internet
Classificação: Livre. Duração: 138 min.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk