Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quinta-feira, 3 de Setembro de 2009 | Horário: 17:15
Compartilhe:

Shows no CCSP prestam homenagem a Ataulfo Alves

As comemorações incluem seis shows de artistas renomados e novos talentos que participaram das gravações do CD '100 anos Ataulfo Alves': Elza Soares e Milena, Maria Alcina e 2ois, Alaíde Costa e Verônica Ferriani, Fabiana Cozza e Mateus Sartori, Ataulpho Alves Junior e Anelis Assumpção, Zezé Mota e Graziela Medori
Criador do estereótipo da “mulher de verdade”, em Ai, que saudades da Amélia, e de frases divertidas como “Quanto mais conheço o homem, mais eu gosto do meu cão”, presente na letra da canção O homem e o cão, Ataulfo Alves talvez não imaginasse que por características como originalidade e simplicidade suas músicas seriam perpetuadas em rodas de samba. Morto em 1969, o compositor atravessou décadas como um dos principais autores e intérpretes de samba, com obras calcadas no cotidiano e nos artifícios da conquista.

Em homenagem ao centenário de seu nascimento, completados neste ano, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) programou, entre os dias 5 e 30, uma série de shows gratuitos com repertório focado nos temas compostos pelo mineiro de Miraí. Organizado pelo produtor musical Thiago Marques Luiz, o tributo é resultado do disco duplo 100 anos – Ataulfo Alves, que chega às lojas no início deste mês, pela Lua Music.

Entre os convidados está Ataulfo Alves Junior, filho do compositor. O cantor, que se apresenta, dia 19, ao lado de Anelis Assumpção, se diz satisfeito com a homenagem feita ao pai: “Eu trabalho há 38 anos pela preservação da memória dele”, afirma o herdeiro do famoso lenço branco que Ataulfo usava no palco “como uma espécie de batuta para reger a subida ou descida do volume da voz de suas pastoras (backing vocal), a evolução das cabrochas no palco e a interpretação dos músicos que o acompanhavam, todos seguindo o gingado do braço.”

Os shows recebem duplas de intérpretes que representam diferentes momentos da música brasileira. É o caso de Alaíde Costa, que canta juntamente com Verônica Ferriani, dia 12; e de Fabiana Cozza, que divide o palco com Mateus Sartori, dia 13. A sambista paulistana acredita na atemporalidade dos temas abordados pelo mestre em toda sua obra.

Além das apresentações ao vivo, o CCSP inaugura um novo serviço. O público poderá ouvir composições digitalizadas do sambista que integram o acervo da Discoteca Oneyda Alvarenga, em totens batizados de Paradas de Escuta. A idéia é trocar o conteúdo disponível, sempre acompanhando a programação musical apresentada.

Programação de shows:

ESPECIAL ATAULFO 100 ANOS
CENTRO CULTUAL SÃO PAULO | SALA ADONIRAN BARBOSA | CENTRO | DE 5 A 20 | SÁB. E DOM. | GRÁTIS

Duplas de intérpretes de diversos gêneros cantam composições do mestre Ataulfo Alves, que teria completado 100 anos em 2 de maio.
| Retirar ingresso com duas horas de antecedência.

ELSA SOARES E MILENA
| Dia 5, 19h

MARIA ALCINA E 2OIS
| Dia 6, 18h

ALAÍDE COSTA E VERÔNICA FERRIANI
| Dia 12, 19h

FABIANA COZZA E MATEUS SARTORI
| Dia 13, 18h

ATAULFO ALVES JR. E ANELIS ASSUMPÇÃO
| Dia 19, 19h

ZEZÉ MOTTA E GRAZIELA MEDORI
| Dia 20, 18h

Conheça o projeto Paradas Sonoras

collections
Galeria de imagens