Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Segunda-feira, 14 de Junho de 2010 | Horário: 16:25
Compartilhe:

Sítio Ressaca resgata trajetória de uma das mais fortes figuras do abolicionismo

Entra em cartaz a partir de 19 de junho a mostra 'Luís Gama e o Abolicionismo paulistano'
Share/BookmarkCompartilhe

A Casa do Sítio da Ressaca, um dos 12 exemplares do Museu da Cidade de São Paulo, vem apresentando uma série de exposições sobre temas ligados à cultura dos negros na cidade. Para dar continuidade a esse projeto, entrará em cartaz a partir de 19 de junho a mostra Luís Gama e o Abolicionismo paulistano.

Organizada pela professora de história da UNIFESP, Maria Luíza de Oliveira, essa exposição contará a história de uma das mais importantes figuras do movimento abolicionista: Luís Gonzaga Pinto da Gama, um ex- escravo que ao conseguir sua liberdade dedicou-se aos estudos e tornou-se  advogado, jornalista e poeta. Através dos jornais, da política e do direito, Gama lutou durante toda vida por justiça social, acusando juízes e outras figuras de poder da época, se envolvendo em polêmicas públicas.

Haverá na exposição painéis onde serão mostradas suas poesias, fotos da cidade na época, reproduções dos jornais que ele editou, artigos que escreveu, trechos de seus discursos mais influentes e a reprodução da página do jornal com a descrição do seu enterro, evento que mobilizou grande parte da população de São Paulo, principalmente os escravos.

Serviço: Sítio da Ressaca. Rua Nadra Raffoul Mokodsi, 3 - Jabaquara. Zona Sul. Tel. 5011-7233. Próximo da estação Jabaquara do metrô. Zona Sul. Abertura: dia 19, 11h. Visitação: 3ª a dom, das 9h às 17h. Grátis
collections
Galeria de imagens