Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Semana Temática no CCJ enfoca a loucura
Evento tem abertura marcada para o dia 9 de outubro e reúne palestras, workshops e esquetes sobre o tema

Tendo como fio condutor o conceito que Carl Gustav Jung tinha sobre loucura ao afirmar: “estar louco é uma questão extremamente relativa”, e aproveitando que em 10 de outubro se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) realiza mais uma edição do evento Semanas Temáticas, que neste mês tem como tema “Um Elogio à Loucura”.
Gratuita, a programação pretende abordar o assunto de maneira sensível por ser recorrente à esfera humana. Foram reunidas nove atividades que promovem a informação e a reflexão em contraponto à estigmatização presente na sociedade.
A abertura acontece dia 9 com a palestra “Nise da Silveira: Como os Primeiros Anos de Sua Vida Influenciaram Sua Obra”. Ministrada por José Otávio Pompeu e Silva, a conversa busca retratar a vida da psiquiatra brasileira que, opondo-se aos tratamentos agressivos utilizados até então, revolucionou a maneira de tratar os doentes mentais, integrando-os à arte. Seu trabalho, que também propunha o afeto como forma de tratamento, deu origem ao Museu de Imagens do Inconsciente, no Rio de Janeiro, que reúne trabalhos de seus pacientes.
O público está convidado a participar do psicodrama “A Loucura no Contemporâneo”. Na sessão, são construídas cenas teatrais improvisadas, baseadas nas técnicas de Jacob Levy Moreno, seguidas de bate-papo. A palestra “Arthur Bispo do Rosário: Registros de uma Passagem pelo Mundo”, de Beatriz Scigliano Carneiro, enfoca alguns questionamentos deixados pelo artista visual que ficou internado durante anos em clínicas psiquiátricas ao ser diagnosticado como esquizofrênico-paranóico. Durante sua vida, produziu uma importante obra com mais de 1.000 itens, utilizando peças do cotidiano como lençóis, utensílios de cozinha e chinelos.
“Não Surte” é uma intervenção teatral que reúne os palhaços Romão e Busca-pé para apresentar, de maneira cômica, o estresse da vida cotidiana, além de um breve histórico sobre o movimento da Luta Antimanicomial. O encerramento do evento ocorre dia 29 com a palestra “Corpo de Emoções”, ministrada pela psicóloga Irene Pereira Gaeta Arcuri, que trata da memória corporal.
Serviço: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466. De 9 a 23. Grátis.
Veja a Programação Completa:
PALESTRA: NISE DA SILVEIRA - COMO OS PRIMEIROS ANOS DE SUA VIDA INFLUENCIARAM SUA OBRA
Com José Otávio Pompeu e Silva (terapeuta ocupacional e Doutor em Artes).
Nise reinventou a terapia para pessoas com sofrimentos mentais graves, substituindo a psiquiatria de métodos violentos por outros com base no afeto e na arte. Foi idealizadora do Museu de Imagens do Inconsciente e escreveu diversos livros.
| Espaço Sarau. Dia 9, das 16h às 18h
WORKSHOP: MANDALA - PINTURA EM VIDRO
Coord.: Luciana Galloni (psicóloga e arte-terapeuta).
Mandala quer dizer círculo. Em várias culturas, foi símbolo de expressão científica, religiosa ou artística. Seu uso terapêutico está relacionado ao desbloqueio e ao despertar da criatividade, empregado na psicologia junguiana e por terapeutas. Nesta oficina, serão trabalhadas técnicas de pintura em vidro.
| + 15 anos. 10 vagas. Inscrições na recepção do CCJ. Critério de seleção: ordem de inscrição. Espaço Sarau. Dias 15 e 16, das 10h30 às 16h
WORKSHOP: PSICODRAMA - A LOUCURA NO CONTEMPORÂNEO
Dir.: Zé Jabur (psiquiatra). Coord.: Egos Auxiliares e os psicodramatistas Geovani Farias e Elizeth Vieira.
Construção de cenas teatrais baseadas nas técnicas de Jacob Levy Moreno, com um recorte centrado na questão da loucura no cotidiano e suas conexões com a modernidade. Após a encenação, ocorre uma reflexão sobre a atividade.
| Teatro de arena. Dia 15, das 18h às 20h
CAFÉ CULTURAL: “A PRODUÇÃO SOCIAL DA LOUCURA”
Com Ciro Marcondes Filho (professor titular da ECA-USP e autor de cerca de 40 livros sobre temas como comunicação, jornalismo e internet).
No projeto Café Cultural, o palestrante faz uma comparação como pessoas consideradas loucas eram vistas antes, quando eram confinadas, e nos dias de hoje.
| Inscrições na recepção do CCJ. Espaço Sarau. Dia 16, das 16h às 18h
PALESTRA: PRÁTICAS EM SAÚDE MENTAL -TRATAR DAS DOENÇAS OU CUIDAR DE PESSOAS?
Com Arnaldo Alves da Motta (mestre em Psicologia Social/História da Psicologia, PUC-SP, e autor da obra “Raízes da Psicologia Analítica no Brasil, Pessoas e Contexto”).
A conversa parte de uma reflexão sobre diferentes modos de abordar a saúde mental e suas consequências, entre elas a experiência de Nise da Silveira e a proposta que originou o modelo Caps.
| Espaço Sarau. Dia 22, das 15h às 17h
PALESTRA: ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO - REGISTROS DE UMA PASSAGEM PELO MUNDO
Com Beatriz Scigliano Carneiro (Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP e autora de “Relâmpagos com Claror: Hélio Oiticica e Lygia Clark, Vida como Arte”).
Palestra que apresenta alguns dos questionamentos deixados pelo artista plástico Bispo do Rosário.
| Espaço Sarau. Dia 22, das 18h às 20h
INTERVENÇÃO TEATRAL: NÃO SURTE
Os palhaços Romão e Busca-pé apresentam dois esquetes que comentam de forma cômica o estresse da vida cotidiana e como não surtar em momentos críticos. A encenação apresenta também um breve histórico do movimento da Luta Antimanicomial.
| Espaço Sarau. Dia 23, das 15h às 15h30
PALESTRA: APRENDENDO COM OS SONHOS
Com Marion Rauscher Gallbach (Doutora em Psicologia Clínica pelo IP/USP e coordenadora do Núcleo de Sonhos da SBPA).
Conversa sobre a importância e o significado dos sonhos e algumas práticas que facilitam sua compreensão.
| Espaço Sarau. Dia 23, das 16h30 às 18h30
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk