Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Ata da 23ª Reunião - Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação – CMCT&I.
Aos onze dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e quatorze, às 09 horas, reuniu-se o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação – CMCT&I, na Associação Palas Athena, nesta capital.
A reunião foi presidida pelo Sr. Eliseu Gabriel, Secretário Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, a qual contou com a presença dos Conselheiros e/ou Suplentes:
Eliseu Gabriel – Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo - SDTE, Fernando José Gomes Landgraf - Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Ros Mari Zenha – Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia de São Paulo – SINTPq, Carlos Eduardo Negrão, Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo - FAPESP, Diego Felipe Muñoz - Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo - FAPESP, Percy Correa Vieira, Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo – APCq, Antonio Mauro Saraiva, Universidade de São Paulo – USP, Carlos Alberto M. de Lima, Secretaria Municipal de Educação – SME, Edvaldo Alves, Fundação Getúlio Vargas, Allen Habert, Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo - SEESP.
Participantes convidados:
Miklos Hromada, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Sergio Miletto, Associação Latinoamericana de Micro, Pequena e Média Empresa - Alampyme, José Carlos Ventriglia, Alampyme, Angela Serino, Alampyme, Rodrigo Loures, Conselho Superior de Inovação e Competitividade - CONIC/FIESP, Roberto Paranhos do Rio Branco, CONIC-FIESP, Robert William V. Salvador, FIESP, Alexandre Nabil, Universidade Presbiteriana Mackenzie Mauricio Benedetti, Universidade Presbiteriana Mackenzie, João Del Nero – Figueiredo Ferraz, Adolfo M. Melito – Fecomercio, Denis Peres, SIAMFESP, Luciane Ortega, Agência – USP de Inovação, Carlos E. D. Machado, Universidade de São Paulo – USP, Alexandre Borin Cardoso, Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo – SEESP, Ricardo Jacob Magalhães, USP/Leste, João Luiz V. Ferrer, FAAP, Marcel Rabinovich, Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo – SEESP.
Foram discutidos os seguintes itens na pauta:
Pauta:
1) Apresentação do Sr. Sergio Miletto – Presidente da Associação Latino Americana de Micro, Pequenas, Médias Empresas – Capítulo Brasil - Alampyme, tema: Proposta de desenvolvimento local sustentável com protagonismo de micros e pequenos empreendimentos e sociedade civil;
2) Definição do Calendário Anual de Reuniões do CMCT&I;
3) Discussão da Agenda do CMCT&I para o estabelecimento das prioridades no ano de 2014;
4) Proposta de criação de GT para elaboração do planejamento estratégico;
5) Definição dos objetivos do Seminário São Paulo Cidade da Inovação 2014 e apresentação das primeiras atividades do GT responsável pela organização do Seminário;
6) Assuntos Gerais
A reunião foi iniciada pelo Sr. Miklos Hromada, que agradeceu a presença. Em seguida introduziu o Sr. Sergio Miletto – Presidente da Associação Latino Americana de Micro, Pequenas, Médias Empresas – Capítulo Brasil - Alampyme, que cumprimentou a todos e iniciou sua apresentação.
Item 1 – Apresentação do Sr. Sergio Miletto
A apresentação teve como tema "Proposta de desenvolvimento local sustentável com protagonismo de micros e pequenos empreendimentos e sociedade civil", primeiramente o Sr. Sergio apresentou a Alampyme que é uma associação com atuação em toda a América Latina e reúne mais de 100 mil associados, com a missão de influir na formulação de políticas públicas para fortalecer as MPEs em harmonia com o desenvolvimento social. Os projetos são desenvolvidos com fundamento nos saberes e fazeres populares e tradicionais, que gerem tecnologia e ativos econômicos nos territórios, e citou dois modelos de “boas práticas” de desenvolvimento para criar Grupos de Ação Local, o Programa Líder Europeu, que objetiva estreitar a relação entre o empresário, a sociedade social e o governo, e o Programa 2ª Chance nos Estados Unidos, com o intuito de conceder uma nova oportunidade ao empresário que “quebra”, facilitando o acesso ao crédito e acumulando o conhecimento.
Apresentou duas propostas de Projetos de Desenvolvimento para a Cidade de São Paulo, o Costurando Cidadania com o objetivo de criar incubadoras de oficinas de costura da população de imigrantes, formando posteriormente cooperativas, consórcios ou sociedade de propósito específico, visando a produção às empresas consumidoras de uniformes, interessadas em produtos certificados. E o Festa no CEU que visa formar cooperativas ou consórcios de empreendedores individuais e de micros e pequenos empreendimentos habilitados para atender as compras públicas e mercado.
Ao término da apresentação abriu-se para os participantes manifestar-se acerca do tema aludido.
- Sr. Adolfo Melito - parabenizou o palestrante e perguntou: Além da implantação dos Projetos nos CEUs em São Paulo, quais outras regiões serão atendidas? - Sérgio Mileto – a proposta é para toda a América Latina.
- Sr. Roberto Paranhos questionou se há algum Projeto já implementado na América Latina. – Sérgio Mileto – Há iniciativas no Uruguai, Nicarágua, Ilha de Marajó, Paraty, Teodoro Sampaio, e citou o Projeto Universidade Popular Empreendedora em Caxias do Sul, que objetiva promover o empreendedorismo popular como protagonismo dos movimentos sociais e empreendedores.
- Sr. Rodrigo Loures – mencionou sua experiência quando Presidente das Federações das Indústrias do Estado do Paraná, em que realizou um Projeto com Universitários uma pesquisa para serem facilitadores, e trabalharem com Núcleo de Desenvolvimento, e de acordo com o resultado concluiu-se que o ideal é trabalhar com regiões em torno de 20 mil pessoas. Cultura de Paz.
- Sr. Carlos Lima – apresentou o Projeto de comunicação Ondas do Rádio, realizado em 500 escolas da Secretaria Municipal de Educação, e perguntou se está sendo adotada alguma estratégia de comunicação para os Projetos. – Sergio Miletto – Sim, através de parcerias com a Integração e a Educomunicação.
O Sr. Miklos agradeceu e parabenizou pela apresentação, em seguida introduziu o Sr. Eliseu Gabriel, que cumprimentou o palestrante pela excelente iniciativa, e relacionou os Projetos apresentados com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, e citou a instalação de 30 Agências de Desenvolvimento, os 05 Núcleos de Desenvolvimento e o Programa VAI TEC, que são os motores para impulsionar o Poder Público a desenvolver políticas públicas de incentivo à tecnologia e inovação, com vistas ao desenvolvimento sustentável da cidade, mencionou as dificuldades encontradas devido à burocracia, e por fim frisou o papel importante e decisivo do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, para a implementação dos Projetos.
Item 2 – Definição do Calendário Anual de Reuniões do CMCT&I;
O Sr. Miklos apresentou a proposta de Calendário para o ano de 2014 das Reuniões do CMCT&I, e ficaram definidas as seguintes datas:
Reunião Data Horário
23ª 11/02/2014 – Terça-feira 09:00 h
24ª 08/04/2014 – Terça-feira 14:00 h
25ª 03/06/2014 – Terça-feira 09:00 h
26ª 07/08/2014 – Quinta-feira 14:00 h
27ª 09/10/2014 – Quinta-feira 09:00 h
28ª 09/12/2014 – Terça-feira 14:00 h
Item 3 – Discussão da Agenda do CMCT&I para o estabelecimento das prioridades no ano de 2014;
O Sr. Miklos ressaltou as competências do CMCT&I, de acordo com a Lei nº 15.247/2010, que criou o Conselho, e salientou a importância em definir prioridades para o ano de 2014, propondo a criação de grupos de trabalhos para delinear para a próxima reunião um planejamento estratégico, sugeriu o tema inserção de São Paulo no Mercado Mundial.
A Sra. Ros Mari citou algumas prioridades que deveriam ser estabelecidas, primeiramente, - a necessidade da criação de um grupo de trabalho para analisar o relatório do evento São Paulo Cidade da Inovação, para dar um feedback diante dos desafios, e posteriormente, iniciar a preparação do próximo evento; - identificar as Políticas Públicas em termos de Executivo e Legislativo Municipal e o que os Institutos de Pesquisas podem contribuir, exemplificou a participação na discussão do Plano Diretor Estratégico da Cidade; - Aprovação do Projeto de Lei da Inovação.
O Sr. Allen parabenizou o Secretário Eliseu Gabriel, pela intervenção para a continuidade do Cine Belas Artes, e concordou com as colocações da Sra. Ros Mari, e se disponibilizou para atuar no Grupo de Trabalho da Lei de Inovação.
O Sr. Eliseu Gabriel destacou as prioridades para o CMCT&I:
1. Elaboração de propostas para o Plano Diretor Estratégico da Cidade;
2. Avaliação das preposições do Seminário;
3. Articular com o Sr. Prefeito a aprovação do Projeto de Lei da Inovação.
O Sr. Evaldo Alves considerou que São Paulo já está inserido dentro do Mercado Mundial, porém ainda falta uma maneira de se aproximar do centro de Inovação. O Sr. Rodrigo Loures discordou que a inovação no Brasil e São Paulo, estejam inseridos competitivamente a nível mundial, no ponto de vista econômico, e complementou que o Brasil vem perdendo nos últimos 20 anos no processo de reindustrialização. Concluiu que, a Região Metropolitana de São Paulo, tem um potencial enorme em empreender, e competir com Nova York, Toronto, Seul, porém é preciso identificar quais Políticas Públicas são necessárias para favorecer o bom aproveitamento do potencial.
Item 4 – Proposta de criação de Grupo de Trabalho - GT para elaboração do planejamento estratégico;
O GT para articulação da aprovação do Projeto de Lei da Inovação, junto ao Executivo Municipal, será composto pelos seguintes integrantes:
1. Secretário Eliseu Gabriel
2. Allen Habert – Coordenador
3. Robert William V. Salvador
4. Adolfo Melito
5. Maria Paula Dallari (a confirmar)
Item 5 – Definição dos objetivos do Seminário São Paulo Cidade da Inovação 2014 e apresentação das primeiras atividades do GT responsável pela organização do Seminário;
O Sr. Miklos comunicou que o GT já se reuniu para estabelecer algumas metas para organização do Seminário, o local para realização está sendo analisado, mas informou a disponibilidade para utilização da Fecomercio, cedido pelo Sr. Adolfo Melito, e a Praça das Artes, vinculado à Prefeitura de São Paulo, aguardando para conhecer os espaços, em relação ao projeto para solicitar a verba ao CNPq será elaborado até final do mês de março, o GT está constituído pelos seguintes integrantes:
1. Miklos Pal Hromada – Coordenador
2. Maria Paula Dallari
3. Ros Maria Zenha
4. Ana Marisa Chudzinski
5. Diego Muñoz
6. Linda Bernandes
7. Robert William V. Salvador
Item 6 – Assuntos Gerais
O Sr. Carlos Eduardo Negrão disponibilizou para a próxima reunião do CMCT&I que será realizada no dia 08 de abril, as dependências da FAPESP.
Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião, cuja ata foi lavrada por mim, Tatiana Martins Coelho, estando às presenças registradas em lista específica. São Paulo, 11 de fevereiro de 2014.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk