Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Semana da Consciência Negra em São Paulo
De 16 a 24 de novembro a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial promoveu uma série de atividades em comemoração ao 20 de novembro, data em que celebramos o dia da Consciência Negra na cidade de São Paulo e em diversos municípios.
A abertura oficial, realizada na Praça das Artes, contou com a Apresentação da Filarmônica Afra Brasileira e a presença de diversas autoridades. Entre elas: Maurício Pestana, Secretário de Promoção da Igualdade Racial, Fernando Haddad, Prefeito de São Paulo; a Deputada Estadual, Leci Brandão; Elizeu Lopes, Secretário Adjunto da SMPIR; Paulo Batista dos Reis, Vereador na Câmara Municipal; Rosana Aparecida da Silva, Secretária de Combate ao Racismo; Dulcineia Xavier, Secretária Adjunta de Política para Mulheres; Antonio Pinto, Diretor de Projetos Especiais da SPTuris.
O centro de São Paulo foi espaço para shows, debates, feira de artes, artesanato e muita música. Artistas como Alcione, Jorge Aragão, Chico César, Arlindo Cruz, Paula Lima, Zezé Motta e Rappin Hood, além de grupos de samba, rap, capoeira e maracatu se apresentaram nos palcos montados na região do Largo do Paissandu e Vale do Anhangabaú.
A programação teve como tema “Consciência Negra e Inclusão – Rumo ao Centenário do Samba” e reuniu as mais variadas manifestações culturais afro-brasileiras, a partir de três eixos principais: Cidadania, com serviços de emissão de documentos, consultoria sobre discriminação racial e de gênero, saúde e beleza; Empreendedorismo, com a Feira Étnico-racial, foi montada no Largo do Paissandu, com estandes de comidas típicas, produtos e acessórios e Cultura com apresentações de grupos artísticos, performances e grandes seminários.
Seminários
Além das diversas celebrações, a semana também contou com seminários para abordar a questão do negro em diversos aspectos da sociedade e promover um debate mais profundo à população.
Foram eles: Políticas Afirmativas na Cidade de São Paulo; Mulheres Negras - Luta e Resistência, com a participação de Dulce Xavier (Secretária Adjunta de Políticas para Mulheres); Dra. Carmen Dora (Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-SP); Mãe Egbomny Conceição (ex-integrante do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial); e Dra. Mylene Pereira Ramos (Juíza e Diretora do Fórum Trabalhista da Zona Sul - São Paulo); Seminário Educação Financeira e Inclusão com Gil Marcos (CORECON-SP) e Pedro Afonso (Presidente do SINDECON-SP); Seminário Juventude Negra, que contou com a presença ilustre da filha mais nova do ativista negro, Malcom X, Malaak Shabazz, que veio pela primeira vez ao Brasil a convite do Secretário da SMPIR, Maurício Pestana e para finalizar, o Seminário Novas Mídias e a Questão Racial com a participação de Cinthia Gomes (Jornalista, membro do Cojira e fundadora da Afroeducação); Aline Ramos (Criadora do blog "Que nega é essa", Douglas Belchior (Editor do Blog NegroBelchior) e Pedro Borges (Portal Alma Preta).
Encerramento
Na sexta-feira, dia 20, foi celebrada a Missa Afro, por Dom Eduardo Vieira dos Santos, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, com a participação de diversos membros das irmandades negras de São Benedito e do Rosário.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk