Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
NET e SMPP levam educação e lazer ao Cambuci
“Essa é uma nova forma de gestão pública”, diz o secretário Ricardo Montoro no lançamento, nesta quinta-feira (26), do projeto NET Comunidade pela Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Incubadora de Projetos Autofinanciados. A cerimônia, realizada na Incubadora, no bairro do Cambuci, também contou com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
O NET Comunidade é uma iniciativa da NET Serviços, em parceria com a ONG Cidade Escola Aprendiz e o Instituto Asas. Tem como objetivo incentivar o protagonismo da comunidade na educomunicação – educação e comunicação social – a partir de oficinas de jornalismo, fotografia, mídias digitais e produção e linguagem audiovisual.
“A educação é uma grande alavanca para o desenvolvimento pessoal e comunitário. Nós vamos promover isso através de comunicação, informação e diversão. Deve contribuir para a integração do indivíduo com a família e para o desenvolvimento da comunidade”, explica José Paulo de Freitas, diretor de desenvolvimento organizacional da NET.
As oficinas são gratuitas e destinadas a adultos e jovens, e o espaço do NET Comunidade é aberto a toda a população. Contém computadores com acesso à internet, além de sala de cinema, onde serão feitas análises de filmes e documentários.
Uma das oficinas é a Repórter Comunidade, que oferecerá aulas de jornalismo, fotografia, vídeo e mídias digitais. Serão ensinadas técnicas de entrevista, de redação de textos para TV e de edição de vídeos. A pauta estará relacionada com a comunidade e com prestação de serviços, e as produções serão veiculadas pelo canal NET Cidade (canal 15 da NET São Paulo).
Gilberto Dimenstein - jornalista, presidente do Projeto Aprendiz e padrinho do NET Comunidade - salientou a diminuição da violência como consequência direta desse tipo de projeto social. “A melhor forma de gerar paz é fazer esse tipo de experiência. Como diz na bíblia, ‘no princípio era o verbo’”, conta.
Outro canal de comunicação com a comunidade é a Agência Comunitária, que funcionará como uma agência de notícias do bairro e que divulgará as ações desenvolvidas pelas comunidades.
“Plantamos uma semente e vai dar uma árvore Cambuci maravilhosa. A NET vai cuidar e regar, vamos ver se vai dar frutos”, promete José Antonio Félix, presidente da NET.
O NET comunidade funcionará dentro da Incubadora de Projetos Autofinanciados, localizada na Rua Otto de Alencar, 270, no Cambuci.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk