Notícias
Grade de Oficinas - Programa Agentes de Governo Aberto
O Programa Agentes de Governo Aberto divulgou a nova grade de oficinas e convida os interessados a agendarem uma ou mais atividades! As oficinas são gratuitas e abordam temas como transparência, participação cidadã, dados abertos e inovação na gestão pública. Para agendar, entre em contato pelo e-mail agentegovernoaberto@prefeitura.sp.gov.br informando o tema de interesse e a disponibilidade.
Confira abaixo a relação de oficinas disponíveis:
Categoria 1 - Governo Aberto
1. Design Thinking e Participação Cidadã - Cocriação para o Bem Comum – Pedro Henrique Junqueira
Resumo: A oficina “Cocriação para o Bem Comum” apresenta o Design Thinking como ferramenta prática para identificar e mapear demandas locais, cocriar soluções e desenvolver protótipos de melhorias em políticas e serviços públicos. Uma experiência prática e colaborativa que apresenta o Design Thinking como ferramenta para transformar realidades. Nesta oficina, lideranças comunitárias, representantes de conselhos participativos, servidores públicos e qualquer cidadão interessado aprenderão a identificar demandas locais, cocriar soluções inovadoras e prototipar melhorias reais em políticas e serviços públicos com uma das metodologias de inovação mais procuradas e reconhecidas atualmente.
Duração: 2 módulos de 2 horas e 30 cada
2. Transparência e Gestão de Dados para Servidores Públicos: Direitos, Deveres e Responsabilidades – Tomaz Soares
Resumo: Nessa oficina iremos introduzir os principais marcos legais que tratam da gestão de dados e informações no serviço público, em especial a Lei de Acesso à Informação e a Lei geral de Proteção de Dados, para funcionários públicos, estudantes do campo de públicas e todas as pessoas interessadas. A ideia é que o participante saia sabendo quais seus Direitos, Deveres e Responsabilidades ao tratar com dados e informações públicas. Além disso, também serão trabalhados conceitos essenciais para a gestão de dados em si, como o que são dados, quais os melhores formatos para divulgação e como realizar a coleta e descarte de dados da forma correta.
Duração: 1 módulo de 2 horas e 30
3. Observa São Paulo – Estudo e análise de indicadores educacionais – Denise Bergamo da Rosa
Resumo: Apresentação da fundamentação histórica, teórica e legal dos indicadores como instrumento de gestão para resultados; Abordagem do instrumento de planejamento e orçamento da administração pública, o Plano Plurianual (PPA), aqui o PPA 2022-2025, Lei nº 17.729 de 2021 e seus anexos. A abordagem da plataforma “Observa Sampa” explicitando: O decreto que o institui; Quem são os órgãos públicos responsáveis por sua coordenação; Como é feita a metodologia para a seleção dos indicadores, objetivos e metas; Quais são os níveis
 de indicadores. Como a população pode participar deste processo.
Duração: 2 módulos de 2 horas e 30 cada
4. Governo Aberto e Informação na Prática – Marcelo Morais
Resumo: Você sabia que qualquer pessoa pode pedir informações ao poder público? Nessa oficina dinâmica e prática, vamos explorar como funciona o acesso à informação e aprender, juntas, a fazer pedidos reais por meio da Lei de Acesso à Informação. Ao final, cada participante terá construído sua própria solicitação, coletivamente e com instrumentos para exercer seu direito de acesso à informação, preparado para usar esse direito como ferramenta de cidadania e transformação!
Duração: 1 módulo de 2 horas e 30
5. Cidade Digital e Espaço Público – Caroline Flávia Casimiro
Resumo: Nesta oficina serão debatidas as potencialidades e os obstáculos para a construção de uma cidade digital: das facilidades de acesso à necessidade de letramento digital para a população. As pessoas participantes serão instigadas a refletir sobre as mudanças ao longo do tempo, pontos positivos e negativos das transformações, projeções para o futuro e como o espaço público absorve e manifesta os sinais dos novos tempos.
Duração: 1 módulo de 2 horas e 30
Categoria 2 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
1. Sustentabilidade não deve ser complicado: como regenerar territórios a partir do cuidado e da inovação? – Camila Caroline dos Santos
Resumo: A oficina apresenta o cuidado como base de uma sustentabilidade viável, possível e regenerativa. Partindo da vivência dos participantes, propomos a construção de soluções simples, mas transformadoras, para o território, combinando os ODS com ferramentas práticas de cuidado, inovação social e regeneração comunitária.
Duração: 2 módulos de 2 horas e 30 cada
2. Sustentabilidade em ação: conectando realidades aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Guilherme Prado Alves
Resumo: A oficina convida o público a refletir sobre os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável a partir da realidade vivenciada nos territórios, nas comunidades, nos bairros e nas cidades. Dividida em dois módulos dinâmicos e participativos, a oficina se inicia com uma exposição conceitual sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, além de atividades colaborativas e reflexões coletivas. No segundo módulo, participantes desenvolvem propostas de ação concretas voltadas para questões locais e regionais, relacionando as aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e aplicando o conhecimento apropriado.
Duração: 2 módulos de 2 horas e 30 cada
3. Como e quais ODS aplicar em minha escola, instituição, empresa, comunidade, etc.? – Ana Carolina Daniele
Resumo: Oficina para que os participantes possam conhecer o que são as ODS e Agenda 2030 e como aplicá-las de fato e de forma prática em empresas, escolas e instituições e comunidade, aproximando estes conceitos de práticas cotidianas já conhecidas.
Duração: 2 módulos de 2 horas e 30 cada
4. IDSC-BR: Monitorando os ODS e Construindo uma São Paulo Sustentável – João Pedro Maluf de Avó
Resumo: Esta oficina apresentará uma história dos ODS, com foco no ODS 11, 12 e 13. Ainda, o principal objetivo da oficina será de apresentar o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades Brasileiras (IDSC-BR) como uma ferramenta essencial para o monitoramento e a implementação da Agenda 2030 nos municípios. Os participantes aprenderão a navegar na plataforma, interpretar os dados e utilizá-los para identificar desafios e oportunidades nos seus respectivos municípios, com foco especial na realidade de São Paulo.
Duração: 1 módulo de 2 horas e 30
Categoria 3 - Instrumentos de Planejamento Urbano
1. Planejar é Resistir: Cidades para Quem? – Laiza Borges
Resumo: A oficina “Planejar é Resistir: Cidades para Quem?” propõe uma introdução acessível aos principais instrumentos de planejamento urbano de São Paulo, como o Plano Diretor e a LPUOS, a partir do ponto de vista de quem vive na periferia. Com dinâmicas participativas e ferramentas digitais gratuitas, a oficina busca conscientizar os participantes sobre como esses instrumentos influencia diretamente seus territórios e como é possível ocupar os espaços de decisão com protagonismo.
Duração: 1 módulo de 2 horas e 30
2. Planejar é Resistir: Cidades para Quem? – Laiza Borges
Resumo: A oficina “Planejar é Resistir: Cidades para Quem?” propõe uma introdução acessível aos principais instrumentos de planejamento urbano de São Paulo, como o Plano Diretor e a LPUOS, a partir do ponto de vista de quem vive na periferia. Com dinâmicas participativas e ferramentas digitais gratuitas, a oficina busca conscientizar os participantes sobre como esses instrumentos influenciam diretamente seus territórios e como é possível ocupar os espaços de decisão com protagonismo.
Duração: 1 módulo de 2 horas e 30
3. Da rua à cidade: comunicação cidadã e o direito de pertencer na cidade de São Paulo – Diego Galofero
Resumo: Oficina sobre comunicação, cidadania e direito à cidade a partir da escuta, visibilidade e protagonismo de pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo, estimulando a reflexão sobre direitos a partir de práticas de comunicação cidadã que fortaleçam a presença no espaço urbano, perpassando pelos conceitos de direito à cidade, o papel da comunicação na superação de estigmas sociais e iniciativas organizadas.
Duração: 1 módulo de 2 horas e 30
4. O processo de construção de um Plano Diretor Estratégico, com ênfase na participação social – Mariana Silva Pereira
Resumo: Nesta oficina será apresentado como se dá o processo de construção de um Plano Diretor Estratégico (PDE), instrumento central do planejamento urbano municipal. Serão abordadas suas principais etapas, desde o embasamento legal até a formulação final do plano, com ênfase na participação social como um marco e um direito assegurado. A proposta visa promover a compreensão do PDE como instrumento técnico, político e cidadão.
Duração: 1 módulo de 2 horas e 30
Categoria 4 - Saúde e/ou Assistência Social
1. Previna-se ! Vacina Salva – Ana Carolina de Oliveira
Resumo: O projeto será sobre a informação da importância da vacina HPV, contra o câncer de colo do útero, boca, garganta, pênis, anus, como se pode prevenir este câncer, efetuar a higienização correta e uso de preservativos, formando multiplicadores da informação.
Duração: 1 módulo de 2 horas e 30
2. Vozes da Cidade: Comunicação e Cidadania na Saúde Pública – Pedro dos Santos Oliveira
Resumo: A oficina propõe refletir sobre a importância da comunicação cidadã e midiática como eixo transversal nas políticas de saúde e assistência social. A partir do conceito de Cidade Constitucional e Comunicacional, busca se promover a literacia midiática, o combate à desinformação e a valorização de estratégias de diálogo entre Estado e sociedade para o fortalecimento da participação cidadã.
Duração: 1 módulo de 2 horas e 30
3. Entenda o SUS: Um direito seu, uma luta de todos – Bruna Perroni Coelho
Resumo: Afinal, para que serve o Sistema Único de Saúde (SUS), e o que eu tenho a ver com isso?" Partindo da ideia de que o cidadão é um agente determinante e transformador do bem-estar individual e coletivo, esta oficina, dividida em dois módulos, propõe uma reflexão aprofundada sobre os princípios, estruturas e formas de funcionamento do SUS. A partir de uma abordagem acessível e crítica, vamos compreender a construção histórica, social e organizacional do Sistema Único de Saúde — a mais importante instituição jurídica de efetivação do direito à saúde no Brasil. O objetivo é fornecer bases para discutir os desafios atuais, as potencialidades do sistema público de saúde e o papel ativo de cada pessoa na consolidação e fortalecimento das políticas públicas de saúde.
Duração: 2 módulos de 2 horas e 30 cada
4. Dados Abertos do SUS: Transparência e Controle Social na Saúde – Thanuci Silva
Resumo: Oficina prática sobre análise de dados abertos do SUS no município de São Paulo, capacitando participantes a acessar, interpretar e visualizar informações de saúde pública para fortalecer o controle social e a participação cidadã nas políticas de saúde municipal.
Duração: 2 módulos de 2 horas e 30 cada
Categoria 5 - Estrutura Estatal e Gestão Municipal
1. Análise de Dados com Inteligência Artificial na Gestão Pública: Programa de Metas – Carolina Aurélio Borges
Resumo: Esta oficina apresenta casos reais de como a Inteligência Artificial pode ser usada para analisar dados públicos e gerar relatórios e ferramentas que auxiliam nas decisões políticas. A oficina é direcionada para conselheiros, gestores públicos e a população em geral interessada no tema.
Duração: 1 módulo de 2 horas e 30
2. Três Poderes em Jogo – Felipe Neves da Silva
Resumo: Para que serve um vereador? Como um juiz trabalha? E de que forma o trabalho do prefeito afeta minha vida? Com jogos, dinâmicas e debates, o coletivo 3 Palitos quer mostrar como são formados, como atuam e de que forma os três poderes da República interagem entre si para garantir a Democracia. Vamos juntos?
Duração: 1 módulo de 2 horas e 30
3. Labirintos da democracia: Quem faz o quê? – Carolina Thalya Paulino
Resumo: Todo cidadão já se sentiu perdido diante da complexidade da máquina pública. Com quem falar sobre enchentes no bairro? Em caso de dificuldade para matricular um filho, procurar a escola ou a Secretaria Municipal? A estrutura estatal é moldada pelas demandas sociais, mas não acompanha o ritmo das transformações contemporâneas. Diante desse cenário, este projeto busca descrever, investigar e experimentar métodos de compreensão da estrutura do Estado, com ênfase no nível municipal e nas principais ferramentas de controle social e participação nas políticas públicas de São Paulo – SP.
Duração: 1 módulo de 2 horas e 30
4. Conselhos Participativos Municipais: Um caminho de Participação Social na Cidade de São Paulo – Pedro Henrique Batista
Resumo: A participação social é um assunto caro para a Administração Pública e, sem dúvidas, para a população em geral. Para entender um pouco mais sobre como esse processo é aplicado na Cidade de São Paulo, é fundamental abordar os Conselhos Participativos Municipais, assim como sua estruturação e funcionamento nas regiões das 32 Subprefeituras. Além disso, fortalecer tal prática de controle social é importante para o desenvolvimento de políticas públicas, que podem melhorar ou não muitos aspectos da vida a curto, médio e longo prazo. Então, é preciso que haja uma conscientização sobre como e por que participar ativamente de debates que influenciam a vida comum no Município, ainda que não no campo eleitoral ou político-partidário.
Duração: 1 módulo de 2 horas e 30
Categoria 7 - Direitos Humanos e Cidadania
1. Cultura é Direito: Ocupar, Transformar e Resistir! – Jullius Vinícius Alves
Resumo: Uma oficina que apresentará a cultura como direito humano fundamental e ferramenta de transformação social nas periferias. Serão exploradas políticas públicas, editais e ferramentas de participação para fortalecer a arte local, o pertencimento comunitário e o engajamento cidadão.
Duração: 1 módulo de 2h30
2. Direitos de todos os Humanos – Alessandro Moreira
Resumo: A oficina proposta pretende refletir sobre os Direitos Humanos como Direitos inerentes à todas as pessoas, além de, transcender a visão reducionista deste em nossa contemporaneidade, abordando seu contexto histórico e a importância das políticas públicas para a sua efetividade em nossa sociedade.
Duração: 1 módulo de 2h30
3. Onde o Direito Cria Raiz – Laura Katryn Costa
Resumo: Onde o Direito Cria Raiz é uma oficina sobre justiça ambiental, cidadania e acesso a direitos. A atividade parte da ideia de que o meio ambiente não é apenas natureza — é território, cidade, ar, saúde e dignidade. A partir da Constituição Federal, a oficina apresenta de forma prática os instrumentos que garantem à população o direito de viver bem onde mora, de participar das decisões sobre seu território e de acionar o poder público quando esses direitos são violados. Voltada a escolas, espaços públicos e centros comunitários, a proposta promove uma formação cidadã acessível, com linguagem direta, conexão com o cotidiano das pessoas e foco na defesa de direitos ambientais e coletivos.
Duração: 1 módulo de 2h30
4. ExpressaCidadania – Comunicação, Liberdade e Verdade no Século XXI – Mariana Picaro Cerigatto
Resumo: A oficina ExpressaCidadania tem como objetivo promover o letramento crítico e a educação midiática de jovens e adultos para fortalecer o direito à comunicação, a liberdade de expressão com responsabilidade e o combate à desinformação. Por meio de dinâmicas participativas, análise de conteúdos reais e debates guiados, os participantes serão provocados a refletir sobre os limites éticos da liberdade de expressão, o papel das mídias e redes sociais na sociedade democrática e a importância da checagem de fatos como ferramenta cidadã.
Duração: 1 módulo de 2h30
5. Trabalho Análogo à Escravidão Hoje: Conhecer, Denunciar, Transformar – Fernanda Andrade de Paula
Resumo: A oficina oferece um espaço de formação cidadã para discutir o trabalho análogo à escravidão na atualidade, refletindo sobre os direitos trabalhistas, o conceito de trabalho decente e os caminhos de enfrentamento à violação de direitos. Traz dinâmicas participativas, vídeos e estudos de caso a partir de dinâmicas e casos reais, serão abordadas formas de identificar. busca fortalecer a consciência crítica, os direitos humanos e o controle social das políticas públicas.
Duração: 1 módulo de 2h30
Categoria 8 - Segurança Urbana e Cidadania
1. A Cidade e a Sensação de Segurança – Maria das Dores Alves de Oliveira
Resumo: A oficina “A Cidade e a Sensação de Segurança” visa ampliar a participação social na construção de uma cidade mais segura. Por meio de uma participação interativa e de uma aprendizagem baseada em problemas a oficina abordará temas como prevenção da violência, mediação de conflito, cultura de paz, uso seguro de espaços públicos e legislações especificas. Espera-se que ao final, os participantes estejam mais engajados, buscando medidas preventivas, criando redes, participando ativamente nas soluções de conflitos em conjunto com os órgãos públicos responsáveis. Os resultados serão avaliados através, engajamento dos participantes e a apresentação de soluções para os problemas propostos.
Duração: 2 módulos de 2 horas e 30 cada
Categoria 9 - Cidadania Fiscal e Justiça Social
1. Cidadania Fiscal e Justiça Social – Dario Krastin Dias
Resumo: Capacite-se para entender como o dinheiro público é arrecadado e gasto, aprenda a fiscalizar os recursos federais e estaduais que chegam ao seu município e descubra como participar ativamente na construção de políticas públicas mais justas. Vamos juntos fortalecer o controle social, combater a corrupção e impulsionar o desenvolvimento local com transparência e responsabilidade!
Duração: 1 módulo de 2h30
2. Orçamento Comunitário SP: Vozes da Periferia – Marcos Jesus dos Santos
Resumo: O projeto "Orçamento Comunitário SP: Vozes da Periferia" tem como objetivo principal criar um diagnóstico participativo da alocação orçamentária em São Paulo, focado nas prioridades das comunidades periféricas. Esse diagnóstico, construído de forma colaborativa, visa aprimorar a compreensão sobre a distribuição de recursos públicos e sua aderência às necessidades territoriais. A metodologia se baseia nos princípios de comunidade, oralidade e circularidade do saber, comuns às tradições de organização popular e resistência, garantindo um processo dialógico e prático.
Duração: 1 módulo de 2h30
Gostou de alguma? Envie um e-mail para: agentegovernoaberto@prefeitura.sp.gov.br e agende!
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk