EMASP
INTRODUÇÃO À GESTÃO DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
No desempenho de suas funções e atividades, todos os órgãos da administração pública produzem, recebem e acumulam documentos, em diferentes formatos e suportes. O curso “Introdução à Gestão de Documentos e Informações” visa, portanto, discutir essa temática, tendo em vista que a gestão dos documentos públicos e, por sua vez, as informações neles contidas, é um instrumento fundamental para a eficiência administrativa.
OBJETIVOS
Apresentar aos agentes públicos e à sociedade civil, os principais conceitos e instrumentos para a implementação de políticas públicas voltadas à gestão de documentos e informações. Divulgar a legislação referente à gestão de documentos públicos e acesso à informação.
CONTEÚDO
1. Conceitos fundamentais em gestão documental;
2. Legislação sobre a gestão de documentos e suas aplicações no âmbito municipal;
3. O que é uma tabela de Temporalidade?;
4. O que é um plano de classificação?;
5. A importância da gestão de arquivos;
6. Correntes e intermediários;
7. Questões sobre documentos eletrônicos e digitalização de documentos;
8. A lei de acesso à informação;
PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos e sociedade civil. Preferencialmente, para servidores efetivos que ocupem cargos em comissão e que trabalhem na área de gestão documental. Não é necessário ter experiência prévia com gestão de documentos ou arquivos.
METODOLOGIA
Exposição dialogada com rodas de conversas e debates.
CARGA HORÁRIA
4 horas
AVALIAÇÃO
Discente: Frequência 100%
Docente: Questionário padrão EMASP
INSTRUTORES(AS)
Fabiana Valeck de Oliveira, José Hermes Martins Pereira;