EMASP

ÉTICA: MODELOS TEÓRICOS E APLICAÇÃO

Eixo: Gestão de Pessoas e Habilidades Interpessoais

O comportamento ético é indispensável a um ambiente socialmente sadio e à boa convivência entre pessoas e instituições. Para que os relacionamentos ocorram em clima de confiança e cooperação, os sentimentos morais e a ética devem se fazer presentes. No serviço público, onde os objetos de trabalho são de alta relevância para o bem comum, a preocupação ética se faz indispensável e, para isso, cumpre refletir sobre os seus princípios gerais e a aplicação dos mesmos.

OBJETIVO
Fornecer aos participantes conhecimentos básicos sobre as principais correntes e modelos de pensamento em ética e a aplicação desses preceitos às situações práticas da realidade.

CONTEÚDO
1ª Aula:
Etimologia de Ética e Moral
As condições do exercício moral e ético
Algumas referências clássicas
As grandes vertentes da modelagem ética

2ª Aula:
Fundamentos dos modelos éticos de absolutos
Fundamentos dos modelos éticos consequenciais
Casos exemplares

3ª Aula:
Inter-relação entre Ética e Direito
Os códigos Deontológicos
Ética de Convicção e Ética de Responsabilidade
O campo de aplicação ética: legitimidade do ator ético X opção consequencialista

4ª Aula (avaliação):
Apresentação de casos para avaliação em grupo

METODOLOGIA
Aulas expositivas;
Apresentação de casos para análise em sala de aula;
Textos para leitura.

PÚBLICO-ALVO
Servidores públicos municipais.

CARGA HORÁRIA
12 horas.

AVALIAÇÃO
Conceito: BOM
Frequência: 75%¨
Nota mínima: 5