EMASP
MAPEAMENTO DE PROCESSOS NO SETOR PÚBLICO
1. JUSTIFICATIVA
A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEMPLA está empenhando diligentes esforços para aumentar a eficiência nos programas, planos, projetos, processos, práticas e políticas da Administração Municipal. Nesta direção, uma iniciativa das mais relevantes será a implantação do SISTEMA ELETRÔNICO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, a fim de induzir à eficiência dos trâmites processuais, “eliminar papel” e com ele a morosidade e os vícios administrativos. Houve contratação de uma consultoria especializada para implantar o novo sistema, mas cabe à contratante revisar os processos de trabalho que migrarão para a modalidade eletrônica.
A finalidade do curso solicitado é capacitar os nossos prepostos internos para que interajam com eficiência na implantação do Sistema Eletrônico de Processos.
O curso de Mapeamento de Processos no Setor Público visa oferecer aos servidores municipais, as noções básicas de mapeamento, simplificação e avaliação de processos, identificando oportunidades de melhoria sem transferir vícios e inchaços burocráticos à modalidade eletrônica.
Diante do exposto, torna-se crucial a presente contratação para o atendimento às nossas necessidades de capacitar adequadamente os servidores envolvidos no MAPEAMENTO DE PROCESSOS NO SETOR PÚBLICO.
2. OBJETIVOS
Compreender as noções básicas de mapeamento, simplificação e avaliação dos processos administrativos da Administração Municipal, com vistas a migrá-los para a modalidade eletrônica.
o Compreender a importância de melhorar e acelerar os trâmites processuais para a eficiência da Gestão Pública em seus instrumentos de ação: Política, Plano, Programa, Projeto, Processos e Práticas administrativas.
o Contribuir para a definição de uma linha mestre de migração dos processos analógicos para os processos digitais dentro da Administração Municipal;
o Instrumentalizar os alunos que estão interagindo no mapeamento e redesenho de processos departamentais, setoriais, organizacionais e temáticos sob a ótica de Macroprocessos, Processos e Tarefas;
o Identificar oportunidades de melhoria de processos em processos já existentes com foco em eliminar redundâncias, retrabalho, vícios e inchaços burocráticos;
o Avaliar a eficiência, eficácia e efetividade de processos além de construir indicadores estratégicos para mensurar desempenho.
3. CONTEÚDO
o Introdução à Gestão Estratégica de Processos nas Organizações Públicas
o Apresentação dos conceitos chave a respeito da Gestão por Processos como modelo de gestão e seus desdobramentos dentro da Gestão Pública (Política, Plano, Programa, Projeto, Processo e Práticas administrativas).
o Mapeamento e Desenho de Processos em Organizações Públicas
o Apresentação dos principais conceitos e metodologias para mapeamento e desenho de processos, sobretudo introdução ao BPM (Business Process Management) aplicado ao ambiente público.
o Melhoria de Processos em Organizações Públicas
o A partir do mapeamento de “baseline”, identificar oportunidades de melhoria nos processos atuais, com vistas a eliminar redundâncias, retrabalho, vícios e inchaços burocráticos, de modo a permitir a formulação do redesenho dos processos.
o Avaliação de Processos em Organizações Públicas
o A avaliação é uma das principais etapas dos instrumentos de ação da Gestão Pública e do Ciclo de Gestão. Neste tópico deverão ser apresentadas estratégias para avaliação de processos e construção de indicadores (KPIs – Key Performance Indicators)
4. METODOLOGIA
Exposição dialogada, casos e oficina.
5. PÚBLICO ALVO
Profissionais de todas as carreiras, com prioridade aos servidores envolvidos no mapeamento e redesenho dos processos e práticas administrativas.
6. CARGA HORÁRIA: 12 h
7. RECURSOS
7.1. Humanos: Especialistas e/ou experientes nesta área de conhecimento.
7.2. Materiais: Audiovisuais, flip-chart, tarjetas ou “post it”
7.3. Físicos: Sala de aula
8. AVALIAÇÃO
8.1. Discente: Freqüência 100% e participação nas atividades com conceito mínimo “Bom”
8.2. Docente: Questionário padrão EMASP