EMASP

OFICINA DE REDAÇÃO – TEXTO CIENTÍFICO

PROJETO PEDAGÓGICO

1. JUSTIFICATIVA
Promover o desenvolvimento da prática da comunicação verbal adequada à atividade intelectual que exige a produção de texto técnico/científico, com ênfase na leitura, na construção do pensamento e na redação de monografias, atendendo à Nomenclatura Gramatical Brasileira - NGB e às Regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Este conhecimento subsidia a produção dos textos técnicos de interesse da Administração Municipal, tais como laudos, relatórios, pesquisas, termos de referência e afins.

2. OBJETIVOS
Fomentar a reflexão crítica baseado na leitura de textos técnico-científicos e textos de literatura geral, com vistas a subsidiar a produção dos textos técnicos de interesse da Administração Municipal, tais como laudos, relatórios, pesquisas, termos de referência e afins.
Ao final da oficina, o participante deverá ser capaz de:
o Sistematizar a leitura dos textos técnico-científicos, recolhendo deles os conceitos necessários para a elaboração da redação da própria monografia.
o Redigir texto de forma coesa e coerente, bem como desenvolver a capacidade de autocorreção, com base em parâmetros gramaticais.
o Organizar a estrutura interna do texto: paragrafação e hierarquização de ideias.
o Iniciar, continuar e/ou reorganização a estrutura da própria monografia direta ou indiretamente aplicada aos documentos da Administração Municipal.

3. CONTEÚDO
1ª e 2ª. aulas:
- apresentação da professora e dos participantes;
- apresentação da proposta do curso;
- proposta de redação 1ª. versão;
- os níveis de correção do texto;
- coesão e coerência;
- emprego de algumas palavras e expressões;
- frase, oração, período;
- tópico frasal;
- autocorreção: 2ª. versão.
3ª. e 4ª. aulas:
- natureza do texto científico;
- leitura de textos técnico/científico;
- anotações de dados;
- marcas (mapas) de leitura e apontamento de citações;
- autocorreção: 3ª. versão baseada nos conteúdos desenvolvidos.
5ª. aula:
- seleção e adequação de citações;
- reorganização do texto: início/meio/fim
- autocorreção: 4ª. versão baseada nos conteúdos desenvolvidos
6ª , 7ª. e 8ª. aulas
- lidando com os prazos;
- pensar a própria monografia direta ou indiretamente aplicada aos documentos da Administração Municipal;
- reorganizar leituras;
- mapeamento da estrutura da monografia direta ou indiretamente aplicada aos documentos da Administração Municipal.

4. METODOLOGIA
Método expositivo-dialogado (dedutivo): ensino direto centrado no aluno. Objetiva controlar o desenvolvimento da aprendizagem por ciclos de apresentação de conceitos/princípios/afirmações, feed-back da resposta e avaliação/reprogramação da aprendizagem.

5. PÚBLICO ALVO
Servidores portadores de diploma de nível superior que necessitem aprofundar e aplicar as Regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, para subsidiar a produção dos textos técnicos de interesse da Administração Municipal, tais como laudos, relatórios, pesquisas, termos de referência e afins”.

6. CARGA HORÁRIA: 32 h

7. RECURSOS
7.1. Humanos: Instrutores diplomados nesta área de conhecimento ou estreitamente correlatas.
7.2. Materiais: carteiras organizadas em U; mesa de apoio para uso de A3 e Craft; projetor multimídia datashow; flipchart; som; papel, lápis, caneta, canetas pilot para flipchart, marcadores de texto; postit de várias cores (cada aluno poderá trazer o seu); textos impressos; folhas de papel A3 (5 (cinco) folhas por aluno); folhas de papel craft (3 (três) folhas por aluno); fita adesiva
7.3. Físico: Sala de Aula

8. AVALIAÇÃO
8.1. Discente: Frequência 100% e efetiva participação nas atividades pedagógicas.
8.2. Docente: Questionário padrão EMASP.