EMASP

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES E IGUALDADE DE GÊNERO

PROJETO PEDAGÓGICO

1. JUSTIFICATIVA
Este curso busca preencher uma lacuna de formação continuada de técnicos e gestores das diversas secretarias e órgãos da administração pública municipal, com vistas a propiciar um nivelamento conceitual sobre os eixos estruturantes das relações de gênero e a necessidade de políticas públicas de construção da igualdade ou superação das desigualdades e da violência. Ele representa o fortalecimento institucional da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres.

2. OBJETIVOS
o Contribuir para o debate sobre o papel do Estado na mudança dos mecanismos de desigualdades de gênero, com ênfase na importância da transversalidade de gênero nas políticas públicas.
o Identificar possibilidades para incorporação da abordagem de gênero nas ações em curso na administração atual fornecendo subsídios para a intervenção nas políticas públicas.
o Prover as participantes do curso de conhecimento sobre as bases conceituais das políticas com enfoque de gênero, introduzir alguns dos instrumentos de planejamento de políticas e habilidades baseadas nos princípios metodológicos participativos que possibilitem colocar em prática a igualdade de gênero nas ações da SMPM de São Paulo.

3. CONTEÚDO
• 1º Tema – Introdução. Gênero e Igualdade
• 2º Tema – A divisão sexual do trabalho e o trabalho das mulheres
• 3º Tema – Gênero, família, cultura e educação não sexista
• 4º Tema – Direitos sexuais e reprodutivos
• 5º Tema – A violência de gênero e políticas de enfrentamento e prevenção
• 6º Tema – Participação das mulheres e o controle social
• 7º Tema – Políticas públicas, papel do Estado e construção da igualdade de gênero
• 8º Tema – O ciclo das políticas públicas
• 9º Tema – A construção de um plano de políticas integradas e transversais
• 10º Tema – Roteiro para elaboração de projeto e definição dos temas dos trabalhos
Roteiro para elaboração de projetos e apresentação dos trabalhos:
As reuniões dos grupos para a preparação dos projetos serão agendadas na Secretaria de Políticas para Mulheres – SMPM (manhã ou tarde).
A apresentação dos trabalhos finais ocorrerá 2 semanas após o décimo encontro e será na sala de reuniões da Secretaria de Políticas para Mulheres – SMPM (manhã e tarde) das 9 – 16 horas com pausa para almoço.

4. METODOLOGIA
Exposição dialogada, Trabalhos em grupo, Oficinas com utilização de vídeo e dinâmicas participativas, Leituras de textos de referência.

5. PÚBLICO ALVO
Funcionárias e funcionários e gestoras/es com formação superior das diversas Secretarias Municipais da Prefeitura de São Paulo.

6. CARGA HORÁRIA: 52 h ( 40 h presenciais e 12 h não presenciais )

7. RECURSOS
7.1. Humanos: docentes indicados pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres
7.2. Materiais: equipamentos de imagem e de som, apresentação de material em powerpoint, vídeo e bloco de notas e canetas
7.3. Físicos: sala de treinamento com mobiliário e dimensões compatíveis para as atividades pedagógicas

8. AVALIAÇÃO
8.1. Discente: Freqüência mínima: 75%
8.2. Docente: Questionário padrão EMASP