Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Segunda-feira, 21 de Julho de 2025 | Horário: 10:00
Compartilhe:

Alunos de jiu-jitsu do CE Perus participam de campeonatos nacionais e internacionais

Entre as competições, estão os regionais, estaduais, sul-americano e mundial, com mais de 17 competidores do Centro Esportivo

Na imagem, atletas de jiu-jitsu posando com suas medalhas, junto com o professor.

O Centro Esportivo Perus, localizado na zona oeste de São Paulo, oferece aulas de jiu-jitsu a partir dos 7 anos de idade, com o intuito de ensinar a prática para aqueles que desejam inserir uma nova atividade em sua rotina e tem como objetivo virar competidores, preparando-os para grandes torneios.

Com aulas gratuitas, o professor Gustavo Oliveira prepara um cronograma de aulas para o ano, partindo do básico do jiu-jitsu e indo até movimentos mais avançados da luta. Além disso, o profissional também realiza a graduação dos jovens, para que possam mudar suas faixas. Gustavo relata que, apesar das aulas não serem focadas em competições, a preparação para aqueles que desejam disputar acontece durante o treinamento com o restante da turma, com orientações específicas para a categoria que vão lutar. Em períodos de pré-competição, o professor realiza alguns treinos extras para prepará-los.

Os treinos são realizados com turmas de idades variadas, indo desde crianças até atletas faixa preta que estão na luta há décadas. Os alunos do Centro Esportivo comentam que essa diferença é muito interessante, pois os mais velhos conseguem passar seus ensinamentos para os mais jovens e vice-versa.

Wagner, atleta faixa preta que treina no equipamento da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, diz que o jiu-jitsu no Centro Esportivo é de alto nível: “Treinar aqui é muito bom, porque o professor cobra o máximo da gente. Ele eleva o nosso nível de treinamento a um nível que nós nem sabemos que temos. Quando a gente acha que já deu nosso máximo, ele nos incentiva, isso é essencial para as competições”.

Camilly, atleta faixa azul, fala que a sensação de treinar no Centro Esportivo é muito especial: “Quando eu estou no tatame, eu crio um laço ainda maior com o jiu-jitsu. Eu me sinto acolhida, feliz, além das amizades que a gente cria, porque a gente até pode subir no pódio sozinho, mas isso não significa que chegamos lá sozinhos, tem toda a equipe e amigos por trás”.

Além do Centro Esportivo Perus, o CE Mané Garrincha também oferece aulas de jiu-jitsu, às segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h, para todas as idades. Para participar, basta fazer sua carteirinha.


Texto e foto: Layza Mascarenhas | layzamota@prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens