Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Dia Internacional da Mulher: O lugar da mulher é a onde ela quiser
Hoje, dia 8 de Março de 2022 a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) homenageia todas as mulheres servidoras e munícipes da Cidade de São Paulo.
Nos centros esportivos administrados pela SEME existem diversas mulheres participando efetivamente da coordenação. Elas cada vez mais conquistam o seu espaço de forma muito merecida e realizam um trabalho extremamente competente.
Elaine Correia, de 48 anos coordena o Centro Esportivo Vila Manchester, desde Julho de 2019. O Vila Manchester está localizado na Zona Leste, em 69 anos de história a direção do centro passou somente três vezes pelo comando de uma mulher.
“Assumir a coordenação do centro esportivo foi um grande desafio. Primeiro pelo histórico, em 69 anos de existência do Vila Manchester eu sou a terceira mulher a assumir esse cargo. Então, esse cargo ainda é muito mais comum ver um homem a frente do que uma mulher. Desde quando eu cheguei procurei a me ambientar ao local e ser bastante participativa com funcionários e frequentadores do centro esportivo. Hoje eu tenho um retorno muito positivo da comunidade", afirma Elaine.
Débora Kelly, de 37 anos, também é Coordenadora de um Centro Esportivo há quase três anos. Débora faz parte do CE Náutico Guarapiranga, que fica localizado na zona sul de São Paulo.
“É uma grande honra, ser coordenadora de um equipamento público que tem 93 anos de existência. Eu cresci brincando aqui! E hoje, eu sou uma das poucas mulheres que dirige um centro esportivo. Tenho uma equipe muito dedicada, faço a coordenação de 150 pessoas, além de fiscalizar 8 contratos de empresas terceirizadas que executam os serviços dentro do CE”, comenta Débora.
O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), equipamento administrado pela SEME visando auxiliar no desenvolvimento de atletas de alto rendimento também possui diversas profissionais mulheres que fazem parte do clube há muitos anos.
Jeane Leme é fisioterapeuta do Centro Olímpico há 38 anos, e foi a primeira mulher a assumir o cargo.
"Aqui é minha segunda casa. Eu estou aqui há 38 anos, mas são 46 no total de trabalho. Eu já teria idade para me aposentar, mas eu não consigo. É um lugar que eu me sinto bem e que eu ainda posso ajudar por isso eu continuo até a hora que eu achar que eu devo sair. Mas eu vou ter que me preparar psicologicamente para me aposentar, porque eu tenho uma história, uma vida no Centro Olímpico”, disse Jeane.
Amanda Wirgues é auxiliar técnica de Levantamento de Peso (LPO) no Centro Olímpico. A modalidade mais nova, inaugurada no ano passado, Amanda teve a oportunidade de fazer parte do início do LPO no COTP.
"Eu treino Levantamento de Peso há seis anos e então comecei a estudar mais sobre o LPO. Comecei a dar aula junto com o Luís, supervisor da modalidade, e viemos para inaugurar o levantamento de peso no final do ano passado, ele como supervisor e eu como auxiliar dele”, declarou Amanda.
Sendo assim, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer reitera a importância de todas as mulheres que fazem parte do núcleo de servidoras e fazem um excelente trabalho. Além disso, deseja um Feliz Dia das Mulheres para todas, que cada vez mais o espaço de vocês possa ser maior dentro da sociedade por muito merecimento. O lugar da mulher é a onde ela quiser.
Texto: Leonardo Lopes - llsilva@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Arquivo SEME
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk