Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
A experiência da fotografia na Assessoria de Imprensa
Texto: Antonio Carlos de Araujo
acaraujo@prefeitura.sp.gov
Foto: Francisco Pinheiro
fbpinheiro@prefeitura.sp.gov
Paulo de Souza Dias, mais conhecido como Paulinho da Assessoria de Imprensa pode ser considerado como um profissional que muitos jovens devem se espelhar: seja por sua doçura e delicadeza em tratar as pessoas, além do conhecimento que tem como fotógrafo profissional.
Com 73 anos e mais de 50 dedicados à sua grande paixão, a fotografia, Paulinho já fotografou e viu de tudo durante a sua vida profissional. Na década de sessenta ele foi deslocado para cobrir a greve dos “motoristas de praça”, na Rua Taguá no centro da cidade. Durante a manifestação aconteceu um confronto dos grevistas com a polícia e acabou sobrando para os fotógrafos que cobriam a greve e que tiveram seus equipamentos quebrados.
Fotos marcantes e memoráveis fazem parte do seu acervo: os incêndios dos prédios Joelma e Andraus, em São Paulo; a primeira implosão na capital paulista: o prédio Mendes Caldeira, foi implodido e deu lugar a estação de metrô Sé e cobriu também o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, quando ele era o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.
O começo de toda a sua história foi em 1954, fotografando programas sertanejos na Rádio Bandeirantes, na Rua Paula Souza. Trabalhou também nos jornais impressos: A Hora Esporte, Última Hora, Nação e Esporte, São Paulo, Notícias Populares, Globo, Diários Associados e Tribuna Umbandista. A revista Fiesta (revista masculina famosa nos anos 70) e Melodia (musical). As TVs Paulista, Globo, Cultura e Bandeirantes também fizeram parte do seu currículo profissional.
Políticos como Ademar de Barros e Jânio da Silva Quadros foram algumas das figuras políticas que ele fotografou. Paulinho destaca que cobriu a campanha e eleição de Jânio Quadros, a presidência da república, em 1960.
Assis Chateaubriand um dos homens mais importantes da comunicação e que trouxe a televisão para o Brasil, teve a companhia de Paulinho, no Diário Associados, nos anos de 1970 até 1980.
Nat King Cole, Raquel Welch, Cláudia Cardinale, Mazzaropi , Emerson Fittipaldi, Pelé, Garrincha, Carlos Alberto Torres, Maria Esther Bueno, a turma da Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa, Martinha entre outros), Nalva Aguiar são apenas algumas das personalidades que Paulo de Souza Dias fotografou.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk