Secretaria Municipal de Gestão
1. CICLO PRINCIPAL (2024/2025)
1. CICLO PRINCIPAL (2024/2025)
Compras Públicas: Introdução às compras e contratações municipais
Educadores Voluntários:
- CASSIANA MONTESIÃO DE SOUSA (SEGES)
- MARCUS VINICIUS FERREIRA DA CUNHA CASASCO (SEGES)
Introdução dos principais conceitos, princípios e boas práticas que regem as aquisições e contratações no contexto da administração municipal, tendo como objetivos:
- Fortalecer a cultura da ética e da transparência em processos de aquisição e contratação;
- Reconhecer a importância dos princípios que norteiam as aquisições e contratações Públicas;
- Fomentar a melhoria dos processos de aquisição e contratação.
Gestão de Pessoas no contexto do Serviço Público
Educadores Voluntários:
- MÁRCIA REGINA MORALEZ (SEGES)
- THIAGO FERREIRA DE SOUZA (SEGES)
- EDUARDO NUNES CARDOSO (SEGES)
Apresentação do contexto de gestão de pessoas no setor público, com foco na Prefeitura de São Paulo, identificando conceitos, desafios e os reflexos da área na prestação do serviço público e da política pública.
Gestão de Projetos
Educadores Voluntários:
- FABRICIO AUGUSTO DOS SANTOS REIS (SGM)
- ANA JULIA SILVA RIBEIRO (SGM)
- CAROLINA MORENA (SGM)
- MURILO CESAR DA SILVA (SGM)
- NÍCOLA FINI (SGM)
- RODNEY CRUZ (SGM)
Apresentação dos conceitos fundamentais da gestão de projetos e sua aplicação conforme metodologia definida na Prefeitura, para a definição do escopo de um projeto, promovendo a colaboração e o trabalho em equipe entre os servidores públicos.
Gestão de Processos
Educadoras Voluntárias:
- GABRIELA PINHEIRO LIMA CHABBOUH (SVMA)
- CIÇA LESSA (SEGES)
O curso busca promover uma mudança de paradigma nas práticas de gestão, contribuindo para a solução de problemas como a falta de padronização de procedimentos, a falta de orientação para o cidadão e a falta de inovação e adaptabilidade. Ao discutir princípios e técnicas de melhoria contínua, o curso busca subsidiar os residentes para enfrentarem desafios e promoverem mudanças necessárias em um ambiente em constante evolução. A gestão de processos é uma ferramenta estratégica para a modernização e eficiência da Administração Pública.
Inovação no Setor Público
Educadoras Voluntárias:
- BRENDA MACHADO FONSECA (SEGES)
- MARIA LUISA VILELLA (SEGES)
O curso busca abordar estratégias metodológicas acerca das tendências atuais da inovação no setor público. A inovação, colocar o novo em ação, requer o desenvolvimento de capacidades para inovar, por isso, o objetivo central dessa disciplina é o desenvolvimento intencional de agentes públicos com o ferramental essencial para atuação transversal na agenda de inovação.
Metodologia de Pesquisa I, II e III
Educadores Voluntários:
- LUCAS AMBRÓZIO LOPES DA SILVA (SME)
- MARY KAWAUCHI (SEGES)
- MONIZE PICANÇO (CEBRAP)
- SAMUEL RALIZE DE GODOY (SEPLAN)
As três aulas de Metodologia de Pesquisa têm como finalidade subsidiar a elaboração do Trabalho de Conclusão de Residência (TCR) do Programa de Residência em Gestão Pública (PRGP), abordando premissas teóricas e exemplos práticos, de modo que seu resultado seja significativo tanto como registro da experiência para os residentes quanto como contribuições para o acervo da PMSP, disponibilizado ao público em geral.
Parcerias com o Terceiro Setor
Educadores Voluntários:
- JOSÉ RADAMÉS MARQUES (SEGES)
- THAIS PONTES OLIVEIRA (SEGES)
Apresentação da natureza variada das parcerias da Prefeitura de São Paulo com entidades do Terceiro Setor, diferenciando as modalidades e compreendendo o ciclo da implementação de uma parceria. Além disso, busca-se iniciar um instrumento de contratualização e identificar quais elementos deverão ser mobilizados e articulados dentro da Secretaria em que atuam para o andamento de uma Parceria.
Arranjos Federativos e Políticas Setoriais
Educadores voluntários:
- ANANDA GRINKRAUT (SME)
- FERNANDA BRAZ TOBIAS DE AGUIAR (SMS)
- MAÍRA CAVALCANTI ROCHA (SMADS)
- OG OLIVEIRA PINTO (SMADS)
Apresentação de algumas das principais questões sobre arranjos federativos no que se refere à formulação, implementação e avaliação de políticas sociais, abordando a relação entre arranjo federativo e desigualdades, e discutindo os principais arranjos federativos nas áreas da educação, saúde e assistência social no município de São Paulo.
Encarando Problemas Complexos: A População em Situação de Rua e Arranjos Institucionais
Educadores voluntários:
- ALCYR BARBIN NETO (SMDHC)
- LUCIANA DE SOUZA BRAGA (SGM)
- PIERRE RINCO (SMADS)
A formação de redes intersetoriais para atendimento a problemas de natureza complexa, que possuem causas multifatoriais, tem sido cada vez mais frequente e necessária na administração pública. Assim, o curso visa subsidiar a formação dos residentes acerca dos principais elementos necessários à formação de redes e dos desafios para sua manutenção, partindo do caso das políticas públicas da cidade de São Paulo voltadas ao atendimento da população de rua.
Monitoramento e Avaliação no contexto da Política Municipal da Primeira Infância
Educadores voluntários:
- CASSIANO LUÍS SILVA SANTOS (SGM/SEPE)
- JARBAS ANTONIO DE BIAGI JUNIOR (SGM/SEPE)
A necessidade do estabelecimento de planos para a primeira infância, em todos os níveis de governo, está explicitada no Marco Legal da Primeira Infância (Lei Federal nº 13.257/2016). No município de São Paulo, a Lei Municipal nº 16.710/2017, que instituiu a Política da Primeira Infância, detalha as diretrizes para a elaboração do plano.
Para esta aula, foram abordadas as diretrizes gerais da Política, com foco em seu monitoramento e avaliação, apresentando conceitos teóricos e exemplos práticos.
Roda de conversa com ex-residentes da 1ª edição
Educadores voluntários:
- GABRIEL BROLLO FORTES (SMDHC)
- GUSTAVO CENEVIVA ZUCCOLOTTO (SME)
- KATHERINE MARY IJEOMA PEREIRA IKWUEME (SMDET)
- LUAN SANTOS DE ARAÚJO (SMSUB/Sub-Guaianases)
- THIAGO VITAL DO CARMO (SME)
Participantes da 1ª Turma do PRGP - que eram, também, servidores da Prefeitura de São Paulo - foram convidados para apresentar seus Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR) aos residentes da 2ª Turma. Os TCRs apresentados eram representativos de cada um dos diferentes formatos indicados para o TCR, pela Portaria SEGES 16/2023.
Gestão de Riscos e Design Thinking no redesenho de processos internos: o sistema de controle interno em atuação para a municipalidade
Educadores Voluntários:
- DANIELLA APARECIDA DA SILVA CAVALARI (SF)
- LEONARDO SILVESTRE CABRAL (SF)
Em consonância com o “Manual de Gestão de Riscos” publicado em Jan/2024 pela Controladoria Geral do Município, a aplicação dessa formação junto aos residentes cumpre um importante papel na promoção da cultura de Governança, Riscos e Controles na Administração Pública. Trouxe conceitos relacionados à inovação (UX, Design Thinking), promovendo o foco no desenvolvimento de soluções, sob o ponto de vista do usuário/munícipe. Ambas as técnicas possuem vasta aplicação em vários segmentos, temáticas e políticas no âmbito da Administração Pública, contribuindo para o desenvolvimento dos residentes, bem como, para o aprimoramento da gestão.
REDE SOMOS – Projeto de sensibilização para ações de promoção à saúde mental na PMSP
Educadoras Voluntárias:
- CAMILA EXNER (SEGES/COGEP)
- FERNANDA ALVES DOS SANTOS (SEGES/COGEP)
- MARIA DO SOCORRO ALMEIDA ARAÚJO (SEGES/COGEP)
A Rede Somos foi apresentada aos residentes em gestão pública, enquanto projeto proponente de ações educativas, preventivas e de promoção à saúde mental do servidor público municipal, no âmbito das diversas secretarias da PMSP, bem como promover reflexão a respeito do impacto do trabalho na saúde mental dos sujeitos e das coletividades. Teve como objetivo sensibilizar acerca da importância de políticas públicas, estratégicas organizacionais e coletivas como enfrentamento às condições de trabalho potencialmente produtoras de sofrimento psíquico, bem como dialogar sobre situações cotidianas relativas ao tema da saúde mental e trabalho.
Governo Aberto na prática – Conceitos e experiências
Educadoras Voluntárias:
- BEATRIZ VOGEL BORDIGNON (Casa Civil/Governo Aberto)
- PATRÍCIA MARQUES DOS SANTOS (Casa Civil/Governo Aberto)
A formação tem por objetivo introduzir a pauta de abertura de governo aos integrantes da Administração Pública – sendo eles servidores ou residentes –, por meio da conceituação de seus pilares e a apresentação das iniciativas de Governo Aberto na Prefeitura de São Paulo. Espera-se que os residentes, após a formação, possam aplicar em seu exercício de trabalho os pilares de Governo Aberto.
Digitalização de Serviços Públicos: Canais SP156
Educadoras Voluntárias:
- BRUNA MANALI MARTINS (SMIT)
Apresenta a metodologia de digitalização de serviços públicos utilizado pela equipe da
Supervisão de Digitalização de Serviços de CASP para os canais SP156, esperando que os residentes saiam com entendimento de como é realizado o ciclo de digitalização de serviços, para que possam internalizar em suas secretarias e ajudar a articular novos projetos de digitalização de serviços públicos.
Inovação na Educação
Educadores Voluntários:
- ANANDA GRINKRAUT (SME)
- ROMULO ARAÚJO FERNANDES (SME)
A formação busca promover aos residentes a compreensão dos processos de implementação e execução de políticas públicas, por meio da análise de programas com caráter inovador que estão sendo realizados no âmbito da Secretaria Municipal de Educação. Para tanto, foi utilizado como referência a nova política de transferência do PTRF. Busca-se detalhar os seus objetivos, mecanismos e potencialidades para a gestão escolar, promovendo o debate sobre os desafios da gestão de recursos públicos e do fortalecimento dos Grêmios Estudantis, incentivando a reflexão crítica e a busca por soluções inovadoras e eficazes.
Defesa Civil na gestão de riscos e desastres
Educadoras Voluntárias:
- NATÁLIA LEITE DE MORAIS (SMSU)
Visa orientar e elucidar quanto aos principais aspectos da gestão de riscos e desastres, com enfoque no desenvolvimento de uma cultura preventiva, fortalecendo a percepção de riscos e a cultura preventiva dos agentes públicos, estimulando o debate e análise reflexiva, destinada a despertar os residentes sobre as diversas dimensões da construção social dos riscos. Espera-se que o residente compreenda a importância da manutenção, gestão e fortalecimento da Política Municipal de Proteção e Defesa Civil, bem como dos desafios encontrados na Cidade de São Paulo, facilitando a partilha de visões, expectativas, incertezas, bem como a tomada de medidas para seu aprimoramento, através da identificação de oportunidades, monitoramento e controle de eficácia das ações.
Políticas de diversidade e inclusão – Transversalidade e intersetorialidade
Educadoras Voluntárias:
- MARIA CAMILA FLORÊNCIO (PGM)
A formação visa estimular a reflexão sobre os dilemas, oportunidades e tensões inerentes à gestão transversal e integral de políticas públicas, a partir de fundamentos e visão geral sobre o funcionamento das políticas públicas municipais voltadas à população negra, feminina e LGBTQUIA+. Permite aos residentes conhecerem as principais políticas de diversidade e inclusão da PMSP, bem como os principais conceitos relacionados aos temas, bem como à transversalidade e intersetorialidade.
Gestão, governança e monitoramento de dados – os casos do Programa de Metas da Cidade de São Paulo e o Observa Sampa
Educadores Voluntários:
- DANIEL BRUNO GARCIA (SEPLAN)
- PEDRO PAULO CARDOSO BARCELLOS FERREIRA (SMDET)
A formação visa apresentar aos residentes a estrutura do Programa de Metas, instrumento de planejamento de médio prazo, que elenca as prioridades da gestão para o quadriênio, ressaltando toda sua estrutura de monitoramento e controle social, introduzir aos instrumentais e processos utilizados para o monitoramento de programas e políticas públicas por meio do uso de dados e indicadores e, ainda, apresentar o ObservaSampa, levantamento possibilidades para seu aprimoramento.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
