Secretaria Municipal de Gestão
Credenciamento de leiloeiros de bens móveis
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, está com edital aberto para credenciamento de leiloeiros oficiais que tenham interesse em atuar na prestação de serviços de apoio a alienação de bens móveis inservíveis de propriedade do município.
Os interessados deverão disponibilizar pátio com estrutura mínima de 10.000 m², sendo pelo menos 30% de área coberta, com segurança, balança, controle de entrega e sistemas, dentro da capital paulista ou municípios limítrofes, mas que façam parte da região metropolitana de São Paulo. Os pátios dos leiloeiros serão utilizados para destinação de bens inservíveis que serão vendidos, posteriormente, por meio de leilões públicos.
Além do pátio, os credenciados serão responsáveis pela arrumação dos lotes, divulgação, visitação, realização do leilão, prestação de contas e entrega dos bens, recebidos a qualquer título, por meio de licitação na modalidade de leilão público, exclusivamente em modo eletrônico e que possua integração com o Portal Nacional de Compras Públicas (PNCP) do Governo Federal.
Poderão participar deste credenciamento os leiloeiros, na condição de pessoas físicas, devidamente inscritos na Junta Comercial do Estado do São Paulo. O prazo de vigência do credenciamento é de 60 meses, a contar da data limite para envio da documentação. Os interessados devem enviar essa documentação, conforme edital, até dia 18 de agosto de 2025 para o e-mail segeslicitacao@prefeitura.sp.gov.br.
Para saber mais sobre o processo para o credenciamento, acesse aqui o edital
Leilão de bens Inservíveis
Com o objetivo de dar uma destinação correta aos bens móveis inservíveis, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Gestão de Bens e Serviços - COBES, promove leilões ao longo do ano, conforme as necessidades dos órgãos públicos municipais. São materiais de diversos tipos, como fios, cartuchos de impressoras, papéis, máquinas e equipamentos de construção, sucatas, peças automotivas e veículos.
Além da destinação adequada, os leilões contribuem para um melhor aproveitamento dos recursos materiais da Administração Pública. Só para se ter uma ideia, entre os anos de 2023 e 2025, foram arrecadados mais de R$ 14 milhões. Os recursos voltam para os cofres públicos e são utilizados em serviços essenciais para o atendimento à população, como Saúde, Educação e Segurança.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk