Secretaria Municipal de Gestão
Simproc ganha nova ferramenta
O Departamento de Gestão de Documentos Públicos - DGDP, da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla), criou uma nova ferramenta no Sistema Municipal de Processos – SIMPROC, que está em fase de teste nas unidades de Sempla, durante este mês de julho. Caso os resultados tenham alcançado seus objetivos, o dispositivo será estendido para as outras unidades administrativas da Prefeitura de São Paulo.
Esta nova ferramenta permitirá, tanto às unidades administrativas quanto à população, maior controle dos processos em tramitação dentro da Prefeitura de São Paulo. Mais de um milhão de processos estão em andamento e cerca de 20 milhões arquivados, gerados desde o ano de 1924.
Através da consulta de um Processo Administrativo (PA), na tela CONSULTA GERAL DE PROCESSOS, o operador do SIMPROC poderá verificar quem realizou a última atualização no documento, tanto na Tramitação ou Recebimento quanto no Registro de Situação, tornando o controle do processo dentro da unidade mais preciso, uma vez que cada PA da unidade passará a ter um responsável por sua análise.
Para Paulo Roberto Dutra, responsável pelo SIMPROC, "este novo procedimento irá agilizar o andamento dos processos na Administração Pública e com isso a população também irá identificar essa rapidez, pois poderá constatar on-line os pareceres que foram emitidos ao longo da análise do processo”. Atualmente a Prefeitura conta com 1.253.085 munícipes cadastrados e gera uma média de milhão de consultas por mês.
A movimentação dos autos pelas diversas unidades administrativas deve ser obrigatoriamente registrada no Sistema Municipal de Processos – SIMPROC, nos termos da legislação e normas pertinentes, ficando expressamente proibida qualquer outra forma de tramitação.
Por isso, a nova ferramenta faz uso de uma disposição legal para propiciar maior controle e gestão dos processos administrativos, para os gestores da administração municipal, bem como ao público interno e maior transparência e informação para o cidadão.
Com esta melhoria, será possível saber com rapidez e eficiência em que situação está um processo dentro de uma unidade da Prefeitura - já que esta informação será registrada - e qual funcionário a registrou. ”É uma ferramenta simples, confiável e ‘on line’, e o engajamento de todos é fundamental para o sucesso de todo o processo”, afirmou o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão.
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