Secretaria Municipal de Gestão

Quarta-feira, 7 de Janeiro de 2026 | Horário: 16:00
Compartilhe:

Prefeitura amplia Almoxarifado Virtual e fortalece uso eficiente de recursos públicos

Modelo moderniza a gestão de materiais, reduz desperdícios e passa a atender até 73 órgãos municipais

A Prefeitura de São Paulo está ampliando o Almoxarifado Virtual, serviço que moderniza a gestão de materiais de consumo na Administração Municipal, com foco em eficiência econômica, sustentabilidade e melhor uso dos recursos públicos.

Após os resultados positivos do projeto piloto, a Prefeitura lançou um novo Pregão Eletrônico para a formação de ata de registro de preços, que permitirá a ampliação do serviço e a adesão de novas unidades municipais. Com a expansão, o Almoxarifado Virtual passará a atender 73 órgãos da Prefeitura, garantindo fornecimento contínuo de materiais de uso imediato, conforme a demanda de cada unidade.

O modelo substitui a lógica tradicional de grandes estoques físicos por uma gestão mais inteligente e digital, reduzindo desperdícios, evitando compras excessivas e permitindo maior controle sobre o consumo. No projeto piloto, o serviço contava com 64 itens e agora será ampliado para 179 materiais, incluindo produtos de escritório, informática, higiene e limpeza, copa e cozinha, entre outros.

Além de otimizar o gasto público, a iniciativa contribui para uma administração mais sustentável, com menor descarte de materiais e melhor planejamento logístico. A ampliação também permitirá a consolidação de dados para a futura implantação de um módulo de inteligência logística integrada, ampliando ainda mais a capacidade de planejamento e gestão do consumo na Prefeitura.

Com o Almoxarifado Virtual, a Prefeitura de São Paulo reforça seu compromisso com uma gestão pública moderna, eficiente, transparente e orientada a resultados, garantindo melhor uso dos recursos e mais qualidade nos serviços prestados à população.

A abertura do pregão será dia 20 de janeiro, às 10 horas, pelo portal www.gov.br/compras. A Ata de Registro de Preços terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogada por igual período, conforme previsões na Lei Federal nº 14.133/21 e no Decreto Municipal nº 62.100/22. 

Os interessados poderão consultar o edital completo e seus anexos nos seguintes endereços eletrônicos: www.gov.br/comprashttps://diariooficial.prefeitura.sp.gov.br e https://pncp.gov.br. Em caso de dúvidas, poderão enviá-las até três dias úteis antes da data de abertura da sessão para o e-mail segeslicitacao@prefeitura.sp.gov.br.

Primeira contratação e projeto piloto 

Iniciado em 2024, o projeto piloto do Almoxarifado Virtual foi viabilizado por meio da contratação de serviços continuados e implementados em 13 unidades da Prefeitura de São Paulo. A iniciativa introduziu, de forma pioneira, a lógica do just-in-time no setor público municipal, reduzindo estoques físicos e promovendo a entrega de materiais apenas no momento da necessidade. 

O projeto piloto evidenciou ganhos econômicos e ambientais expressivos por meio da redução de processos administrativos, da racionalização do consumo e da diminuição dos custos operacionais com estocagem e pessoal. Ao adotar o conceito de estoque zero, o Almoxarifado Virtual contribuiu para a otimização de espaços físicos, a redução de perdas por vencimento ou obsolescência de materiais e a diminuição de custos associados à armazenagem, vigilância e controle de estoques, além de favorecer uma gestão logística mais racional, sustentável e muito mais dinâmica 

A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente ao ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis, reforçando o compromisso da Prefeitura de São Paulo com práticas administrativas responsáveis e ambientalmente sustentáveis.

collections
Galeria de imagens