Secretaria Municipal de Gestão

Exibindo 1 para 1 de 2
Terça-feira, 3 de Fevereiro de 2026 | Horário: 12:00
Compartilhe:

Prefeitura começa o ano com novas nomeações de servidores

Estão sendo convocados mais 30 candidatos aprovados no concurso de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental - APPGG

A Prefeitura de São Paulo inicia o ano com a autorização para novas nomeações na carreira de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental - APPGG. A publicação foi feita no Diário Oficial desta segunda-feira, dia 02 de janeiro. 

Ao todo, serão nomeados mais 30 candidatos aprovados no concurso realizado em 2023, reforçando a carreira que completou, em 2025, 10 anos de existência. Com as novas nomeações, o município passa a contar com 200 servidores APPGG, que atuam de forma transversal em diversas secretarias e órgãos municipais. 

Criada em 2015, a carreira de APPGG tem como finalidade o desempenho de atividades de direção, gerência, assessoramento e avaliação de políticas públicas. Em comemoração à primeira década da carreira, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, lançou o Caderno de Gestão Pública em Rede, que reuniu artigos científicos e estudos de casos, produzidos e vivenciados pelos APPGGs nos últimos 10 anos da carreira. São temas intersetoriais, de planejamento, de monitoramento estratégico, de gestão documental, de educação ambiental, de políticas para a primeira infância, de ciências comportamentais, entre outros. 

Além do caderno, a Assessoria de Carreiras Transversais - ACT elaborou a Matriz de Competências Transversais para a carreira. O instrumento tem caráter estratégico e moderno, voltado ao fortalecimento da gestão de pessoas, ao desenvolvimento profissional dos analistas e à qualificação da atuação governamental. O documento, contendo mais informações sobre a carreira, pode ser encontrado na página da ACT. 

Nomeações 

Entre 2021 e 2023, a Prefeitura de São Paulo nomeou mais de 29 mil candidatos aprovados em processos seletivos para diversas carreiras, como Fiscal de Posturas Municipais, Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental, Ciências Contábeis, Auditor Fiscal Tributário Municipal, Auxiliar Técnico de Educação, Procurador do Município e professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. 

As áreas com maior número de nomeações pertencem aos quadros da Saúde, da Guarda Civil Metropolitana e da Educação. Somente nesta última, por exemplo, foram convocados mais de 17,6 mil profissionais. 

A ampliação de vagas e o fortalecimento das carreiras municipais contribuem diretamente para a implementação das políticas públicas locais e refletem na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. 

collections
Galeria de imagens