Subprefeitura Guaianases

Sexta-feira, 17 de Junho de 2011 | Horário: 10:52
Compartilhe:

Organização HABITAT visita Subprefeitura de Guaianases para exposição do projeto revitalização de casas em áreas de risco

O Subprefeito de Guaianases recepcionou na terça-feira, 16/6, representantes de ONG internacional ligada às questões habitacionais

No dia 16/6, o Subprefeito de Guaianases recebeu na sede da Subprefeitura, representantes da organização internacional Habitat para a Humanidade Brasil, que atua no Brasil desde 1992. A organização trabalha em prol de projetos habitacionais e está presente em mais 90 países no mundo, atendendo cerca de 3 mil comunidades, através de um corpo de voluntários, que envolve um milhão de pessoas.

 

Em São Paulo, já foram executados projetos nas zonas Oeste e Leste da cidade, incluindo o bairro do Itaim Paulista e a cidade de Taboão da Serra. Em Guaianases, cogitou-se a possibilidade de se atuar em duas áreas de alto risco, conforme laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo. A Subprefeitura já começou a remoção das famílias que corriam sério risco de morte por habitarem em áreas sujeitas a deslizamento de terra.

 

Constatou-se, no entanto, que nos dois casos, são necessários projetos de revitalização para coibir o retorno dos antigos moradores ou novas ocupações. Definiu-se que serão traçados planos urbanísticos, bem como a elaboração de relatórios técnicos específicos que contenham registros fotográficos e cadastramento das famílias.

 

O Coordenador de Projetos e Obras da Subprefeitura aproveitou para citar a importância de serem executadas intervenções em outras áreas de risco, que embora sejam menores, são pontos críticos e apresentam riscos iminentes de desabamentos. Ponderou-se então a necessidade de se fazer uma avaliação técnica, por meio do diagnóstico da área, tendo em vista a elaboração de um planejamento urbano viável.

 

Os representantes da organização informaram que o projeto capacita agentes locais, como estudantes das Universidades locais, que recebem formação em educação financeira e atuam como multiplicadores da metodologia. “Participar de voluntariado com Habitat para a Humanidade proporciona aos colaboradores conhecer e ajudar famílias em situação de pobreza, trabalhar lado a lado com elas para construir a mudança”, alegam os integrantes da organização.

 

A Prefeitura de São Paulo, por intermédio das 31 Subprefeituras, tem revitalizado as áreas desocupadas, pois além de garantir a constituição de áreas planejadas e urbanizadas, acaba elevando a qualidade de vida dos moradores.

 

Participaram da reunião, o Chefe de Gabinete; o Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Urbano; o Coordenador de Projetos e Obras; a Supervisora de Habitação da Subprefeitura; e a Conselheira do CADES Guaianases, Vanda Evani Basso.

 

collections
Galeria de imagens