Subprefeitura Itaquera

Quinta-feira, 11 de Agosto de 2011 | Horário: 12:20
Compartilhe:

Sala de Cinema resgata história da MPB

-

Exibição do documentário Uma noite em 67, de Renato Terra e Ricardo Calil resgata história da Música Popular Brasileira para aproximadamente 70 alunos do Centro da Criança e do Adolescente São José Operário.

O emblemático festival de 67 foi marcado por ter revelado Caetano Veloso e Gilberto Gil. Além dos tropicalistas, nesse mesmo festival outros mestres da MPB, como Chico Buarque, Edu Lobo, Roberto Carlos, Mutantes, MPB-4 e outros, também participaram e ajudaram a mudar o rumo da Música Popular Brasileira, até então dominada por duas fortes vertentes: Bossa Nova e Jovem Guarda.

As letras com conotação política e engajadas levantaram o público, formado em sua maioria por estudantes, universitários e intelectuais que naquele momento lutavam contra o regime autoritário. Essa tendência continuou nos festivais dos anos seguintes, sobretudo, no Festival de 68, quando “Para não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré, mesmo tendo conquistado o segundo lugar, perdendo para “Sabiá”, de Chico Buarque e Tom Jobim, foi a mais ovacionada pelo público, que inclusive vaiou a canção vencedora composta pelos gênios da MPB.

A Sala de Cinema da Subprefeitura Itaquera é uma parceria da Subprefeitura com a Associação Cultural e Beneficente ABC Dinda, ONG que trabalha com projetos culturais para crianças e jovens. Também é parceira do evento a Rede Brazucah, produtora cultural de difusão do cinema brasileiro.
Haverá sessões todas às sextas-feiras, sendo uma às 10h e outra às 15h, para turmas fechadas. A entrada é gratuita, porém há necessidade de agendamento pelo telefone 2944-6555/ 2944-8626, ramais 2009 ou 2010.

Programação de agosto:
5/8
- Uma noite em 67, de Renato Terra e Ricardo Calil
12/8 - O homem que virou suco, de João Batista de Andrade
19/8 - O Grilo Feliz, de Walbercy Ribas
26/8 – Trair e Coçar, É só Começar, de Moacyr Góes

collections
Galeria de imagens