Subprefeitura Itaquera

Quinta-feira, 23 de Maio de 2013 | Horário: 10:31
Compartilhe:

Operação recolhe carcaças e veículos abandonados em ruas de Itaquera

Carcaças de 50 automóveis que se encontravam abandonados nas ruas de Itaquera e região foram removidas por operações efetuadas por uma equipe de funcionários da Subprefeitura

O trânsito em Itaquera e região fluirá melhor e os moradores vão dormir mais tranqüilos, pois uma equipe de funcionários da Subprefeitura vem percorrendo as principais vias a fim de recolher as carcaças de veículos abandonados em locais públicos. Além de atrapalhar o tráfego de automóveis e de pedestres, as carcaças e sucata despejada nas ruas colaboram com a propagação de doenças como a dengue e o tétano. 

O procedimento padrão para o recolhimento das carcaças é o seguinte: depois de cinco dias estacionado no mesmo local, um automóvel é considerado abandonado. Após denúncia ou fiscalização, a Subprefeitura coloca um aviso visual no veículo, dando um prazo de cinco úteis para a retirada. Caso o proprietário não providencie a remoção, o veículo é conduzido ao pátio da Subprefeitura, após consultas a outros órgãos públicos, como por exemplo, a Secretaria de Segurança Pública ou Departamentos de Trânsito. 

Para reaver o veículo devem ser quitados todos os débitos pendentes, como multas, IPVA, pagamento do guincho e diárias de estadia do carro no pátio da Subprefeitura. A taxa da diária é de R$ 3,20. Por 30 dias o automóvel permanece no pátio aguardando a retirada pelo proprietário ou liberação para ir a leilão. A multa pelo abandono é de R$ 12 mil. 

De 15/4 a 15/5, a equipe da Subprefeitura comunicou os proprietários de 50 veículos abandonados. Destes, 42 foram retirados das vias pelos próprios donos. Outros seis veículos, incendiados, foram removidos por caminhão da Subprefeitura e guincho da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Todo o material foi levado para o pátio da Unidade de Obras da Subprefeitura, localizado no Parque do Carmo. As operações contaram com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM). 

No dia 15/5, a equipe recolheu um veículo com placa de Bertioga que estava obstruindo a avenida Professor João Batista Conti, no Conjunto José Bonifácio. Outro veículo foi retirado da rua Alexandre Cheid, altura do número 127, na Cidade Líder. No total, há 42 carcaças no depósito da Subprefeitura. 

As remoções cumprem a Lei de Limpeza Pública, de 2002, que proíbe o depósito de entulho, terra e resíduos de qualquer natureza, de massa superior a 50 quilos, em vias, passeios, canteiros, jardins e áreas e logradouros públicos. A lei vale também para os veículos abandonados em vias públicas, bem como aos materiais de construção depositados em vias públicas por mais de dois dias seguidos. 

Essa operação é executada após um levantamento realizado por intermédio de vistoria dos funcionários ou denúncia de moradores. Qualquer pessoa pode informar sobre o abandono de carcaças em locais públicos ligando para o número 156, ou acessando ao portal da Prefeitura de São Paulo: www. prefeitura.sp.gov.br. 

collections
Galeria de imagens