Subprefeitura Itaquera

Terça-feira, 30 de Julho de 2013 | Horário: 09:43
Compartilhe:

Operação Cata-Bagulho no sábado, 3/8, é no Jd. Helena

Os moradores dessa região poderão desfazer-se de camas, colchões, armários, fogões, madeira, metal, eletrodomésticos e outros objetos em desuso, dentro do horário e do roteiro informado

A Subprefeitura Itaquera realiza no próximo sábado, 3/8, das 7h às 11h, a operação Cata-Bagulho, no Jd. Helena, distrito José Bonifácio. Nesse dia, os munícipes de 49 ruas poderão jogar fora todos os móveis velhos e quebrados, como: camas, colchões, armários e fogões, além de madeira, metal, eletrodomésticos e outros objetos que não lhes servem mais.

A ação promovida, todos os sábados, pela Supervisão de Limpeza, visa diminuir o descarte irregular de objetos sem utilidade em áreas públicas, terrenos baldios ou córregos. A multa para os infratores é de 13 mil reais. Para aqueles que tem urgência e não podem esperar pela coleta, devem utilizar o Ecoponto, que funciona como ponto de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho e grandes objetos como louças sanitárias e resíduos recicláveis. Na jurisdição da Subprefeitura Itaquera funcionam dois Ecopontos. Um deles fica na rua Manuel Alves da Rocha, 584, no Pq. Guarani, em Itaquera. O outro funciona na avenida Osvaldo Valle Cordeiro, 401, no Jd. Brasília, no distrito Cidade Líder. Ambos estão abertos de segunda a sexta-feira, das 6 às 22 h, e aos sábados e domingos, das 6 às 18h. O limite diário para cada morador é de uma caixa d’ água de mil litros, o equivalente a 25% de uma caçamba.

Confira as vias que receberão o cata-bagulho:

Rua Seis, Rua Pedro José Ribeiro, Rua Baltazar Teles, Rua do Córrego, Rua Piacatu, Rua José de Assunção, Rua Francisco de Amorim, Rua Amanari, Rua Nossa Senhora das Candeias, Largo Imarará, Rua Tenorio das Chagas, Rua Major Vitorino de Souza Rocha, Rua Silvio Marques Jr., Rua Daniel Mongolo, Rua Eugenio Albino, Rua Domingos Lisboa, Rua Emilia Brasão, Rua Henrique Liberti, Rua Inacio Donati, Rua Silvio Barbini, Rua Jose Melani, Rua Batista Bovicelli, Rua Alfredo Ricci, Rua Jean Murat, Rua Dominique Serres, Rua Cecilia Porto, Rua Giacomo Perti, Rua Cristina Pisan, Rua Adriano Ratti, Rua Vicente Avelar, Rua Felipe Lauri, Rua Isabel Urbina, Rua Ana Perena, Rua Lourenço Xavier, Rua Belo Vale, Rua Engenheiro Romeu Belluomini, Rua Sebastião de Barros, Av. Nossa Senhora de Guadalupe, Rua Frei Francisco, Rua Agostinho Delgado de Arouche, Rua Esteves Ferreira, Estrada de Itaquera – Guaianases, Rua Santa Edith, Rua Veiga Bueno, Rua Roseira, Rua Erli, Rua Shiono Katayama, Rua Dr. Oliveira Arruda e Rua São Marçaí.

Cata-Bagulho

O Cata-Bagulho é uma ação gratuita, promovida pela Prefeitura de São Paulo, realizada em todas as subprefeituras, desde 2005, e tem como objetivo impedir que materiais como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, sejam depositados em vias públicas, córregos e terrenos baldios.

As ações são programadas aos sábados e a população sempre é avisada com antecedência para deixar o material que não quer mais na porta das casas e a prefeitura passa com um caminhão recolhendo todo o material. Essa medida evita que os cidadãos se desfaçam do material de maneira indevida.

É importante lembrar que o descarte irregular é considerado crime ambiental passível de multa em R$13 mil. Caso o munícipe queira descartar algum item inservível, mas sua rua não foi contemplada na última operação Cata-Bagulho, pode solicitar que a Subprefeitura de sua região inclua a via na programação do serviço através do telefone 156 ou comparecer a um dos Ecopontos espalhados pela cidade.

Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, restos de poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. A população pode dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. A oferta destas áreas tem sido, gradativamente, ampliada em todas as regiões da cidade.

collections
Galeria de imagens