Subprefeitura Itaquera

Domingo, 30 de Novembro de 2008 | Horário: 13:18
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Viaduto Arthur Alvim é aberto à circulação de veículos nesta quarta-feira, 01/10

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A Prefeitura de São Paulo abre amanhã, quarta-feira, 01/10, o Viaduto Arthur Alvim para a circulação de veículos. Ele contém três pistas em cada sentido e a previsão de dois mil automóveis no horário de pico. A cerimônia de inauguração acontece às 10h

A Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras (SIURB) iniciou a construção do viaduto em novembro de 2006. Com a conclusão das pistas da Ligação Arthur Alvim (entregue em 2007) e do Viaduto Arthur Alvim, sobre a Av. Águia de Haia, a Nova Radial Leste passa a ser uma nova alternativa de tráfego da zona Leste para o centro de São Paulo, Guarulhos (Aeroporto) e para Rodovia Ayrton Senna. Os veículos com destino ao centro da cidade poderão acessar via o viaduto Arthur Alvim, a avenida Calim Eid, e em seguida a avenida Carvalho Pinto, chegando a Marginal Tietê.

No sentido oposto, através do viaduto Arthur Alvim, acessar o centro de Itaquera, avenida Jacu-Pêssego, e a rodovia Ayrton Senna, que permite acesso ao Aeroporto de Cumbica “André Franco Montoro”, ou a rodovia Presidente Dutra. A construção do viaduto gerou 125 empregos diretos.

O projeto inicial previa um viaduto com 430m de extensão com a desapropriação de 116 imóveis.  A atual gestão reduziu o número de desapropriações e a extensão do viaduto, gerando uma economia de R$ 5 milhões nas obras e 7 milhões nas desapropriações, num total de R$ 12 milhões. Foram desapropriados 41 imóveis e a extensão do viaduto passou para 346 m (230 de via elevada, e 116 metros dos encontros), 22 metros de largura, com duas pistas, 20 pilares, altura máxima da pista até o viaduto de 6,4 metros. Para a construção do viaduto Arthur Alvim foram consumidos 900 toneladas de aço, e 7 mil metros cúbicos de concreto. Foram implantados 29 postes com 30 luminárias de sódio de 150W e 250W. O custo da construção do viaduto foi de R$ 15,3 milhões.

Histórico

O prolongamento da avenida Radial Leste é composto de aproximadamente 9 km de pista dupla, com três faixas de tráfego em cada sentido. As obras consistem na ligação do bairro de Guaianases e Arthur Alvim, ao longo da faixa desativada da linha de trem da CPTM. Os principais trechos que compõem o Sistema Viário para prolongamento da Av. Radial Leste, executados nesta gestão, são: o Túnel Jornalista Odon Pereira sob a Linha E da CPTM, junto à Estação Corinthians/Itaquera do Metrô, inaugurado no dia 25 de março de 2006; uma alça de acesso do viaduto que liga a nova via com o centro de Itaquera por meio de outras ligações, além da pavimentação nos baixos do viaduto, com a inclusão da estação de transferência de ônibus (atendendo cerca de 50 linhas, com um volume de 350 ônibus/dia, concluído no final de agosto/06), com custo de R$ 3,5 milhões; 2 km de novas pistas entre o Túnel Odon Pereira e a estação do Metrô Arthur Alvim (21 de abril de 2007).

No início de 2005 já estavam concluídas a implantação de 5,4 Km de pista do prolongamento da Nova Radial Leste, um Viaduto no centro de Itaquera, com 3 faixas de tráfego em cada sentido, pontilhões sobre o córrego Rio Verde e córrego Itaquera, execução de 6.775,00 m² de muros de contenção em concreto armado e a canalização do Córrego Laranja Azeda, com 312,47 m.

Custos da Obra

Valor total da obra da Nova Radial: R$ 141,9 milhões (base janeiro/03)

  • Valor atualizado: R$ 207 milhões
  • Gastos até 2004: R$ 109 milhões
  • Investimento 2005: R$ 26 milhões
  • Investimento 2006: R$ 49 milhões
  • Investimento 2007: R$ 12 milhões
  • Investimento 2008: R$ 11 milhões

Avenida Nagib Farah Maluf

O prolongamento da avenida Nagib Farah Maluf, desde a Estação José Bonifácio da CPTM passando pela antiga Estrada Itaquera-Guaianases, faz a interligação viária do bairro com a Nova Radial Leste. Este prolongamento tem duas pistas de rolamento de 7 m de largura  cada  e  canteiro central de 4 m de largura, extensão total  de 500 m e área pavimentada aproximada de  6.500 m². As obras de canalização e pavimentação foram concluídas em 11 de julho de 2008, e o trânsito liberado em 28 de agosto.

O córrego, neste trecho, foi canalizado em aduelas (peças de concreto utilizadas para canalização) pré-moldadas com seção de 3 m x 2,50 m e extensão aproximada de 450 m. O custo da obra é de R$ 4,5 milhões, beneficiando os moradores do Conjunto Habitacional (Cohab) José Bonifácio, usuários da estação da CPTM e demais moradores do bairro, atingindo mais de 40.000 pessoas. (texto: Maria Regina Nogueira – jornalista MTB 19.271)

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