Subprefeitura Itaquera
Vistoria às obras do Viaduto Arthur Alvim sobre a Avenida Águia de Haia
A Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras (SIURB) iniciou a construção do viaduto Arthur Alvim em novembro de 2006 e está na etapa final de obras. O projeto inicial previa um viaduto com 430 m de extensão com a desapropriação de 116 imóveis. A atual gestão reduziu a extensão do viaduto e o número de desapropriações, gerando uma economia de R$ 5 milhões nas obras e 7 milhões nas desapropriações, num total de R$ 12 milhões.
Foram desapropriados 41 imóveis e a extensão do viaduto passou para 346 m (230 m de via elevada, e 116 m dos encontros), 22 m de largura, com duas pistas, 20 pilares, altura máxima da pista até o viaduto de 6,4 metros. Para a construção do viaduto Arthur Alvim foram consumidos 900 toneladas de aço, e 7 mil metros cúbicos de concreto. Foram implantados 29 postes com 30 luminárias de sódio de 150W e 250W. O custo da construção do viaduto foi de R$ 15,3 milhões.
Com a conclusão das pistas da Ligação Artur Alvim (entregue em 2007) e do Viaduto Arthur Alvim, sobre a Av. Águia de Haia, prevista para setembro de 2008, a Nova Radial Leste passará a ser uma nova alternativa de tráfego da zona Leste para o centro de São Paulo, Guarulhos (Aeroporto) e para a rodovia Ayrton Senna.
Os veículos com destino ao centro da cidade poderão a avenida Calim Eid, via viaduto Arthur Alvim e, em seguida, a avenida Carvalho Pinto, chegando a Marginal Tietê. No sentido oposto, por intermédio do viaduto Arthur Alvim, acessar o centro de Itaquera, a avenida Jacu-Pêssego, e a rodovia Ayrton Senna, que permite acesso ao Aeroporto de Cumbica “André Franco Montoro”, ou à rodovia Presidente Dutra. A construção do viaduto gerou 125 empregos diretos.
O prolongamento da avenida Radial Leste é composto de aproximadamente 9 km de pista dupla, com três faixas de tráfego em cada sentido. As obras consistem na ligação do bairro de Guaianases e Arthur Alvim, ao longo da faixa desativada da linha de trem da CPTM. Os principais trechos que compõem o Sistema Viário para prolongamento da Av. Radial Leste, executados nesta gestão, são: o Túnel Jornalista Odon Pereira sob a Linha E da CPTM, junto à Estação Corinthians/Itaquera do Metrô, inaugurado no dia 25 de março de 2006; uma alça de acesso do viaduto que liga a nova via com o centro de Itaquera por meio de outras ligações.
Além da pavimentação nos baixos do viaduto, com a inclusão da estação de transferência de ônibus (atendendo a cerca de 50 linhas, com um volume de 350 ônibus/dia, concluído no final de agosto de 2006), com custo de R$ 3,5 milhões; 2 km de novas pistas entre o Túnel Odon Pereira e a estação do Metrô Arthur Alvim (21 de abril de 2007).
AVENIDA NAGIB FARAH MALUF
O prolongamento da avenida Nagib Farah Maluf desde a estação José Bonifácio da CPTM, passando pela antiga estrada Itaquera-Guaianases, faz a interligação viária do bairro com a Nova Radial Leste. Este prolongamento tem duas pistas de rolamento de 7 m de largura cada e canteiro central de 4 m de largura, extensão total de 500 m e área pavimentada aproximada de 6.500 m² .
O córrego, neste trecho, foi canalizado em aduelas (peças de concreto utilizadas para canalização) pré-moldadas com seção de 3 m x 2,50 m e extensão aproximada de 450 m. O custo da obra é de R$ 4,5 milhões, beneficiando os moradores da Conjunto Habitacional (Cohab) José Bonifácio, usuários da estação da CPTM e demais moradores do bairro, atingindo mais de 40.000 pessoas.
As obras de canalização e pavimentação foram concluídas em 11 de julho de 2008, e estão em fase de sinalização para liberação ao tráfego.
Custos da Obra:
Valor total da obra da Nova Radial: R$ 141,9 milhões (base janeiro/03)
Valor atualizado: R$ 207 milhões
Gastos até 2004: R$ 109 milhões
Investimento 2005: R$ 21 milhões
Investimento 2006: R$ 48 milhões.
Investimento 2007: R$ 17 milhões
Investimento 2008: R$ 11 milhões.
No início de 2005 já estavam concluídas a implantação de 5,4 Km de pista do prolongamento da Nova Radial Leste, um Viaduto no centro de Itaquera, com 3 faixas de tráfego em cada sentido, pontilhões sobre o córrego rio Verde e córrego Itaquera, execução de 6.775,00 m² de muros de contenção em concreto armado e a canalização do Córrego Laranja Azeda, com 312,47 m.
(Texto: Maria Regina Nogueira)
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