Subprefeitura Itaquera

Sexta-feira, 30 de Maio de 2014 | Horário: 10:04
Compartilhe:

CET divulga balanço de trânsito do jogo teste da Copa do Mundo e reforça comunicação de trânsito para os próximos jogos

Para o próximo jogo na Arena, entre Corinthians e Botafogo, no dia 1º/06, a Companhia irá reforçar a sinalização no local, bem como intensificar a comunicação dos principais bloqueios operados no dia do jogo

A Companhia de Engenharia de Tráfego acaba de concluir um balanço da Operação Copa na Arena Corinthians e definir incrementos na comunicação de trânsito com os os vários públicos que irão circular no entorno do estádio. A operação manterá como principal diretriz de comunicação incentivar o uso do transporte coletivo sobre trilhos, que demonstrou no jogo teste do último domingo, o meio de transporte mais rápido para o deslocamento dos torcedores.

Além disso, a CET também está estruturando uma comunicação específica para os moradores que vivem no entorno do estádio. Como teremos um mapa de bloqueios similar ao último jogo, estamos iniciando o cadastramento dos moradores e também produzindo folders informativos para estas pessoas. A operação funcinará na sua totalidade no Jogo Oficial de Abertura da Copa, que acontece no dia 12 de junho. Mas, no dia 1º de Junho, no jogo entre Corinthians x Botafogo, já começaremos a testar a sinalização provisória dos moradores do bairro.

Outro ponto que começa a ser reforçado é a comunicação com os torcedores que, porventura, optarem pelo transporte individual. O enfoque principal, salientamos, será o incentivo ao transporte público sob trilhos mas, para quem for local com veículo individual deverá estar atento para os bloqueios e buscar os caminhos alternativos. A Radial Leste é uma via de bloqueio e não um eixo de deslocamento para o estádio. O mapa indicativo segue no anexo.

Medição do trânsito

No jogo do Corinthians x Figueirense, ocorrido no dia 18, a CET realizou uma medição nas vias de acesso à Arena Corinthians. O objetivo foi mensurar o impacto dos bloqueios operacionais realizados no entorno do estádio por conta do primeiro jogo que serviu de teste para a operação de trânsito da Copa.

A medição abaixo traz o recorte de lentidão nas vias no entorno do Estádio da Arena ao longo da tarde do domingo, até o encerramento da Operação Saída da CET, às 20 horas. O pico de lentidão ocorreu às 15 horas, quando registramos 15,6 Km de congestionamento na somatória da lentidão das oito vias que compõem os eixos em torno do estádio.

Esta medição verificada está dentro da média esperada para o evento. Mas, independente disso, a CET irá reforçar a comunicação dos bloqueios para proporcionar ainda mais conforto no deslocamento de torcedores, de veículos de imprensa e demais veículos que precisam utilizar aquela região em dias e horários de bloqueios.

Ao todo, foram 26 bloqueios operacionais, nos quais não foi permitida a circulação de nenhum tipo de veículo; e dois pontos de acesso local, que são as vias que puderam ser utilizadas pelos moradores do bairro para acessarem suas residências nas imediações do estádio. Além disso, a operação contou com seis pontos de verificação veicular, ou seja, vias bloqueadas ao tráfego comum que puderam ser usadas como acesso ao estádio por veículos credenciados especialmente para o evento.

O perímetro da área de restrição veicular é formado pelas seguintes vias: Rua Dr. Luis Aires (Radial Leste), sentido bairro, a partir do Túnel Águia de Haia; Av. José Pinheiro Borges (Radial Leste), sentido Centro, desde o Viaduto Cassiano Gabus Mendes; Av. Calim Eid, sentido bairro, a partir do Viaduto Milton Leão; Av. Itaquera, sentido bairro, junto à Rua Cesar Diaz; Av. Miguel Inácio Curi, sentido Centro, 200 metros após a Av. Itaquera; e Rua Tomazzo Ferrara, sentido Centro, junto à Rua Castelo do Piauí.

collections
Galeria de imagens