Subprefeitura Itaquera

Quarta-feira, 14 de Outubro de 2009 | Horário: 11:51
Compartilhe:

Itaquera comemorou o dia da árvore plantando mudas em clube e praça

Em homenagem ao Dia da Árvore (21 de setembro) realizou-se, em todo o Estado de São Paulo, no dia 20/9, às 11h, uma ação simultânea de plantio de árvores

O projeto estadual de plantio de árvores, coordenado pela ONG Brasil Eco Planetário, contou com a participação de várias instituições de ensino, sindicatos, movimentos sociais, empresas, ONGs, Câmaras Municipais e Prefeituras.

Com apoio da secretaria do Verde e do Meio Ambiente, e, em Itaquera, da subprefeitura, o plantio sincronizado preocupou-se com três importantes questões ambientais: o combate ao aquecimento global, a ampliação das áreas arborizadas e o fortalecimento da cultura ecológica na sociedade. A meta prevista era o plantio de 100 mil novas mudas de árvores no estado.

Em Itaquera, o projeto foi operacionalizado pelos servidores que estão à frente da direção do Parque e da Casa de Cultura Raul Seixas, localizados no Conjunto José Bonifácio. Mas o plantio que contou com a presença de membros do Motoclube Itaquera, aconteceu no Parque do Carmo, onde 38 mudas fazem parte agora das dependências do Clube Escola Rumi de Ranieiri, local cedido à ação.

As outras 162 mudas, cedidas pela secretaria do Verde, em breve, vão florescer numa praça situada próxima ao clube, beneficiando a população da região. Entre as mudas estão pés de pitanga, cereja, ipê amarelo e roxo.

Em outros pontos da cidade, a ação também foi um sucesso. No famoso Parque Ibirapuera, por exemplo, além do plantio houve apresentações culturais. Em geral, os interessados participaram das seguintes maneiras: plantando individualmente uma muda, por meio do programa de incentivo à arborização urbana, que visa o plantio interno ou na calçada de residências; através do plantio em áreas públicas, organizado por instituições de ensino ou segmentos da sociedade; e, por último, do plantio em área de parques.

No segundo caso, os participantes contaram com o apoio das subprefeituras na indicação das áreas. As mudas foram solicitadas à SVMA pela subprefeitura e os insumos ficaram a encargo dos parceiros do plantio comunitário. As solicitações para o plantio nos parques, por sua vez, foram encaminhadas ao Departamento de Parques e Áreas Verdes (Depave) responsável pela administração dos 32 parques municipais existentes em São Paulo; pela criação de novas áreas verdes; e pela emissão de pareceres sobre o impacto ambiental de obras no município.
 

collections
Galeria de imagens