Subprefeitura Lapa
Ciclone extratropical traz ventos de até 90 km/h e alerta máximo em São Paulo
A Subprefeitura Lapa informa que, nesta quarta-feira (10), o Estado de São Paulo segue sob influência de um ciclone extratropical formado na região Sul do país. Embora o centro do fenômeno esteja distante do território paulista, sua dimensão e intensidade podem provocar rajadas de vento que ultrapassem 90 km/h em algumas áreas.
De acordo com a Defesa Civil e o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a capital e a Região Metropolitana devem registrar ventos fortes ao longo do dia, mas com períodos de sol entre nuvens durante a tarde. A previsão indica ventos médios próximos de 30 km/h, com possibilidade de rajadas mais intensas, acima dos 70 km/h. Em razão disso, reforça-se a atenção para possíveis quedas de árvores e outros transtornos.
Como o ciclone afeta o Estado
Segundo especialistas da Defesa Civil, o sistema meteorológico atua atraindo massas de ar quente e úmido vindas das regiões Norte e Centro-Oeste do país, o que favorece a formação de nuvens carregadas, chuva e episódios de tempestades. Além disso, a borda do ciclone está associada ao avanço de uma frente fria, responsável por intensificar a nebulosidade, aumentar a velocidade dos ventos e provocar redução das temperaturas.
A faixa leste do estado, incluindo áreas serranas, pode experimentar ventos ainda mais fortes devido ao relevo irregular, que contribui para a canalização e o aumento das rajadas.
Para acompanhar e responder a possíveis ocorrências, um gabinete de crise foi ativado pela Defesa Civil, reunindo representantes de concessionárias de energia, Corpo de Bombeiros, DER, Sabesp, Artesp, Arsesp e outros órgãos estratégicos.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk