LGBTI
1ª Caminhada da AIDS reúne grande número de participantes
Foi uma manhã de domingo (03) especial no centro de São Paulo: a primeira Caminhada da AIDS – organizada pela Coordenação de Políticas para LGBT, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) – reuniu muitos participantes que saíram da Praça da República às 8h30, percorrendo diversas avenidas e ruas como a São Luiz, Coronel Xavier de Toledo e Libero Badaró seguindo até o Vale do Anhangabaú carregando faixas, cartazes e balões alusivos ao Dia Mundial de Combate à AIDS.
Em cada parte do trajeto foram realizadas várias intervenções de artistas circenses e cantores ligados à causa, animando ainda mais o evento. Todos reunidos com um único objetivo: conscientizar o público que vive na cidade de São Paulo, independentemente de gênero, orientação sexual ou classe social, sobre o avanço da doença, as medidas protetivas e também o respeito sem discriminação às pessoas que convivem com o HIV.
“Achei maravilhosa a iniciativa da prefeitura, vai passar a mensagem certa. Eu vim de Lorena pra cá por conta da caminhada”, disse Ana Carolina, uma das participantes. “Está na hora de mostrarmos para São Paulo que pessoas com o HIV estão em todo lugar, e devemos respeitá-las”, explicou a artista Salete Campari, que ainda enumerou diversas ações desenvolvidas por órgãos públicos na prevenção e tratamento de pessoas soropositivas.
O projeto
O objetivo da SMDHC é conscientizar a população sobre a prevenção e a convivência com o HIV, desmistificando a ideia preconcebida de que pessoas que convivem com o vírus não podem ter uma boa qualidade de vida – além de ressaltar a importância do tratamento. O coordenador de Políticas para LGBT, Ivan Batista, acredita que o evento colabora para desconstruir estereótipos: “Ser portador do HIV não é o fim da jornada, mas sim o começo de um novo caminho, com maiores responsabilidades”, afirmou.
O projeto foi inspirado nas AIDS Walks, caminhadas que acontecem nos Estados Unidos e são abraçadas não só pela comunidade LGBT, mas por toda a sociedade – a AIDS Walk de Nova Iorque já chegou à 20ª edição. “E, hoje, fizemos a primeira caminhada de São Paulo. É mais uma ação da Campanha São Paulo Com Respeito, que tem como objetivo trabalhar na desconstrução do preconceito sofrido pela comunidade LGBT no município. A caminhada pelo centro histórico com diversas paradas para intervenções musicais foi maravilhosa”, disse a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda.
Parceiros na caminhada
O evento foi realizado com a ajuda de empresas e instituições parceiras, que colaboraram para que o evento fosse um sucesso!
Foram patrocinadores da 1ª Caminhada da AIDS de São Paulo: Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo; RW Produtora; Balada Tunnel; Heitor Werneck; chef de cozinha Thiago de Melo (da Casa Choppanildo); Agência It’s; e Bloomberg.
A caminhada contou ainda com o apoio institucional da UNAIDS Brasil, da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias (ACGE), do Bloco Minhoqueens, do Chilli Peppers Single Hotel, do Metrô SP, da CPTM, da Secretaria Municipal de Transportes, da Secretaria Municipal de Saúde, da Sabesp, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo.