LGBTI
2ª Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT começa em alto estilo
Teve início na segunda-feira (23), no Salão Nobre da Sala São Paulo, a 2ª Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT. A cerimônia teve apresentação do coral da Câmara de Comércio LGBT, com canções vibrantes sobre o tema do respeito e da celebração da diversidade, com o pianista Gabriel Fabbi, sob o comando do maestro Ettore Veríssimo e direção cênica de Bruna Dias. O público se emocionou.
O evento contou com diversas lideranças e militantes da comunidade LGBT, bem como representantes do poder público: André Pomba, assessor técnico da Secretaria de Estado da Cultura, Patrícia Penna, secretária-adjunta de Cultura do Estado de São Paulo, Ivan Batista, coordenador de Políticas para LGBTI da SMDHC, e Eduardo Barbin, secretário-adjunto de Direitos Humanos e Cidadania do município de São Paulo. Durante a cerimônia, foi também assinado um termo de cooperação entre a Câmara de Comércio e a Associação da Parada (APOGLBT).
O presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT, Ricardo Gomes, agradeceu aos presentes e falou sobre o imenso orgulho de receber o público na Sala São Paulo, se referindo a ela como o “templo da cultura”. Gomes elogiou ainda o crescimento do evento em comparação com o ano anterior e reafirmou o compromisso da entidade não só com as pessoas LGBT, mas com todas que sofrem algum tipo de preconceito.
A secretária-adjunta da Cultura do Estado, Patrícia Penna, enfatizou que o momento no país é difícil – com manifestações de ódio em relação às minorias – e ressaltou a importância de celebrar o amor, destacando ainda a importância do trabalho no combate à intolerância e o respeito à diversidade religiosa e orientação sexual.
O secretário-adjunto da SMDHC, Eduardo Barbin, discursou sobre os números relacionados à comunidade LGBT reforçando sua importância, bem como os serviços fornecidos pela prefeitura para acolhimento e atendimento. “Vivemos em uma sociedade em constante mudança e transformação, que derruba tabus e que, se ainda não eliminou os preconceitos, avançou bastante na conquista dos direitos humanos. São Paulo acolhe de braços abertos está iniciativa pela importância do que o turismo LGBT representa para a cidade”, disse.