Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento
Ações e Programas
A Execução Orçamentária consiste no cumprimento das regras para a realização da despesa tributária, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Dessa forma, a execução orçamentária pode ser entendida como a trajetória da despesa pública, com identificação das condições de seu início e seu término.
O Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165, I da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica e o estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da PMSP, o PPA apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.
A programação da execução orçamentária deverá seguir o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prevista no art. 165, II da Constituição Federal, que é o instrumento, de iniciativa do Poder Executivo, para o estabelecimento de metas e prioridades do exercício financeiro da PMSP, pelo período de um ano. Além disso, a execução orçamentária deverá atender as receitas vinculadas às finalidades específicas, independentemente do exercício de ingresso.
Nesse sentido, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê a realização das despesas de capital para o exercício seguinte e confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA. Além disso, tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento e a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas.
A LOA também institui critérios e formas de limitação de empenho, a determinação das normas relativas ao controle de custos, e a avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, estabelecendo condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.
Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento público podem ser encontradas site da Secretaria Municipal da Fazenda e na página de Receitas e Despesas do Portal de Transparência.
Orçamento 2025
Órgão | Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
SMUL | R$ 179.349.557,00 | R$ 171.190.702,55 | R$ 82.99.506,67 | R$ 60.193.484,87 |
SMUL - OUCAB | R$ 98.898.000,00 | R$ 98.898.000,00 | R$ 7.498.520,10 | R$ 315.343,06 |
SMUL - OUCAE | R$ 347.666.172,00 | R$ 420.602.622,54 | R$ 172.992.765,69 | R$ 13.180.641,06 |
SMUL - OUCentro | R$ 2.352.000,00 | R$ 2.352.000,00 | R$ 58.096,65 | R$ 0,00 |
SMUL - OUCFL | R$ 185.110.423,00 | R$ 200.918.674,68 | R$ 72.922.017,92 | R$ 3.761.308,00 |
SMUL - OUCBT | R$ 228.084.560,00 | R$ 228.084.560,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
TOTAL | R$ 1.041.460.712,00 | R$ 1.122.046.559,77 | R$ 336.468.907,03 | R$ 77.450.776,99 |
Data de atualização: 04/06/2025 | Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF
Orçamento 2024
Órgão | Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
SMUL | R$ 170.167.780,00 | R$ 179.613.511,81 | R$ 172.647.284,57 | R$ 147.787.859,14 |
SMUL - OUCAB | R$ 103.540.000,00 | R$ 118.245.967,59 | R$ 13.904.659,00 | R$ 3.905.168,90 |
SMUL - OUCAE | R$ 313.527.200,00 | R$ 364.361.594,75 | R$ 123.183.124,45 | R$ 15.572.263,47 |
SMUL - OUCentro | R$ 1.596.000,00 | R$ 1.596.000,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
SMUL - OUCFL | R$ 248.640.000,00 | R$ 347.034.618,89 | R$ 176.073.896,90 | R$ 94.721.346,92 |
SMUL - OUCBT | R$ 0,00 | R$ 19.780,10 | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
TOTAL | R$ 837.470.980,00 | R$ 1.010.871.473,14 | R$ 485.808.964,92 | R$ 261.986.638,43 |
Data de atualização: 31/12/2024 | Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF
Orçamento 2023
Órgão | Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
SMUL | R$ 150.751.681,00 | R$ 152.706.465,03 | R$ 144.832.545,74 | R$ 144.832.545,74 |
SMUL - OUCAB | R$ 112.074.710,00 | R$ 112.074.710,00 | R$ 104.874.773,37 | R$ 12.141.354,00 |
SMUL - OUCAE | R$ 200.465.018,00 | R$ 200.465.018,00 | R$ 48.127.190,40 | R$ 21.252.935,95 |
SMUL - OUCentro | R$ 1.956.733,00 | R$ 12.581.045,49 | R$ 1.744.553,34 | R$ 111.529,12 |
SMUL - OUCFL | R$ 232.790.902,00 | R$ 356.989.827,68 | R$ 181.173.604,31 | R$ 71.292.426,39 |
TOTAL | R$ 698.039.044,00 | R$ 834.817.066,20 | R$ 480.752.667,16 | R$ 249.630.791,20 |
Data de atualização: 05/12/2024 | Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF
Orçamento 2022
Órgão | Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
SMUL | R$ 135.437.985,00 | R$ 139.434.513,14 | R$ 129.782.444,07 | R$ 120.079.582,25 |
SMUL - OUCAB | R$ 50.250.612,00 | R$ 50.250.612,00 | R$ 1.937.538,89 | R$ 1.141.259,83 |
SMUL - OUCAE | R$ 239.420.090,00 | R$ 239.420.090,00 | R$ 57.657.845,98 | R$ 46.364.787,40 |
SMUL - OUCentro | R$ 477.292,00 | R$ 10.759.852,50 | R$ 10.509.340,78 | R$ 1.419.800,13 |
SMUL - OUCFL | R$ 233.741.800,00 | R$ 233.741.800,00 | R$ 48.045.618,22 | R$ 26.012.598,85 |
TOTAL | R$ 659.327.779,00 | R$ 673.606.867,64 | R$ 247.932.787,94 | R$ 200.561.111,36 |
Data de atualização: 07/11/2023 | Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF
Para pesquisar as informações sobre Repasses e Transferências, acesse a página Repasses e Transferências de Recursos Financeiros no Portal da Transparência, e a página Emendas Parlamentares.
Acesse também informações relativas às diárias e passagens aéreas dos servidores públicos municipais, na página Diárias e Passagens no Portal da Transparência.
Informações sobre Obras Públicas podem ser acessadas no Portal Obras Abertas.
PROGRAMA DE METAS
O Programa de Metas define as prioridades do governo, as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração. É possível consultar o conteúdo do programa e acompanhar o desenvolvimento das metas através da página.
Acesse o Programa de Metas 2025-2028.
Metas vinculadas a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento no Programa de Metas 2025-2028:
Meta 51 - Realizar 10 ações de requalificação urbana para tornar os espaços públicos mais acessíveis, seguros e adequados à convivência.
Meta 52 - Entregar o calçadão do Triângulo Histórico, iniciar a obra do Quadrilátero da República e viabilizar o VLT ‘Bonde São Paulo’, para impulsionar a transformação da região.
PROGRAMA DE INTEGRIDADE E BOAS PRÁTICAS - PIBP
O Programa de Integridade e Boas Práticas consistente no conjunto de mecanismos e procedimentos internos destinados a detectar e prevenir fraudes, atos de corrupção, irregularidades e desvios de conduta, bem como a avaliar processos objetivando a melhoria da gestão de recursos, a transparência, a lisura e a eficiência.
Conforme Decreto Municipal 59.496/2020 e a Portaria CGM 117/2020, os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município deverão implementar o Programa de Integridade e Boas Práticas (PIBP) estruturados nos seguintes eixos fundamentais:
I - Comprometimento e apoio da alta administração;
II - Existência de unidade responsável no órgão ou na entidade;
III - Análise, avaliação e gestão dos riscos associados ao tema da integridade;
IV - Monitoramento contínuo dos atributos do programa de integridade.
Saiba mais sobre o Programa de Integridade e Boas Práticas. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: cgmpibp@prefeitura.sp.gov.br
PLANOS DE INTEGRIDADE E BOAS PRÁTICAS DA SECRETARIA DE URBANISMO E LICENCIAMENTO
Planos
Plano de Integridade e Boas Práticas da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento - 2024
Plano de Integridade e Boas Práticas da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento - 2023
• Anexo I - Relatório Análise de Riscos
• Anexo II - Procedimento Operacional Padrão
Plano de Integridade e Boas Práticas da SMUL - 2020
• Anexo I - Relatório de Mapeamento de Processos
• Anexo II - Relatório de Análise de Riscos PIBP
Relatórios
• Relatório Semestral de Monitoramento - 1º Semestre de 2024
• Relatório Semestral de Monitoramento - 2º Semestre de 2023
• Relatório Semestral de Monitoramento - 1º Semestre de 2023
• Relatório Semestral de Monitoramento - 1º semestre de 2022
• Relatório Semestral de Monitoramento - 2º semestre de 2022
PLANO DE AÇÃO DA AGENDA 2030
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é adotada como uma diretriz de políticas públicas em âmbito municipal, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 16.817/2018. A Agenda está integrada a outros instrumentos de planejamento, orçamento e gestão, incluindo o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Programa de Metas e os planos setoriais da cidade. Cada órgão municipal tem compromissos específicos definidos na Agenda Municipal 2030 e em seu respectivo Plano de Ação, que tem um período de quatro anos, alinhados às suas áreas de atuação. O monitoramento das ações vinculadas à Agenda 2030 é concentrado na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), integrante da Secretaria de Governo Municipal. Para consultar mais detalhes sobre o Plano de Ação da Agenda 2030 e entender como ele é implementado na cidade, acesse o documento Plano de Ação da Agenda 2030.
“Não consta meta vinculada à Secretaria de Urbanismo e Licenciamento no Plano de Ação Agenda 2030”
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