Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento

Ações e Programas

A Execução Orçamentária consiste no cumprimento das regras para a realização da despesa tributária, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Dessa forma, a execução orçamentária pode ser entendida como a trajetória da despesa pública, com identificação das condições de seu início e seu término.

O Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165, I da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica e o estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da PMSP, o PPA apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.

A programação da execução orçamentária deverá seguir o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prevista no art. 165, II da Constituição Federal, que é o instrumento, de iniciativa do Poder Executivo, para o estabelecimento de metas e prioridades do exercício financeiro da PMSP, pelo período de um ano. Além disso, a execução orçamentária deverá atender as receitas vinculadas às finalidades específicas, independentemente do exercício de ingresso.

Nesse sentido, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê a realização das despesas de capital para o exercício seguinte e confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA. Além disso, tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento e a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas.

A LOA também institui critérios e formas de limitação de empenho, a determinação das normas relativas ao controle de custos, e a avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, estabelecendo condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.

Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento público podem ser encontradas site da Secretaria Municipal da Fazenda e na página de Receitas e Despesas do Portal de Transparência.


Orçamento 2025

Órgão Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
SMUL R$ 179.349.557,00 R$ 171.190.702,55 R$ 82.99.506,67 R$ 60.193.484,87
SMUL - OUCAB R$ 98.898.000,00 R$ 98.898.000,00 R$ 7.498.520,10 R$ 315.343,06
SMUL - OUCAE R$ 347.666.172,00 R$ 420.602.622,54 R$ 172.992.765,69 R$ 13.180.641,06
SMUL - OUCentro R$ 2.352.000,00 R$ 2.352.000,00 R$ 58.096,65 R$ 0,00
SMUL - OUCFL R$ 185.110.423,00 R$ 200.918.674,68 R$ 72.922.017,92 R$ 3.761.308,00
SMUL - OUCBT R$ 228.084.560,00 R$ 228.084.560,00 R$ 0,00 R$ 0,00
TOTAL R$ 1.041.460.712,00 R$ 1.122.046.559,77 R$ 336.468.907,03 R$ 77.450.776,99

Data de atualização: 04/06/2025 | Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF


Orçamento 2024

Órgão Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
SMUL R$ 170.167.780,00 R$ 179.613.511,81 R$ 172.647.284,57 R$ 147.787.859,14
SMUL - OUCAB R$ 103.540.000,00 R$ 118.245.967,59 R$ 13.904.659,00 R$ 3.905.168,90
SMUL - OUCAE R$ 313.527.200,00 R$ 364.361.594,75 R$ 123.183.124,45 R$ 15.572.263,47
SMUL - OUCentro R$ 1.596.000,00 R$ 1.596.000,00 R$ 0,00 R$ 0,00
SMUL - OUCFL R$ 248.640.000,00 R$ 347.034.618,89 R$ 176.073.896,90 R$ 94.721.346,92
SMUL - OUCBT R$ 0,00 R$ 19.780,10 R$ 0,00 R$ 0,00
TOTAL R$ 837.470.980,00 R$ 1.010.871.473,14 R$ 485.808.964,92 R$ 261.986.638,43

Data de atualização: 31/12/2024 | Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF


Orçamento 2023

Órgão Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
SMUL R$ 150.751.681,00 R$ 152.706.465,03 R$ 144.832.545,74 R$ 144.832.545,74
SMUL - OUCAB R$ 112.074.710,00 R$ 112.074.710,00 R$ 104.874.773,37 R$ 12.141.354,00
SMUL - OUCAE R$ 200.465.018,00 R$ 200.465.018,00 R$ 48.127.190,40 R$ 21.252.935,95
SMUL - OUCentro R$ 1.956.733,00 R$ 12.581.045,49 R$ 1.744.553,34 R$ 111.529,12
SMUL - OUCFL R$ 232.790.902,00 R$ 356.989.827,68 R$ 181.173.604,31 R$ 71.292.426,39
TOTAL R$ 698.039.044,00 R$ 834.817.066,20 R$ 480.752.667,16 R$ 249.630.791,20

Data de atualização: 05/12/2024 | Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF


Orçamento 2022

Órgão Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
SMUL R$ 135.437.985,00 R$ 139.434.513,14 R$ 129.782.444,07 R$ 120.079.582,25
SMUL - OUCAB R$ 50.250.612,00 R$ 50.250.612,00 R$ 1.937.538,89 R$ 1.141.259,83
SMUL - OUCAE R$ 239.420.090,00 R$ 239.420.090,00 R$ 57.657.845,98 R$ 46.364.787,40
SMUL - OUCentro R$ 477.292,00 R$ 10.759.852,50 R$ 10.509.340,78 R$ 1.419.800,13
SMUL - OUCFL R$ 233.741.800,00 R$ 233.741.800,00 R$ 48.045.618,22 R$ 26.012.598,85
TOTAL R$ 659.327.779,00 R$ 673.606.867,64 R$ 247.932.787,94 R$ 200.561.111,36

Data de atualização: 07/11/2023 | Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF


Para pesquisar as informações sobre Repasses e Transferências, acesse a página Repasses e Transferências de Recursos Financeiros no Portal da Transparência, e a página Emendas Parlamentares.

Acesse também informações relativas às diárias e passagens aéreas dos servidores públicos municipais, na página Diárias e Passagens no Portal da Transparência.

Informações sobre Obras Públicas podem ser acessadas no Portal Obras Abertas.


PROGRAMA DE METAS

Programa de Metas define as prioridades do governo, as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração. É possível consultar o conteúdo do programa e acompanhar o desenvolvimento das metas através da página.

Acesse o Programa de Metas 2025-2028.

Metas vinculadas a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento no Programa de Metas 2025-2028:

Meta 51 - Realizar 10 ações de requalificação urbana para tornar os espaços públicos mais acessíveis, seguros e adequados à convivência.

Meta 52 - Entregar o calçadão do Triângulo Histórico, iniciar a obra do Quadrilátero da República e viabilizar o VLT ‘Bonde São Paulo’, para impulsionar a transformação da região.


PROGRAMA DE INTEGRIDADE E BOAS PRÁTICAS - PIBP

O Programa de Integridade e Boas Práticas consistente no conjunto de mecanismos e procedimentos internos destinados a detectar e prevenir fraudes, atos de corrupção, irregularidades e desvios de conduta, bem como a avaliar processos objetivando a melhoria da gestão de recursos, a transparência, a lisura e a eficiência.

Conforme Decreto Municipal 59.496/2020 e a Portaria CGM 117/2020, os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município deverão implementar o Programa de Integridade e Boas Práticas (PIBP) estruturados nos seguintes eixos fundamentais:
I - Comprometimento e apoio da alta administração;
II - Existência de unidade responsável no órgão ou na entidade;
III - Análise, avaliação e gestão dos riscos associados ao tema da integridade;
IV - Monitoramento contínuo dos atributos do programa de integridade.

Saiba mais sobre o Programa de Integridade e Boas Práticas. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: cgmpibp@prefeitura.sp.gov.br


PLANOS DE INTEGRIDADE E BOAS PRÁTICAS DA SECRETARIA DE URBANISMO E LICENCIAMENTO

Planos

Plano de Integridade e Boas Práticas da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento - 2024

Plano de Integridade e Boas Práticas da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento - 2023
• Anexo I - Relatório Análise de Riscos
• Anexo II - Procedimento Operacional Padrão

Plano de Integridade e Boas Práticas da SMUL - 2020 
• Anexo I - Relatório de Mapeamento de Processos
• Anexo II - Relatório de Análise de Riscos PIBP

Relatórios

Relatório Semestral de Monitoramento - 1º Semestre de 2024
• Relatório Semestral de Monitoramento - 2º Semestre de 2023
Relatório Semestral de Monitoramento - 1º Semestre de 2023
• Relatório Semestral de Monitoramento - 1º semestre de 2022 
• Relatório Semestral de Monitoramento - 2º semestre de 2022


PLANO DE AÇÃO DA AGENDA 2030

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é adotada como uma diretriz de políticas públicas em âmbito municipal, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 16.817/2018. A Agenda está integrada a outros instrumentos de planejamento, orçamento e gestão, incluindo o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Programa de Metas e os planos setoriais da cidade. Cada órgão municipal tem compromissos específicos definidos na Agenda Municipal 2030 e em seu respectivo Plano de Ação, que tem um período de quatro anos, alinhados às suas áreas de atuação. O monitoramento das ações vinculadas à Agenda 2030 é concentrado na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), integrante da Secretaria de Governo Municipal. Para consultar mais detalhes sobre o Plano de Ação da Agenda 2030 e entender como ele é implementado na cidade, acesse o documento Plano de Ação da Agenda 2030.

“Não consta meta vinculada à Secretaria de Urbanismo e Licenciamento no Plano de Ação Agenda 2030”