Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento
Ações e Programas
A Execução Orçamentária consiste no cumprimento das regras para a realização da despesa tributária, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Dessa forma, a execução orçamentária pode ser entendida como a trajetória da despesa pública, com identificação das condições de seu início e seu término.
O Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165, I da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica e o estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da PMSP, o PPA apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.
A programação da execução orçamentária deverá seguir o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prevista no art. 165, II da Constituição Federal, que é o instrumento, de iniciativa do Poder Executivo, para o estabelecimento de metas e prioridades do exercício financeiro da PMSP, pelo período de um ano. Além disso, a execução orçamentária deverá atender as receitas vinculadas às finalidades específicas, independentemente do exercício de ingresso.
Nesse sentido, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê a realização das despesas de capital para o exercício seguinte e confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA. Além disso, tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento e a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas.
A LOA também institui critérios e formas de limitação de empenho, a determinação das normas relativas ao controle de custos, e a avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, estabelecendo condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.
O Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, elaborado com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda, deve ser enviado para o Poder Legislativo até 15 de abril de cada ano, para votação até 30 de junho desse mesmo ano. Ele deve ser submetido a duas audiências públicas até a data da votação.
Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento público podem ser encontradas site da Secretaria Municipal da Fazenda e na página de Receitas e Despesas do Portal de Transparência.
Orçamento 2025
| Órgão | Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
| SMUL | R$ 179.349.557,00 | R$ 171.190.702,55 | R$ 82.99.506,67 | R$ 60.193.484,87 |
| SMUL - OUCAB | R$ 98.898.000,00 | R$ 98.898.000,00 | R$ 7.498.520,10 | R$ 315.343,06 |
| SMUL - OUCAE | R$ 347.666.172,00 | R$ 420.602.622,54 | R$ 172.992.765,69 | R$ 13.180.641,06 |
| SMUL - OUCentro | R$ 2.352.000,00 | R$ 2.352.000,00 | R$ 58.096,65 | R$ 0,00 |
| SMUL - OUCFL | R$ 185.110.423,00 | R$ 200.918.674,68 | R$ 72.922.017,92 | R$ 3.761.308,00 |
| SMUL - OUCBT | R$ 228.084.560,00 | R$ 228.084.560,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
| TOTAL | R$ 1.041.460.712,00 | R$ 1.122.046.559,77 | R$ 336.468.907,03 | R$ 77.450.776,99 |
Data de atualização: 04/06/2025 | Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF
Orçamento 2024
| Órgão | Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
| SMUL | R$ 170.167.780,00 | R$ 179.613.511,81 | R$ 172.647.284,57 | R$ 147.787.859,14 |
| SMUL - OUCAB | R$ 103.540.000,00 | R$ 118.245.967,59 | R$ 13.904.659,00 | R$ 3.905.168,90 |
| SMUL - OUCAE | R$ 313.527.200,00 | R$ 364.361.594,75 | R$ 123.183.124,45 | R$ 15.572.263,47 |
| SMUL - OUCentro | R$ 1.596.000,00 | R$ 1.596.000,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
| SMUL - OUCFL | R$ 248.640.000,00 | R$ 347.034.618,89 | R$ 176.073.896,90 | R$ 94.721.346,92 |
| SMUL - OUCBT | R$ 0,00 | R$ 19.780,10 | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
| TOTAL | R$ 837.470.980,00 | R$ 1.010.871.473,14 | R$ 485.808.964,92 | R$ 261.986.638,43 |
Data de atualização: 31/12/2024 | Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF
Orçamento 2023
| Órgão | Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
| SMUL | R$ 150.751.681,00 | R$ 152.706.465,03 | R$ 144.832.545,74 | R$ 144.832.545,74 |
| SMUL - OUCAB | R$ 112.074.710,00 | R$ 112.074.710,00 | R$ 104.874.773,37 | R$ 12.141.354,00 |
| SMUL - OUCAE | R$ 200.465.018,00 | R$ 200.465.018,00 | R$ 48.127.190,40 | R$ 21.252.935,95 |
| SMUL - OUCentro | R$ 1.956.733,00 | R$ 12.581.045,49 | R$ 1.744.553,34 | R$ 111.529,12 |
| SMUL - OUCFL | R$ 232.790.902,00 | R$ 356.989.827,68 | R$ 181.173.604,31 | R$ 71.292.426,39 |
| TOTAL | R$ 698.039.044,00 | R$ 834.817.066,20 | R$ 480.752.667,16 | R$ 249.630.791,20 |
Data de atualização: 05/12/2024 | Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF
Orçamento 2022
| Órgão | Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
| SMUL | R$ 135.437.985,00 | R$ 139.434.513,14 | R$ 129.782.444,07 | R$ 120.079.582,25 |
| SMUL - OUCAB | R$ 50.250.612,00 | R$ 50.250.612,00 | R$ 1.937.538,89 | R$ 1.141.259,83 |
| SMUL - OUCAE | R$ 239.420.090,00 | R$ 239.420.090,00 | R$ 57.657.845,98 | R$ 46.364.787,40 |
| SMUL - OUCentro | R$ 477.292,00 | R$ 10.759.852,50 | R$ 10.509.340,78 | R$ 1.419.800,13 |
| SMUL - OUCFL | R$ 233.741.800,00 | R$ 233.741.800,00 | R$ 48.045.618,22 | R$ 26.012.598,85 |
| TOTAL | R$ 659.327.779,00 | R$ 673.606.867,64 | R$ 247.932.787,94 | R$ 200.561.111,36 |
Data de atualização: 07/11/2023 | Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF
Para pesquisar as informações sobre Repasses e Transferências, acesse a página Repasses e Transferências de Recursos Financeiros no Portal da Transparência, e a página Emendas Parlamentares.
Acesse também informações relativas às diárias e passagens aéreas dos servidores públicos municipais, na página Diárias e Passagens no Portal da Transparência.
Informações sobre Obras Públicas podem ser acessadas no Portal Obras Aberta
PROGRAMA DE METAS
O Programa de Metas define as prioridades do governo, as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração. É possível consultar o conteúdo do programa e acompanhar o desenvolvimento das metas através da página Programa de Metas 2025-2028.
Metas vinculadas a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento no Programa de Metas 2025-2028:
Meta 36 – Entregar o Túnel Cecília Lottenberg, integrando importantes eixos viários e garantindo conexões cicloviárias estratégicas.
Projeção: A obra, no prolongamento da Avenida Dr. Chucri Zaidan, beneficiará diretamente 95 mil pessoas, com corredor de ônibus central no viário sobre o túnel, enterramento de redes de energia e telecomunicações, paisagismo, passeios acessíveis e criação de estruturas cicloviárias.
Indicador: Obra concluída.
ODS Vinculada: Indústria, Inovação e Infraestrutura.
Eixo: Universo SP - Infraestrutura e integração.
Órgãos Responsáveis: SIURB, SMUL, SPObras e SPUrbanismo.
Meta 37 - Iniciar as obras de prolongamento da Avenida Jornalista Roberto Marinho até a Rodovia dos Imigrantes, criando um parque linear, aumentando a área verde e melhorando as condições de mobilidade.
Projeção: A intervenção vai criar um eixo urbano estruturante e sustentável, com obras de drenagem para mitigar alagamentos, parque linear para ampliar as áreas verdes e instalação de espaços de lazer.
Ações estratégicas:
- Elaboração dos projetos técnicos e estudos preliminares.
- Contratação dos projetos executivos e das obras do viário, incluindo o parque linear e as melhorias no sistema de drenagem.
- Elaboração dos projetos executivos.
- Início das obras.
Indicador: Ordem de serviço de obra emitida.
ODSs Vinculadas: Água Potável e Saneamento; Indústria, Inovação e Infraestrutura.
Eixo: Universo SP - Infraestrutura e integração.
Órgãos Responsáveis: SIURB, SMUL, SPObras e SPUrbanismo.
Meta 39 - Iniciar as obras de requalificação da Avenida Juscelino Kubitschek (Boulevard JK), aumentando a arborização e a permeabilidade do solo, tornando-a mais segura e convidativa para pedestres e ciclistas.
Projeção: O redesenho urbano, com alargamento de calçadas, ciclovia bidirecional e acessibilidade, favorecerá o comércio e a circulação na região, incentivando o uso do espaço público.
Ações estratégicas:
- Elaboração dos estudos técnicos preliminares.
- Contratação e elaboração dos projetos técnicos e estudos ambientais.
- Contratação das obras de implantação do novo boulevard, incluindo a reconfiguração viária e as melhorias de desenho urbano.
- Início das obras.
Indicador: Ordem de serviço de obra emitida.
ODS Vinculada: Indústria, Inovação e Infraestrutura.
Eixo: Universo SP – Requalificação Urbana
Órgãos Responsáveis: SIURB, SMUL, SPObras e SPUrbanismo.
Meta 40 - Iniciar o alargamento da Rua Ribeirão Claro, redistribuindo o tráfego local e beneficiando importantes polos econômicos como Vila Olímpia, Itaim Bibi, Moema e Jardins.
Projeção: A obra permitirá conexão direta entre a Avenida dos Bandeirantes e a Hélio Pellegrino, com melhorias significativas no fluxo viário em uma área de alta demanda.
Ações estratégicas:
- Elaboração dos estudos técnicos preliminares.
- Contratação de projetos básicos e executivos.
- Contratação das obras de alargamento.
- Início das obras.
Indicador: Ordem de serviço de obra emitida.
ODS Vinculada: Indústria, Inovação e Infraestrutura.
Eixo: Universo SP - Infraestrutura e integração.
Órgãos Responsáveis: SIURB, SMUL, SPObras e SPUrbanismo.
Meta 44 - Iniciar as obras de prolongamento da Avenida Marquês de São Vicente (novo Boulevard Marquês de São Vicente), melhorando a mobilidade no centro expandido e conectando-o à Zona Leste.
Projeção: O futuro corredor, de 6,9 quilômetros, irá da Avenida Sérgio Tomás até a Salim Farah Maluf, viabilizando a desativação posterior do Elevado Presidente João Goulart. Terá calçadas-parque e canteiros-parque, com impacto positivo na paisagem, no desenvolvimento urbano da cidade e na qualidade de vida da população.
Ações estratégicas:
- Elaboração dos projetos básicos e estudos complementares.
- Contratação dos projetos executivos e das obras do novo viário e de redesenho urbano.
- Início das obras.
Indicador: Ordem de serviço de obra emitida.
ODS Vinculada: Indústria, Inovação e Infraestrutura.
Eixo: Universo SP - Infraestrutura e integração.
Órgãos Responsáveis: SIURB, SMUL, SPObras e SPUrbanismo.
Meta 52 - Realizar 10 ações de requalificação urbana para tornar os espaços públicos mais acessíveis, seguros e adequados à convivência.
Projeção: A qualificação de praças, ruas e calçadas favorece o convívio entre as pessoas e a formação de vínculos comunitários, além de valorizar comércios e serviços locais.
Ações estratégicas:
- Realização de 10 intervenções voltadas à caminhabilidade e ao redesenho urbano.
- Instituição do programa Repensando Espaços Públicos, para a realização de projetos de requalificação urbana em parceria com organizações da sociedade civil.
- Assinatura de um Acordo de Cooperação para execução de projetos, obra e manutenção.
Indicador: Número de ações de requalificação urbana realizadas.
ODS Vinculada: Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Eixo: Universo SP – Requalificação Urbana.
Órgãos Responsáveis: SMUL
Meta 53 - Entregar o calçadão do Triângulo Histórico, iniciar as obras do Quadrilátero da República e da esplanada da liberdade e viabilizar a ppp do Novo Parque Dom Pedro II, para impulsionar a transformação da região.
Projeção: A requalificação urbana e o investimento em transporte público são pilares do renascimento do centro como opção de moradia e território de convivência, assim como fomento a negócios e a oferta de lazer e cultura.
Ações estratégicas:
- Conclusão das obras do Calçadão do Triângulo Histórico.
- Início das obras do Calçadão do Quadrilátero da República.
- Início das obras da Esplanada da Liberdade.
- Publicação do edital da PPP do Novo Parque Dom Pedro II.
- Estímulo à requalificação de imóveis e ao adensamento populacional da região central por meio de editais de subvenção econômica, priorizando Habitações de Interesse Social.
Indicador: Número de ações estratégicas concluídas.
ODSs Vinculadas: Indústria, Inovação e Infraestrutura; Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Eixo: Universo SP – Requalificação Urbana.
Órgãos Responsáveis: SEDP, SGM, SIURB, SMUL, SPObras, SPUrbanismo.
Meta 54 - Iniciar as obras do Bonde São Paulo, Veículo Leve Elétrico (VLE) no Centro, para promover a requalificação urbana da região aliando transporte eficiente e preservação ambiental.
Projeção: Com capacidade para atender mais de 130 mil pessoas por dia, terá duas linhas com cerca de 12 quilômetros de extensão no total. Integrado a 5 terminais de ônibus, 9 estações do Metrô e 2 da CPTM, irá conectar bairros estratégicos, como Bom Retiro e Brás, facilitando o acesso da população a centros comerciais, locais de lazer, pontos turísticos e espaços culturais.
Ações estratégicas:
- Elaboração dos estudos técnicos urbanos e de mobilidade.
- Elaboração dos projetos técnicos.
- Elaboração dos estudos de impacto ambiental.
- Abertura do processo de contratação.
- Aprovação em órgãos de acessibilidade e de proteção histórica e arqueológica.
- Ordem de início das obras.
Indicador: Ordem de serviço de obra emitida.
ODSs Vinculadas: Energia Limpa e Acessível; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima.
Eixo: Universo SP - Mobilidade
Órgãos Responsáveis: SMT, SMUL, SPTrans, SPUrbanismo.
Meta 132 - Desburocratizar os processos de licenciamento edilício, tornando-os mais simples e rápidos.
Projeção: A medida dará maior segurança jurídica às construções e atrairá investimentos, acelerando o processo de requalificação urbana essencial para o desenvolvimento de regiões estratégicas da cidade.
Ações estratégicas:
- Aplicação de licenciamento autodeclaratório para Habitações de Interesse Social (HIS) nas hipóteses do Decreto nº 63.728/2024.
- Aplicação de licenciamento autodeclaratório para construções de pequeno porte até 500 m².
- Aplicação de licenciamento autodeclaratório para Alvarás de Autorização, abarcando, entre outros gruas, tapumes e estandes de vendas.
- Aprimoramento do sistema Aprova Digital, a fim de garantir maior eficiência nos processos de licenciamento.
- Expansão do Parque Tecnológico do Portal GeoSampa, com modernização da interface e aumento de 20% na quantidade de serviços e de camadas disponíveis, de modo a fortalecer sua integração com os sistemas de licenciamento.
- Apresentação de proposta de revisão e simplificação de legislação incidente no processo de licenciamento.
Indicador: Número de ações implementadas.
ODS Vinculada: Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Eixo: Capital do Futuro – Governo ágil e acessível a todos.
Órgãos Responsáveis: SMUL
PLANO DE AÇÃO DA AGENDA 2030
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é adotada como uma diretriz de políticas públicas em âmbito municipal, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 16.817/2018. A Agenda está integrada a outros instrumentos de planejamento, orçamento e gestão, incluindo o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Programa de Metas e os planos setoriais da cidade. Cada órgão municipal tem compromissos específicos definidos na Agenda Municipal 2030 e em seu respectivo Plano de Ação, que tem um período de quatro anos, alinhados às suas áreas de atuação. O monitoramento das ações vinculadas à Agenda 2030 é concentrado na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), integrante da Secretaria de Governo Municipal. Acesse Plano de Ação da Agenda 2030.
“Não consta meta vinculada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento no Plano de Ação Agenda 2030.”
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