Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento

Ações e Programas

A Execução Orçamentária consiste no cumprimento das regras para a realização da despesa tributária, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Dessa forma, a execução orçamentária pode ser entendida como a trajetória da despesa pública, com identificação das condições de seu início e seu término.

O Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165, I da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica e o estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da PMSP, o PPA apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.

A programação da execução orçamentária deverá seguir o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prevista no art. 165, II da Constituição Federal, que é o instrumento, de iniciativa do Poder Executivo, para o estabelecimento de metas e prioridades do exercício financeiro da PMSP, pelo período de um ano. Além disso, a execução orçamentária deverá atender as receitas vinculadas às finalidades específicas, independentemente do exercício de ingresso.

Nesse sentido, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê a realização das despesas de capital para o exercício seguinte e confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA. Além disso, tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento e a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas.

A LOA também institui critérios e formas de limitação de empenho, a determinação das normas relativas ao controle de custos, e a avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, estabelecendo condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.

O Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, elaborado com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda, deve ser enviado para o Poder Legislativo até 15 de abril de cada ano, para votação até 30 de junho desse mesmo ano. Ele deve ser submetido a duas audiências públicas até a data da votação.

Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento público podem ser encontradas site da Secretaria Municipal da Fazenda e na página de Receitas e Despesas do Portal de Transparência.


Orçamento 2025

Órgão Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
SMUL R$ 179.349.557,00 R$ 171.190.702,55 R$ 82.99.506,67 R$ 60.193.484,87
SMUL - OUCAB R$ 98.898.000,00 R$ 98.898.000,00 R$ 7.498.520,10 R$ 315.343,06
SMUL - OUCAE R$ 347.666.172,00 R$ 420.602.622,54 R$ 172.992.765,69 R$ 13.180.641,06
SMUL - OUCentro R$ 2.352.000,00 R$ 2.352.000,00 R$ 58.096,65 R$ 0,00
SMUL - OUCFL R$ 185.110.423,00 R$ 200.918.674,68 R$ 72.922.017,92 R$ 3.761.308,00
SMUL - OUCBT R$ 228.084.560,00 R$ 228.084.560,00 R$ 0,00 R$ 0,00
TOTAL R$ 1.041.460.712,00 R$ 1.122.046.559,77 R$ 336.468.907,03 R$ 77.450.776,99

Data de atualização: 04/06/2025 | Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF


Orçamento 2024

Órgão Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
SMUL R$ 170.167.780,00 R$ 179.613.511,81 R$ 172.647.284,57 R$ 147.787.859,14
SMUL - OUCAB R$ 103.540.000,00 R$ 118.245.967,59 R$ 13.904.659,00 R$ 3.905.168,90
SMUL - OUCAE R$ 313.527.200,00 R$ 364.361.594,75 R$ 123.183.124,45 R$ 15.572.263,47
SMUL - OUCentro R$ 1.596.000,00 R$ 1.596.000,00 R$ 0,00 R$ 0,00
SMUL - OUCFL R$ 248.640.000,00 R$ 347.034.618,89 R$ 176.073.896,90 R$ 94.721.346,92
SMUL - OUCBT R$ 0,00 R$ 19.780,10 R$ 0,00 R$ 0,00
TOTAL R$ 837.470.980,00 R$ 1.010.871.473,14 R$ 485.808.964,92 R$ 261.986.638,43

Data de atualização: 31/12/2024 | Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF


Orçamento 2023

Órgão Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
SMUL R$ 150.751.681,00 R$ 152.706.465,03 R$ 144.832.545,74 R$ 144.832.545,74
SMUL - OUCAB R$ 112.074.710,00 R$ 112.074.710,00 R$ 104.874.773,37 R$ 12.141.354,00
SMUL - OUCAE R$ 200.465.018,00 R$ 200.465.018,00 R$ 48.127.190,40 R$ 21.252.935,95
SMUL - OUCentro R$ 1.956.733,00 R$ 12.581.045,49 R$ 1.744.553,34 R$ 111.529,12
SMUL - OUCFL R$ 232.790.902,00 R$ 356.989.827,68 R$ 181.173.604,31 R$ 71.292.426,39
TOTAL R$ 698.039.044,00 R$ 834.817.066,20 R$ 480.752.667,16 R$ 249.630.791,20

Data de atualização: 05/12/2024 | Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF


Orçamento 2022

Órgão Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
SMUL R$ 135.437.985,00 R$ 139.434.513,14 R$ 129.782.444,07 R$ 120.079.582,25
SMUL - OUCAB R$ 50.250.612,00 R$ 50.250.612,00 R$ 1.937.538,89 R$ 1.141.259,83
SMUL - OUCAE R$ 239.420.090,00 R$ 239.420.090,00 R$ 57.657.845,98 R$ 46.364.787,40
SMUL - OUCentro R$ 477.292,00 R$ 10.759.852,50 R$ 10.509.340,78 R$ 1.419.800,13
SMUL - OUCFL R$ 233.741.800,00 R$ 233.741.800,00 R$ 48.045.618,22 R$ 26.012.598,85
TOTAL R$ 659.327.779,00 R$ 673.606.867,64 R$ 247.932.787,94 R$ 200.561.111,36

Data de atualização: 07/11/2023 | Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF


Para pesquisar as informações sobre Repasses e Transferências, acesse a página Repasses e Transferências de Recursos Financeiros no Portal da Transparência, e a página Emendas Parlamentares.

Acesse também informações relativas às diárias e passagens aéreas dos servidores públicos municipais, na página Diárias e Passagens no Portal da Transparência.

Informações sobre Obras Públicas podem ser acessadas no Portal Obras Aberta


 

PROGRAMA DE METAS

Programa de Metas define as prioridades do governo, as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração. É possível consultar o conteúdo do programa e acompanhar o desenvolvimento das metas através da página Programa de Metas 2025-2028.

Metas vinculadas a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento no Programa de Metas 2025-2028:

Meta 36 – Entregar o Túnel Cecília Lottenberg, integrando importantes eixos viários e garantindo conexões cicloviárias estratégicas.
Projeção: A obra, no prolongamento da Avenida Dr. Chucri Zaidan, beneficiará diretamente 95 mil pessoas, com corredor de ônibus central no viário sobre o túnel, enterramento de redes de energia e telecomunicações, paisagismo, passeios acessíveis e criação de estruturas cicloviárias.
Indicador: Obra concluída.
ODS Vinculada: Indústria, Inovação e Infraestrutura.
Eixo: Universo SP - Infraestrutura e integração.
Órgãos Responsáveis: SIURB, SMUL, SPObras e SPUrbanismo.

 

Meta 37 - Iniciar as obras de prolongamento da Avenida Jornalista Roberto Marinho até a Rodovia dos Imigrantes, criando um parque linear, aumentando a área verde e melhorando as condições de mobilidade.
Projeção: A intervenção vai criar um eixo urbano estruturante e sustentável, com obras de drenagem para mitigar alagamentos, parque linear para ampliar as áreas verdes e instalação de espaços de lazer.
Ações estratégicas:

  • Elaboração dos projetos técnicos e estudos preliminares.
  • Contratação dos projetos executivos e das obras do viário, incluindo o parque linear e as melhorias no sistema de drenagem.
  • Elaboração dos projetos executivos.
  • Início das obras.

Indicador: Ordem de serviço de obra emitida.
ODSs Vinculadas: Água Potável e Saneamento; Indústria, Inovação e Infraestrutura.
Eixo: Universo SP - Infraestrutura e integração.
Órgãos Responsáveis: SIURB, SMUL, SPObras e SPUrbanismo.

 

Meta 39 - Iniciar as obras de requalificação da Avenida Juscelino Kubitschek (Boulevard JK), aumentando a arborização e a permeabilidade do solo, tornando-a mais segura e convidativa para pedestres e ciclistas.
Projeção: O redesenho urbano, com alargamento de calçadas, ciclovia bidirecional e acessibilidade, favorecerá o comércio e a circulação na região, incentivando o uso do espaço público.
Ações estratégicas:

  • Elaboração dos estudos técnicos preliminares.
  • Contratação e elaboração dos projetos técnicos e estudos ambientais.
  • Contratação das obras de implantação do novo boulevard, incluindo a reconfiguração viária e as melhorias de desenho urbano.
  • Início das obras.

Indicador: Ordem de serviço de obra emitida.
ODS Vinculada: Indústria, Inovação e Infraestrutura.
Eixo: Universo SP – Requalificação Urbana
Órgãos Responsáveis: SIURB, SMUL, SPObras e SPUrbanismo.

 

Meta 40 - Iniciar o alargamento da Rua Ribeirão Claro, redistribuindo o tráfego local e beneficiando importantes polos econômicos como Vila Olímpia, Itaim Bibi, Moema e Jardins.
Projeção: A obra permitirá conexão direta entre a Avenida dos Bandeirantes e a Hélio Pellegrino, com melhorias significativas no fluxo viário em uma área de alta demanda.
Ações estratégicas:

  • Elaboração dos estudos técnicos preliminares.
  • Contratação de projetos básicos e executivos.
  • Contratação das obras de alargamento.
  • Início das obras.

Indicador: Ordem de serviço de obra emitida.
ODS Vinculada: Indústria, Inovação e Infraestrutura.
Eixo: Universo SP - Infraestrutura e integração.
Órgãos Responsáveis: SIURB, SMUL, SPObras e SPUrbanismo.

 

Meta 44 - Iniciar as obras de prolongamento da Avenida Marquês de São Vicente (novo Boulevard Marquês de São Vicente), melhorando a mobilidade no centro expandido e conectando-o à Zona Leste.
Projeção: O futuro corredor, de 6,9 quilômetros, irá da Avenida Sérgio Tomás até a Salim Farah Maluf, viabilizando a desativação posterior do Elevado Presidente João Goulart. Terá calçadas-parque e canteiros-parque, com impacto positivo na paisagem, no desenvolvimento urbano da cidade e na qualidade de vida da população.
Ações estratégicas:

  • Elaboração dos projetos básicos e estudos complementares.
  • Contratação dos projetos executivos e das obras do novo viário e de redesenho urbano.
  • Início das obras.

Indicador: Ordem de serviço de obra emitida.
ODS Vinculada: Indústria, Inovação e Infraestrutura.
Eixo: Universo SP - Infraestrutura e integração.
Órgãos Responsáveis: SIURB, SMUL, SPObras e SPUrbanismo.

 

Meta 52 - Realizar 10 ações de requalificação urbana para tornar os espaços públicos mais acessíveis, seguros e adequados à convivência.
Projeção: A qualificação de praças, ruas e calçadas favorece o convívio entre as pessoas e a formação de vínculos comunitários, além de valorizar comércios e serviços locais.
Ações estratégicas:

  • Realização de 10 intervenções voltadas à caminhabilidade e ao redesenho urbano.
  • Instituição do programa Repensando Espaços Públicos, para a realização de projetos de requalificação urbana em parceria com organizações da sociedade civil.
  • Assinatura de um Acordo de Cooperação para execução de projetos, obra e manutenção.

Indicador: Número de ações de requalificação urbana realizadas.
ODS Vinculada: Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Eixo: Universo SP – Requalificação Urbana.
Órgãos Responsáveis: SMUL

 

Meta 53 - Entregar o calçadão do Triângulo Histórico, iniciar as obras do Quadrilátero da República e da esplanada da liberdade e viabilizar a ppp do Novo Parque Dom Pedro II, para impulsionar a transformação da região.
Projeção: A requalificação urbana e o investimento em transporte público são pilares do renascimento do centro como opção de moradia e território de convivência, assim como fomento a negócios e a oferta de lazer e cultura.
Ações estratégicas:

  • Conclusão das obras do Calçadão do Triângulo Histórico.
  • Início das obras do Calçadão do Quadrilátero da República.
  • Início das obras da Esplanada da Liberdade.
  • Publicação do edital da PPP do Novo Parque Dom Pedro II.
  • Estímulo à requalificação de imóveis e ao adensamento populacional da região central por meio de editais de subvenção econômica, priorizando Habitações de Interesse Social.

Indicador: Número de ações estratégicas concluídas.
ODSs Vinculadas: Indústria, Inovação e Infraestrutura; Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Eixo: Universo SP – Requalificação Urbana.
Órgãos Responsáveis: SEDP, SGM, SIURB, SMUL, SPObras, SPUrbanismo.

 

Meta 54 - Iniciar as obras do Bonde São Paulo, Veículo Leve Elétrico (VLE) no Centro, para promover a requalificação urbana da região aliando transporte eficiente e preservação ambiental.
Projeção: Com capacidade para atender mais de 130 mil pessoas por dia, terá duas linhas com cerca de 12 quilômetros de extensão no total. Integrado a 5 terminais de ônibus, 9 estações do Metrô e 2 da CPTM, irá conectar bairros estratégicos, como Bom Retiro e Brás, facilitando o acesso da população a centros comerciais, locais de lazer, pontos turísticos e espaços culturais.
Ações estratégicas:

  • Elaboração dos estudos técnicos urbanos e de mobilidade.
  • Elaboração dos projetos técnicos.
  • Elaboração dos estudos de impacto ambiental.
  • Abertura do processo de contratação.
  • Aprovação em órgãos de acessibilidade e de proteção histórica e arqueológica.
  • Ordem de início das obras.

Indicador: Ordem de serviço de obra emitida.
ODSs Vinculadas: Energia Limpa e Acessível; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima.
Eixo: Universo SP - Mobilidade
Órgãos Responsáveis: SMT, SMUL, SPTrans, SPUrbanismo.

 

Meta 132 - Desburocratizar os processos de licenciamento edilício, tornando-os mais simples e rápidos.
Projeção: A medida dará maior segurança jurídica às construções e atrairá investimentos, acelerando o processo de requalificação urbana essencial para o desenvolvimento de regiões estratégicas da cidade.
Ações estratégicas:

  • Aplicação de licenciamento autodeclaratório para Habitações de Interesse Social (HIS) nas hipóteses do Decreto nº 63.728/2024.
  • Aplicação de licenciamento autodeclaratório para construções de pequeno porte até 500 m².
  • Aplicação de licenciamento autodeclaratório para Alvarás de Autorização, abarcando, entre outros gruas, tapumes e estandes de vendas.
  • Aprimoramento do sistema Aprova Digital, a fim de garantir maior eficiência nos processos de licenciamento.
  • Expansão do Parque Tecnológico do Portal GeoSampa, com modernização da interface e aumento de 20% na quantidade de serviços e de camadas disponíveis, de modo a fortalecer sua integração com os sistemas de licenciamento.
  • Apresentação de proposta de revisão e simplificação de legislação incidente no processo de licenciamento.

Indicador: Número de ações implementadas.
ODS Vinculada: Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Eixo: Capital do Futuro – Governo ágil e acessível a todos.
Órgãos Responsáveis: SMUL


 

PLANO DE AÇÃO DA AGENDA 2030

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é adotada como uma diretriz de políticas públicas em âmbito municipal, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 16.817/2018. A Agenda está integrada a outros instrumentos de planejamento, orçamento e gestão, incluindo o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Programa de Metas e os planos setoriais da cidade. Cada órgão municipal tem compromissos específicos definidos na Agenda Municipal 2030 e em seu respectivo Plano de Ação, que tem um período de quatro anos, alinhados às suas áreas de atuação. O monitoramento das ações vinculadas à Agenda 2030 é concentrado na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), integrante da Secretaria de Governo Municipal. Acesse Plano de Ação da Agenda 2030.

“Não consta meta vinculada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento no Plano de Ação Agenda 2030.”

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