Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento
Conheça o plano urbanístico que vai transformar a zona leste de São Paulo

O Plano de Intervenção Urbana (PIU) Arco Leste, proposto pela Prefeitura de São Paulo, surge como uma estratégia abrangente para requalificar e transformar uma vasta porção da Zona Leste. Com 4.525 hectares — o equivalente a 5 mil campos de futebol —, o PIU Arco Leste abrange 11 distritos: Belém, Tatuapé, Vila Maria, Penha, Ponte Rasa, Cangaíba, Ermelino Matarazzo, Vila Jacuí, São Miguel, Vila Curuçá e Itaim Paulista.
Segundo o censo do IBGE de 2022, essa região concentra mais de dois milhões de habitantes. A área é atendida por uma linha de Metrô (Linha 3-Vermelha), três linhas da CPTM (Linha 11-Coral, Linha 12-Safira e Linha 13-Jade), além de terminais de ônibus e faixas exclusivas.
Dividido em três porções com características urbanas distintas, o território do Arco Leste reflete desigualdades históricas. A parte oeste, que inclui Tatuapé, Penha, Vila Maria e Cangaíba, apresenta usos diversos e maior desenvolvimento urbano. A porção central (Avenida São Miguel e Ermelino Matarazzo) registra baixo índice de empregos por habitante. Já o trecho leste (São Miguel, Vila Curuçá e Itaim Paulista) é o mais vulnerável, marcado por precariedade habitacional e escassez de empregos formais.
O plano busca promover um equilíbrio entre desenvolvimento econômico, infraestrutura e inclusão social, adotando um modelo sustentável e integrado, com ações voltadas aos eixos de cultura, mobilidade, habitação e desenvolvimento econômico.
Cultura
Reconhecendo a carência de equipamentos culturais na região, o PIU Arco Leste propõe a criação de novos espaços multifuncionais que funcionem como catalisadores de desenvolvimento social e cultural. Um dos projetos mais inovadores é a "Casa do Ofício", um centro de formação profissional e apoio ao empreendedorismo, que visa capacitar a população, especialmente jovens e adultos, para o mercado de trabalho, reduzindo a desigualdade no acesso a bens culturais e oportunidades de emprego.
Mobilidade
A região do Arco Leste é historicamente marcada por barreiras físicas que dificultam a conectividade. Para resolver esse problema, o plano de mobilidade do PIU propõe a abertura de novos eixos viários e o alargamento de vias existentes para melhorar o fluxo de veículos e o transporte público. A proposta inclui a implantação de um bulevar fluvial multifuncional ao longo do Córrego Limoeiro e da orla do braço do Rio Tietê no Jardim Keralux, que integrarão transporte coletivo, áreas de lazer e soluções baseadas na natureza.
Habitação
O PIU Arco Leste busca enfrentar a questão da precariedade habitacional, que se manifesta na falta de infraestrutura e regularização fundiária. O plano propõe a criação de um programa de atendimento habitacional robusto, que inclui a reurbanização de assentamentos, a regularização de moradias existentes e a provisão de novas unidades habitacionais. Para isso, serão reservadas áreas públicas e privadas para a construção de empreendimentos que visam acomodar famílias deslocadas em distritos mais próximos ao centro da cidade.
Desenvolvimento Econômico
Com grandes áreas disponíveis e uma população trabalhadora, o Arco Leste tem potencial para se tornar um polo de desenvolvimento. Para atrair investimentos, o PIU cria mecanismos para a estruturação de financiamentos e a implantação de Projetos Urbanísticos Integrados. A estratégia busca incentivar o mercado imobiliário voltado para a população de baixa renda e promover a criação de equipamentos públicos que ofereçam capacitação profissional e apoio a empreendedores locais, fomentando um desenvolvimento econômico equilibrado e sustentável
Consulta pública online disponível para a população
Nesta 3ª fase de discussão pública do PIU Arco Leste a Prefeitura de São Paulo disponibilizou a Consulta Pública online direto pela plataforma Participe+. Os interessados em enviar sus contribuições tem até 7 de setembro para fazer suas sugestões. Acesse aqui a consulta pública.
A população é convidada a responder quatro perguntas sobre as propostas apresentadas. Ao final da consulta, haverá um espaço aberto para comentários ou sugestões sobre a região em que o munícipe reside ou trabalha.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk